1 Anexo(s)
Alongamento de diferencial
Citação:
Postado originalmente por
laranginha
Então gente, já li várias opiniões sobre o alongamento para 11 x 35 e 12 x 35, mas queria saber qual seria melhor pra mim. Tenho um 1988 CD, OM 314S, que pretendo turbinar antes de alongar. Quero viajar na BR fazendo até 110 ou 120 sem ter rotação muito alta. Mas, se eu colocar o 12 X 35, ainda consegue subir ladeira facilmente (moro em Cruzeiro do Sul, AC, e lá tem muita ladeira)? Valeu.
Laranginha, estive aí perto, em Rondonia em 1968, Rio Madeira, mas deve ter mudado muito.
O meu ONÇA tem motor OM314 e turbina .42.48. Alonguei com 11x35 e percebi que houve um pequena perda de força, mas quase não se nota e não "broxou" o JIPÃO. Em compensação na estrada ficou muito bom. Uso pneus 650/16. Quem usa pneus maiores também está alongando a relação e isto precisa ser levado em conta. Acredito que o motor OM314 turbinado aceita o alongamento 12x35, principalmente se você quer viajar a mais de 100 Km/h. A perda de força será inevitável e mais evidente no uso da primeira e segunda marchas, porém com o motor turbinado deve dar conta do recado. Lembre-se que o alongamento fornece maior velocidade, porém sempre diminuirá o torque. Caso o seu JIPÃO esteja com muita carga e precise enfrentar uma subida íngreme resta o recurso de usar a tração 4x4 e engatar a reduzida. É bom lembrar que a 4x4 não deve ser usada no asfalto. Então você libera o diferencial dianteiro com a roda livre, fica 4x4 e usa a reduzida que precisar. Mas o JIPÃO sem muita carga não deve apresentar dificuldade para subir ladeiras. O que vai acontecer é que vai precisar usar uma marcha menor.
Se for usado motor turbinado, relação 12x35 e pneus 33 ou maiores o JIPÃO pode ficar meio "broxa". Certamente correrá muito na estrada plana, mas faltará torque nas subidas.
Bom alongamento.
Anexo 571645