x
Convex Datacenter
Página 3 de 20 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 271

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65



    Mecamaniaco e Maik, obrigado pelas respostas!

    (Maik, até te respondi já pelo facebook).

    Eu entendo bem o ALERTA que vocês (e outros companheiros) fizeram a respeito da ENORME perda nas subidas!

    Nossa... já sinto isso hoje! Fico imaginando (preocupado com o cenário que se anuncia) quando eu tiver "alongado" e na subida!
    Hoje eu já tenho que, as vezes, reduzir para a terceira (dependendo da brutalidade da subida)...
    Pelo visto, alongada, eu teria que, eventualmente, subir de segunda.
    CORRETO??

    Mas E SE (bancando o chato/insistente - ) eu colocasse uns pneus menores que tenho aqui em casa (7.00x16)?!?!?!
    Melhoraria Alguma coisinha?
    Ou melhor... reduziria um pouco o problema?

    Existe alguma forma de calcular isso?

    Obrigado pelas orientações!

    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #2
    Titanium, bom dia.

    Meus dez centavos de contribuição!

    Existe uma planilha em Excel muito legal, feita pelo amigo Rodrigo Moraes, de Campinas/SP, onde podemos entra com diversas variáveis, tais como:


    -modelo da viatura.
    -tipo de pneu
    -tipo de câmbio.
    -tipo de motor.


    Depois das varáveis escolhidas, serão calculadas:


    -Velocidades máximas, por marchas.
    -Rotação do motor por escala de velocidades predefinidas.

    Para baixar, coloquei a planilha aqui: velotoyota - Download - 4shared


    Um abraço.


    Márcio Humberto
    Band 89-Toyossauro
    Fibra-4P-TDI-LDA-5M-11x35-AC-VE-DH-Biselli-FDx4-Bloqueiox2-Flutuante

    "Tem coisas que a gente não perde, se livra."

  • #3
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Só pra lembrar. As engrenagens tem que ser encomendadas da Coniflex e levam um certo tempo para ficar prontas. As minhas foram quase dois meses para entregar, portanto, planeje bem essas mudanças no carro, como procurar os valores para o kit da turbina e intercooler. Parece que tem um kit da TecnoMotor em SP com uma turbina Garrett .42/.48 que é bastante bom para o preço, e o intercooler, o consenso é que o do VW 8-150 é o melhor, e é mesmo.

    Chico

  • #4
    Usuário Avatar de maikpenner
    Entrada
    17/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    321
    Agradecimentos: 11
    Titanium, você está correto. Se hoje você sobe algumas ladeiras em terceira, certamente terá que subir em segunda (se não turbinar).
    Você alonga exatamente pra ter mais marcha, mas perde força.
    Sua quarta, vai parecer uma quinta, a terceira uma quarta e assim sucessivamente.
    Sair em primeira, vai ser quase como que sair em segunda marcha.
    Ha perda de força nas subidas quando se alonga, mas a turbina compensa essa perda.

    Turbinar sai mais barato que alongar e o custo x benefício é infinitamente melhor.
    Eu gastei 1700 para turbinar minha Band.
    Kit OM-364 (950 reais) + Turbina Garrett Recondicionada (450 reais) + Escape (300 reais)
    Se você for alongar vai gastar pelo menos 2300 reais na coroa e pinhao mais a MO.

    Antes de turbinar eu costumava viajar a 80-90... acima disso o barulho do alto giro me incomodava.
    Agora eu viajo 100... numa boa... a turbina também reduz o ruído do motor...
    Agora quero alongar para poder viajar a 110, com baixo ruído...
    Então vá pelo caminho das pedras. Turbine primeiro e deixe sua Band pronta pra receber a relação depois.
    Tenho certeza que a Turbina sozinha já te satisfará muito mais que a relação alongada (sem turbina).
    Na sua atual condição, se turbinar, as ladeiras que você subia em terceira, vai poder subir em quarta tranquilamente, sem precisar trocar marcha e sem perder embalo.

    Agora que a minha Band está turbinada, estou esperando a chegada da relação.
    Já encomendei ha mais de 1 mês, e pelo jeito ainda vai levar mais 1 mês pra entregarem.
    Caso vá mesmo alongar, programe-se pra não ficar com a Band parada, pois as peças demoram certo tempo.

    Att
    Maik Penner


    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Mecamaniaco e Maik, obrigado pelas respostas!

    (Maik, até te respondi já pelo facebook).

    Eu entendo bem o ALERTA que vocês (e outros companheiros) fizeram a respeito da ENORME perda nas subidas!

