x
Convex Datacenter
Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 77
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21

Citação Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Pelo o dito acima, não é o etilenoglicol que ataca o cobre e sim o fato de ser ou não orgânico, é isso?
    Exato, evite apenas o orgânico e de preferencia para os que contem etilenoglicol.

Marcas que gosto: Pretonas Coolant 11 (antigo Paraflu), Valeo, Delphi, ACDelco.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Usuário Avatar de GuilhermeAdolf
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Agradecimentos: 15
    Bom dia galera, acabo de comprar uma band 94 e estou com dúvidas quanto ao sistema de arrefecimento do 14B.

1º: Todo 14B veio com o reservatório de expansão? Vi em algum tópico a foto de um 14b com o reservatório e fiquei curioso, o meu não tem, e sempre o radiador joga água pra fora. Se não for de fábrica, há como adaptar algum modelo?
    2º: Meu radiador está cheio de ferrugem, acredito que nunca foi utilizado aditivo, somente água. O ponto de drenagem é na mangueira no fundo dele? Retirando ela? Pretendo limpar o sistema.
    3º: Recomendam algum aditivo para limpeza? Ou somente adicionando água e drenando, por algumas vezes, é suficiente?

Obrigado!

Citação Postado originalmente por GuilhermeAdolf Ver Post
    Bom dia galera, acabo de comprar uma band 94 e estou com dúvidas quanto ao sistema de arrefecimento do 14B.

1º: Todo 14B veio com o reservatório de expansão? Vi em algum tópico a foto de um 14b com o reservatório e fiquei curioso, o meu não tem, e sempre o radiador joga água pra fora. Se não for de fábrica, há como adaptar algum modelo?
    2º: Meu radiador está cheio de ferrugem, acredito que nunca foi utilizado aditivo, somente água. O ponto de drenagem é na mangueira no fundo dele? Retirando ela? Pretendo limpar o sistema.
    3º: Recomendam algum aditivo para limpeza? Ou somente adicionando água e drenando, por algumas vezes, é suficiente?

Obrigado!
    Olá Guilherme,

Todo 14B veio com reservatório de expansão sim, mas muitos "entendidos" o retiram prq o julgam desnecessário. Todo sistema de refrigeração é projetado para trabalhar a uma temperatura X e uma pressão Y, fatores estes que são controlados por vários dispositivos, tais como válvula termostática, radiador, eletro-ventilador, embreagem viscosa, tampa de radiado etc etc.... Esse reservatório, como o próprio nome diz, armazena a água que acabou sendo excesso do sistema após atingir a temperatura de trabalho. Após o resfriamento do motor a água volta ao sistema por meio de uma válvula na tampa do radiador, a qual deve estar 100% para não dar dor de cabeça.

NOTA: A tampa de radiador do 14b possui 2 vedações funciona como 2 válvulas. A primeira vedação (borda interna) trabalha junto com a mola (primeira válvula) e mantém a pressão do sistema dentro do especificado pelo fabricante. A segunda vedação (borda externa do bocal) mantém a pressão relativa entre o reservatório de expansão e o radiador, permitindo o retorno desta para o sistema. A segunda válvula funciona no sentido oposto à primeira, permitindo a passagem da água de fora para dentro, justamente para possibilitar o retorno. Se sua tampa possui borracha somente na parte inferior (junto a mola) ela está ERRADA e deve ser substituída por uma com as características que citei acima.

Essa ferrugem é um sinal claro de relaxo ou "achismo" do antigo dono. Muitos julgam desnecessário o uso de aditivo, tem até quem tenha a infeliz capacidade de dizer que aditivo prejudica e causa vazamentos. Fico feliz que você tenha demonstrado interesse em resolver esse problema, mostra que você é diferente de 90% dos donos de veículos automotores que simplesmente não entendem NADA de mecânica mas que teimam em acreditar que os engenheiros que fizeram seus carros eram burros....

Para drenar o sistema o mais fácil é tirar a mangueira inferior, mas se você quiser fazer apenas a limpeza, poderá remover o parafuso de 19" que fica na carcaça da bomba de água, tirar a tampa do radiador, colocar uma mangueira aberta na tampa e ligar o motor deixando a água correr até ficar cristalina....

