Postado originalmente por
Guiga Tostes
Amigo Menezes,
pela sua configuração de pneus(quase 33") e cambio de 5 marchas com motor OM364, podemos supor que o seu eixo possua uma das relações de dif. a seguir: 10:37 original dos jipes e pickups com motor Mercedes ou 9:37 original das pickups equipadas com motor 14b e cambio de 5 marchas.
Para estas configurações teriamos:
Sua Band com relação de dif. 10X37 (velocidades e rpm aprox):
velocidade máxima: 1ª 26 km/h
2ª 48 km/h
3ª 84 km/h
4ª 127 km/h
5ª 148 km/h
rotação do motor a 80 km/h 1626 rpm
100 km/h 2032 rpm
120 km/h 2439 rpm
Sua Band com relação de dif. 9X37 (velocidades e rpm aprox):
velocidade máxima: 1ª 23 km/h
2ª 43 km/h
3ª 75 km/h
4ª 114 km/h
5ª 133 km/h
rotação do motor a 80 km/h 1807 rpm
100 km/h 2258 rpm
120 km/h 2710 rpm
Ps.: (*) Calculos feitos à partir da planilha velotoyota do site: toyoteiros.com.br
Observado isso em comparação ao desempenho que vc relatou, acredito que o X da questão esteja na regulagem da sua bomba injetora, tanto débito quanto giro, pois pelo fraco desempenho temos a impressão de "bomba fechada" e isso deixa o jipe bastante "amarrado" mesmo.
Aproveite para verificar os filtros de ar, combustivel e se há sujeira/obstrução no copinho do diesel.
Não acredito em problema na caixa de marchas ou caixa de transferência. Como vc citou a reduzida, certifique-se de que a alavanca esteja na posição 4x2 para o uso em estradas e pisos firmes de boa aderência.
Abrs