Olá Cesar,
Realmente, o que eu disse é verdade. Um motor OM 314 ou 364 bem regulado esbanja potencia e torque em uma band. Esse motor foi feito para carregar ai pelo menos 6 Ton e carregam no máximo 2,5 Ton em uma band. Mas enfim, vai de motor para motor, band para band e motorista para motorista.
Minha band não ficou mais fraca depois q alonguei, pelo contrário, em acelerações, principalmente em subidas/serras, arranca muito mais livre e desenvolve muito mais, pelo fato de aproveitar muito mais o giro. Muito mais dócil para dirigir e o que muda realmente, é o consumo. Se dirigir de boa, melhora. Agora se pisar para curtir o motor, piora e depende se pisar muito, piora mais.
Realmente alongar é opção de cada um. Gosto é gosto. Mas discordo de vc no ponto abaixo, pelo fato do motor em questão ter sido feito para carregar peso e ter muito torque, principalmente em baixa.
"Daí a afirmar que o "alongamento" não faz o carro perder força...
Só se for por mágica."
Uma coisa, é vc estar acostumado a trocar a marcha, por exemplo a 2000 rpm e no outro caso trocar a 2200 rpm. Mas isso nao significa que o motor ficou mais fraco ou não ...
Tem esses dois links, que mostram q nao teve perda de torque:
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=wcwwig5T1TM]YouTube - Toyota Bandeirante Turbo com escape direto[/ame] Este primeiro vídeo, passando em 2 marcha somente 4x4, sem reduzida.
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=rbE3zF3hYLE]YouTube - Toyota Bandeirante Turbo - Testando os Pneus 35"[/ame] Este segundo vídeo, subindo em 1 marcha, sem 4x4 e sem reduzida.
Mas enfim este assunto sempre foi muito debatido. E cada um tem uma opinião e temos que respeitar. Mas não trocaria minha relação pela original novamente não. Minha outra band tem a original, e as vezes da ate agonia quando precisa desenvolver mais o conjunto e vc nao consegue ...
Abs !