    Nossa... já sinto isso hoje! Fico imaginando (preocupado com o cenário que se anuncia) quando eu tiver "alongado" e na subida!
    Hoje eu já tenho que, as vezes, reduzir para a terceira (dependendo da brutalidade da subida)...
    Pelo visto, alongada, eu teria que, eventualmente, subir de segunda.
    CORRETO??

    Mas E SE (bancando o chato/insistente - ) eu colocasse uns pneus menores que tenho aqui em casa (7.00x16)?!?!?!
    Melhoraria Alguma coisinha?
    Ou melhor... reduziria um pouco o problema?

    Existe alguma forma de calcular isso?

    Obrigado pelas orientações!

    Abraços

  • #5
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Citação Postado originalmente por maikpenner Ver Post
    Titanium, você está correto. Se hoje você sobe algumas ladeiras em terceira, certamente terá que subir em segunda (se não turbinar).
    Você alonga exatamente pra ter mais marcha, mas perde força.
    Sua quarta, vai parecer uma quinta, a terceira uma quarta e assim sucessivamente.
    Sair em primeira, vai ser quase como que sair em segunda marcha.
    Ha perda de força nas subidas quando se alonga, mas a turbina compensa essa perda.

    Turbinar sai mais barato que alongar e o custo x benefício é infinitamente melhor.
    Eu gastei 1700 para turbinar minha Band.
    Kit OM-364 (950 reais) + Turbina Garrett Recondicionada (450 reais) + Escape (300 reais)
    Se você for alongar vai gastar pelo menos 2300 reais na coroa e pinhao mais a MO.

    Antes de turbinar eu costumava viajar a 80-90... acima disso o barulho do alto giro me incomodava.
    Agora eu viajo 100... numa boa... a turbina também reduz o ruído do motor...
    Agora quero alongar para poder viajar a 110, com baixo ruído...
    Então vá pelo caminho das pedras. Turbine primeiro e deixe sua Band pronta pra receber a relação depois.
    Tenho certeza que a Turbina sozinha já te satisfará muito mais que a relação alongada (sem turbina).
    Na sua atual condição, se turbinar, as ladeiras que você subia em terceira, vai poder subir em quarta tranquilamente, sem precisar trocar marcha e sem perder embalo.

    Agora que a minha Band está turbinada, estou esperando a chegada da relação.
    Já encomendei ha mais de 1 mês, e pelo jeito ainda vai levar mais 1 mês pra entregarem.
    Caso vá mesmo alongar, programe-se pra não ficar com a Band parada, pois as peças demoram certo tempo.

    Att
    Maik Penner

    Grande Maik,

    Eu acabei de refazer uns cálculos aqui e PARECE que existe uma sobra de gordura que talvez dê para Turbinar.
    Mas acho que SÓ turbinar, sem nenhum outro pinduricalho (tipo aumentar a vazão dos bicos injetores, escapamento dimensionado, intercooler, etc.)...

    O que você acha desta situação?


    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #6
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Marcio, eu já ouvi falar nessa planilha!
    Você poderia mandar para mim por e-mail?
    Mandei MP para você!

    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #7
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Marcio, eu já ouvi falar nessa planilha!
    Você poderia mandar para mim por e-mail?
    Mandei MP para você!

    Abraços
    Lógico Titanium, será um prazer!! Já foi!
    Bom proveito.

    Márcio Humberto
    Band 89-Toyossauro
    Fibra-4P-TDI-LDA-5M-11x35-AC-VE-DH-Biselli-FDx4-Bloqueiox2-Flutuante

    "Tem coisas que a gente não perde, se livra."

  • #8
    Pessoal, só para ajudar a relação 12x35 e complicada de colocar no fucinho, como o pinhão tem 12 dentes uma das porcas vai ficar muito para fora e a outra muito para dentro, pode ate tornear para compensar a diferença porem se uma hora precisar de voltar para uma relação comum será necessario trocar a caixa satelite. Imagino tambem que um dos rolamentos vai forçar mais que o outro.

  • #9
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    DeMelo e Bicalho,

    DIGAMOSSSSS que eu consiga Turbinar a viatura......
    Pergunto: consigo Apenas Turbinar??? Sem instalar o intercooler??

    Pelo que li, o problema seria o aquecimento da viatura, correto!?
    Mas vi também que é uma excelente opção instalar a ventoinha de 10 pás de plastico do om352 (mb 1113), Por conta do Aquecimento, correto!?!?

    Alguém poderia me passar uma idéia de custo x benefício?

    Seria interessante, de repente, apenas turbinar SEM alterar o escapamento, bicos injetores e intercooler?

    Abraços tentando encontrar uma solução BBB - Boa, Bonita e Barata!

