
Postado originalmente por
Francisco Bicalho
oi Arnoldo
Essa discussão já rendeu muitas páginas de vários fórums, inclusive desse aqui e dos Toyoteiros. Os freios ventilados Varga servem também para o eixo traseiro, apenas se o eixo for flutuante. Por alguma razão que desconheço dizem que não dá para adaptar discos em eixos semi-flutuantes. O que acontece com o Bandeirante com freio ventilado Varga nas 4 rodas é que as rodas traseiras tendem a bloquear em situações de 'susto' principalmente no molhado, isso porque o peso do carro fica mais distribuído sobre o eixo dianteiro por causa do motor que pesa muito mais do que qualquer carga que possa estar sobre o eixo traseiro. Já soube de situações em que pessoas rodaram com o carro em curva no asfalto molhado por frear bruscamente em alguma emergência. No caso de instalar a válvula equalisadora (existem alguns modelos, de Parati, Monza, e tantos outros), elas atenuam bastante o problema, mas já soube que não resolvem de todo. O guilhermeabreu menciona que o carro dele veio com a válvula equalisadora e ele não retirou quando instalou os discos na frente e não fez diferença, mas eu pessoalmente não adicionaria uma válvula equalisadora com tambores atrás porque com a combinação original disco/tambor as rodas traseiras não travam antes das dianteiras nunca. Se travar travam as quatro, e eu não adicionaria nesse caso a válvula porque é mais uma coisa pra dar problema sabe como é, e os 4 burrinhos já são fonte de appurinhação por si só.
Agora, os discos na frente (Varga e só Varga) com os tambores atrás freiam extremamente bem, e param o Bandeirante com a maior eficiência e segurança; é uma combinação excelente. Os senões são os 4 burrinhos que precisam de mais manutenção do que pinças e pastilhas, e são caros, por volta de R$ 600 a R$ 700 os 4, e quando você mergulha a roda na água os tambores param de tocar, como a gente sabe bem. De resto, os tambores na roda de trás são muito, muito bons.
Depois de pesquisar um bocado, eu acabei instalando os freios da Super Break Disk nos eixos traseiros. Consultei um monte de gente, e o Paulo Toyogreen do grupo Toyoteiros me deu a palavra final que essa combinação Varga na frente e Super Break Disk atrás (o inglês deles não presta, mas o produto é bom) equilibra a frenagem bastante bem porque os rotores da SBD são bem menores, e as pinças (da Kombi) também são menores que as do Varga. No meu caso eu não usei nenhuma válvula equalisadora (recomendação do Paulo Toyogreen, aliás não comprei o kit com ele.) e até agora não levei nenhum susto. Testei no asfalto seco e no molhado e o carro se comportou bem na hora da pisada forte, mas em condições normais em pista molhada, dirijo o Bandeirante como uma fada, pianíssimamente, e na pontinha dos dedos.
Enfim, já imagino que essa discussão que rendeu muito pano pra manga vai render mais um paninho, e pessoas irão me dizer que preciso instalar uma válvula equalisadora bla bla bla, porém, enquanto eu não sentir que as rodas traseiras estão travando antes das dianteiras vou deixar como está porque o time está ganhando.
Mas... se você decidir pelos Varga atrás também, certamente você irá encontrar muitas ideias e sugestões tanto aqui quanto no fórum dos Toyoteiros para a instalação de válvulas equalisadoras, que nesse caso são realmente muito importantes para a segurança do carro.
Abraço e boa sorte;
Chico