Obviamente que depois disso você deverá colocar o aditivo para que tudo fique 100%. Eu recomendo o uso do Radiex R1964, que tem um ótimo preço e pode-se diluir em até 8 litros de água desmineralizada....
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Agradecimentos: 12
    Opa!
    Mais uma aula para os meus alfarrábios.
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"

Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    mecamanico, muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Só não estou encontrando pra comprar o reservatório. Conhece algum site que venda? Não encontrei em nenhum.

Abraço

Usuário Avatar de marcvale
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 0
    Olá Mecamaniaco.

Gostei muito dos esclarecimentos sobre o sistema de refrigeração dos motores 14-B.

Mas, você poderia informar qual a concentração de aditivo recomendada pela Toyota, para os 14-B?

Grato,

Márcio.
    Márcio Valença
    Toyota Bandeirante 2001 - Curto

Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Citação Postado originalmente por marcvale Ver Post
    Olá Mecamaniaco.

Gostei muito dos esclarecimentos sobre o sistema de refrigeração dos motores 14-B.

Mas, você poderia informar qual a concentração de aditivo recomendada pela Toyota, para os 14-B?

Grato,

Márcio.
    Márcio, a concentração é determinada pelo fabricante do aditivo. Esse que o mecamaniaco recomendou, radiex, é de 1:8 por ex, mas há outras proporções. O manual do 14B só menciona o uso de aditivo com base etilenoglicol.

Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    A propósito, a pressão da tampa do radiador do 14B é qual? 0,9bar?
    Percebi que a minha não tem as duas vedações, como o mecamaniaco disse, mas já achei no mercadolivre pra comprar. Só preciso saber a pressão correta.

Acho até que ela está defeituosa, pois estou perdendo muito água no radiador, estou tendo que completar quase que diariamente.

Usuário Avatar de marcvale
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 0
    Entendido, Guilherme.

Grato.

Márcio.
    Márcio Valença
    Toyota Bandeirante 2001 - Curto

Percebi que a minha não tem as duas vedações, como o mecamaniaco disse, mas já achei no mercadolivre pra comprar. Só preciso saber a pressão correta.

Acho até que ela está defeituosa, pois estou perdendo muito água no radiador, estou tendo que completar quase que diariamente.
    Guilherme, se não me engano a tampa deve ser de 15lbs, mas não tenho certeza pois vendi a band a quase um ano.

Tome cuidado com a altura da mola, pois que eu saiba existe duas medidas de comprimento, a da band é a maior. Tenha certeza de que a tampa tenha a tal válvula de retorno, senão tiver não adianta.

Antes de trocar de tampa, inspecione o bocal do radiador a fim de deixá-lo plano, caso contrário não vedará direito.

Fisicamente a tampa do VW Passat < 86 é exatamente igual, só resta saber a pressão dela.
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

Usuário
    Entrada
    28/10/2013
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Agradecimento: 1

Bom dia Guilherme,

Para minha Band14b, comprei a tampa do radiador na TOYOMAX.

Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Olá galera!
    Vou efetuar a limpeza do radiador da minha Band mas não sei qual aditivo usar. Li este e outros que tratam sobre o assunto mas continuo na dúvida. Pode ou não ser usado nas nossas Bands aditivos que contenham glicóis (etilenoglicol, monoetilenoglicol e etc.)?
    O aditivo da WURTHT recomendado no post #29 não é para radiador e sim para o óleo do motor.
    Liguei para a STP fabricante dos Petroplus e o técnico me informou que toda a linha leva etilenoglicol.
    O óleo solúvel em água e desaconselhado por atacar borrachas e componentes plásticos.
    O que colocar? Me ajudem!!!
    Denise

O STP Petroplus Super Concentrado ( embalagem branca com etiqueta verde ) não usa etilenoglicol não...

Uso ele, e na descrição aqui na embalagem diz: "Éster sintético, tensoativos não iônicos, coadjuvantes e protetivos orgânicos"

Ainda na descrição: "Protege alumínio, latão, cobre, ferro, sem prejudicar borrachas e componentes do sistema"

No caso, ele trata até 8 litros de água. Diluo ele por igual em 4 garrafas PET de 2 litros e misturo bem antes de colocar no sistema.
    4X4 Brasil
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73