    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #10
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    DeMelo e Bicalho,

    DIGAMOS que eu consiga Turbinar a viatura......
    Pergunto: consigo Apenas Turbinar??? Sem instalar o intercooler??

    Pelo que li, o problema seria o aquecimento da viatura, correto!?
    Mas vi também que é uma excelente opção instalar a ventoinha de 10 pás de plastico do om352 (mb 1113), Por conta do Aquecimento, correto!?!?

    Alguém poderia me passar uma idéia de custo x benefício?
    Titanium (esqueci o seu nome), em termos de custo benefício, o ideal é instalar a turbina, o intercooler, e a descarga de 2.5 polegadas com a marmita turbão, e depois mexer na bomba injetora, abrindo o débito da bomba.

    A questão do intecooler tem a ver com aquecimento, mas não como você descreve, ou seja, não é o aquecimento do bloco que é resolvido com o resfriamento do fluido do radiador usando uma ventoinha de 10 pás. O que acontece com a turbina é que o ar que é jogado para o coletor de admissão é muito quente, e conforme o carro esquenta e esquentam os gases de admissão (e de descarga por consequência), o motor perde força, e não é pouca coisa. O intercooler refrigera o ar da admissão e mantém o sistema menos quente, ou seja, o carro anda mais. Porque anda mais? A turbina é conhecida como 'turbo compressor', e não só acelera o ar para dentro do motor (e para fora), como comprime o ar. O ar quente é menos comprimido que o ar frio, porque o calor expande os gases, portanto, o ar mais frio possível é o ideal, por isso instalar um intercooler grande como o do VW 8-150, e não um pequeno como em alguns dos kits vendidos na internet.

    Ou seja, o seu carro com os diferenciais alongados vai ficar lerdo, isso é certo, com apenas a turbina, menos lerdo, com a turbina e o intercooler, pelo que a galera que tem 314 fala (e com a 11x35) deve ficar na conta certa.

    Abraço;
    Chico
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    850
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    DeMelo e Bicalho,

    DIGAMOSSSSS que eu consiga Turbinar a viatura......
    Pergunto: consigo Apenas Turbinar??? Sem instalar o intercooler??

    Pelo que li, o problema seria o aquecimento da viatura, correto!?
    Mas vi também que é uma excelente opção instalar a ventoinha de 10 pás de plastico do om352 (mb 1113), Por conta do Aquecimento, correto!?!?

    Alguém poderia me passar uma idéia de custo x benefício?

    Seria interessante, de repente, apenas turbinar SEM alterar o escapamento, bicos injetores e intercooler?

    Abraços tentando encontrar uma solução BBB - Boa, Bonita e Barata!

    Titanium,

    A minha band até hoje não tem intercooler. Está turbinada e alongada (12:35) e meu macânico bate o pé dizendo que o intercooler não trará muitos benefícios para o OM 314, isto é, o custo/benefício não é bom (há muita controvérsias a respeito, caso alguém tenha experiência, favor comentar, pois penso em intercoolar a minha).
    As pás são de ferro, originais e não tenho problemas de aquecimento no motor. Então, deixaria o intercooler por último. Turbinaria e depois alongaria, só então consideraria o intercooler, mas sem se esqurcer das controvérsias.
    Quanto ao custo do turbo, não sei, pois já comprei turbinada. Quanto ao alongamento: custo total (R$ 3.000,00 - 1200 cada par de coroa/´pinhão, 500 de mão de obra e mais 500 de peças - rolamentos etc).
    É isso, quem compra band tem que ter a consciência que está comprando um "brinquedo lego infinito", sempre tem algo caro para fazer!!!! rssss! mas que é bom é!! apenas tenha paciência e não tente fazer tudo numa tacada só!!!
    abçs.
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

  • #12
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    DeMelo

    Qualquer intercooler melhora a performance do carro turbinado, qualquer motor que seja. Não sei se o seu mecânico acha que o 314 'não vale a pena' para instalar um intercooler, mas que ajuda o motor a andar mais, ajuda.

    Meu carro tinha o 314s ('89) aspirado, rodei com ele uns 10 anos. Tem gente que não gosta do 314 porque é um motor antigo, projeto alemão dos anos '50 para um gerador a diesel originalmente, e não como motor de caminhão, e como a galera estava na maior pindaíba econômica do pós guerra o 314 foi parar no baú do 608 e ainda hoje roda o mundo inteiro empurrando peso, ou seja, não pode ser um motor ruim, muito pelo contrário. Só que o 314 está em fase de extinção, e o 364 tomando o lugar dele em termos de ubiqüidade mecânica, ou seja, é mais fácil achar peças para o 364. De qualquer forma, o intercooler dá um plus a mais ao 314 turbinado, isso é certo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade