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  • #1
    Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
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    Salve Denise! Blz?

    Faz um tempo que não uso, mas a Bardahl tinha dois bons produtos dessa linha: rad clean, para limpeza, e rad cool, aditivo, se não me engano, a base de polietilenoglicol.

    Uma dica valiosa que um meca me passou é a de usar só água filtrada na viatura, o que, no longo prazo, evita maiores aborrecimentos com o entupimento das galerias do bloco do motor.

    Boa sorte!
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

  • #2
    Usuário Avatar de Denise Ávila
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    Olá Sergio!
    Vou usar água desmineralizada (destilada - água de bateria). O Rad Clean já comprei e irei usar. Minha dúvida é o polietilenoglicol do Rad Cool. Estes "glicóis" podem ser usados nas nossas Bands que tem radiador de cobre (ou latão)?
    Brigadão!
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #3
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    Denise!
    Usei um aditivo destes, não lembro o nome. Tinha uma cor rosa! Minha Band é 98.

    A partir daí começou a baixar água no radiador. Não consigo encontrar a solução. Ao que tudo indica deve ter dado um furinho em um dos selos do motor. E, quando aquece e dá pressão, sai a água.
    Já fiz o teste de pressão com motor desligado e não dá para perceber queda de pressão.

    Em seu lugar, em se tratando de Band 96, eu não usaria aditivo. Apenas água filtrada.

    Ou está superaquecendo?

  • #4
    Usuário Avatar de Denise Ávila
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    Citação Postado originalmente por Norival Ver Post
    Denise!
    Usei um aditivo destes, não lembro o nome. Tinha uma cor rosa! Minha Band é 98.

    A partir daí começou a baixar água no radiador. Não consigo encontrar a solução. Ao que tudo indica deve ter dado um furinho em um dos selos do motor. E, quando aquece e dá pressão, sai a água.
    Já fiz o teste de pressão com motor desligado e não dá para perceber queda de pressão.

    Em seu lugar, em se tratando de Band 96, eu não usaria aditivo. Apenas água filtrada.

    Ou está superaquecendo?

    Oi Norival!
    Não está superaquecendo nem vazando. Acabei de comprar esta 96, estou na fase de revisão que chamo de "manutenção de compra" (revisão geral, lubrificação, troca de fluidos e etc). Então pretendo limpar o sistema de arrefecimento e encher com água nova + aditivo para proteção.
    Mas por que você NÃO USARIA ADITIVO?
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #5
    Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
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    19/10/2012
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    O perigo que conheço é no uso do Rad Clean e assemelhados, que podem "desentupir" os buraquinhos que porventura existam e que estavam estabilizados pela sujeira depositada e aí começam a vazar; mas desconheço perigos em relação aos glicóis. Vc já ouviu alguma coisa sobre isto ou teve alguma experiência ruim?

    Abs.
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

  • #6
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Citação Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Olá Sergio!
    Vou usar água desmineralizada (destilada - água de bateria). O Rad Clean já comprei e irei usar. Minha dúvida é o polietilenoglicol do Rad Cool. Estes "glicóis" podem ser usados nas nossas Bands que tem radiador de cobre (ou latão)?
    Brigadão!
    Esse topico pode te ajudar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...qual-usar.html (Aditivo para radiador. Qual usar!!!)
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #7
    Usuário Avatar de Denise Ávila
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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post

    Olá Thiago!
    Já havia lido este tópico, mas ele me confundiu ainda mais. Logo no primeiro post diz:

    Sem etilenoglicol
    Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
    Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;

    Com etilenoglicol
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
    Contra: Ataca ligas de alumínio;

    Orgânico (com etilenoglicol)
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
    Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.

    Pelo o dito acima, não é o etilenoglicol que ataca o cobre e sim o fato de ser ou não orgânico, é isso?

    A minha dúvida não é quanto ao uso ou não do aditivo. Sei a importância de usá-lo. Só não sei qual o mais indicado pra as nossas Bands que, segundo li, tem radiador feito de cobre, ou latão (me corrijam se estiver errada) e seria contraindicado o uso de aditivo à base de etilenoglicol.
    Abraços,
    Denise
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #8
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Citação Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Olá galera!
    Vou efetuar a limpeza do radiador da minha Band mas não sei qual aditivo usar. Li este e outros que tratam sobre o assunto mas continuo na dúvida. Pode ou não ser usado nas nossas Bands aditivos que contenham glicóis (etilenoglicol, monoetilenoglicol e etc.)?
    O aditivo da WURTHT recomendado no post #29 não é para radiador e sim para o óleo do motor.
    Liguei para a STP fabricante dos Petroplus e o técnico me informou que toda a linha leva etilenoglicol.
    O óleo solúvel em água e desaconselhado por atacar borrachas e componentes plásticos.
    O que colocar? Me ajudem!!!
    Denise

    O STP Petroplus Super Concentrado ( embalagem branca com etiqueta verde ) não usa etilenoglicol não...


    Uso ele, e na descrição aqui na embalagem diz: "Éster sintético, tensoativos não iônicos, coadjuvantes e protetivos orgânicos"


    Ainda na descrição: "Protege alumínio, latão, cobre, ferro, sem prejudicar borrachas e componentes do sistema"


    No caso, ele trata até 8 litros de água. Diluo ele por igual em 4 garrafas PET de 2 litros e misturo bem antes de colocar no sistema.
    4X4 Brasil
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #9
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Produto que estou usando:





    Aqui o produto diluído em uma garrafa PET de 2 litros ( 250ml do produto ), notem como ele ainda fica "forte", não fica translúcido como outros produtos diluídos ( como o próprio MWM verde )





    Abraços...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #10
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    28/10/2013
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Produto que estou usando:





    Aqui o produto diluído em uma garrafa PET de 2 litros ( 250ml do produto ), notem como ele ainda fica "forte", não fica translúcido como outros produtos diluídos ( como o próprio MWM verde )





    Abraços...

    SAPO-BOMBA- Qual seria a diluição em ml do produto indicado para o sistema de arrefecimento das Bands com motores Mercedes e 14b.

  • #11
    Usuário Avatar de Denise Ávila
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    Citação Postado originalmente por Sérgio Bambirra Ver Post
    O perigo que conheço é no uso do Rad Clean e assemelhados, que podem "desentupir" os buraquinhos que porventura existam e que estavam estabilizados pela sujeira depositada e aí começam a vazar; mas desconheço perigos em relação aos glicóis. Vc já ouviu alguma coisa sobre isto ou teve alguma experiência ruim?

    Abs.
    Oi Sérgio!
    Não tive nenhuma experiência desta natureza, li em algum tópico por aqui. Este tópico mesmo inicia-se com uma indagação a este respeito. Só queria ter certeza para não fazer besteira.
    De qualquer forma agradeço a boa vontade de todos.
    Denise
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #12
    Usuário Avatar de birawc
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    23/04/2012
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    Faço das palavras do Thiago a minha, o aditivo e um item essencial para uma boa manutenção do motor, caso tenha duvidas pegue 2 frascos de refrigerante de 600 ml transparente coloque em cada um deles um prego ou um barra de ferro que caiba, em um frasco coloque somente agua e no outro coloque agua e o aditivo, feche com as respectivas tampas, após uma semana ou um mês de uma olhada, ai vc tira suas conclusões.
    Land Rover Defender 110 / 2003 - Catanduva - SP

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