x
Convex Datacenter
Página 5 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 77
    Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Agradecimentos: 12

Olá Sergio!
    Vou usar água desmineralizada (destilada - água de bateria). O Rad Clean já comprei e irei usar. Minha dúvida é o polietilenoglicol do Rad Cool. Estes "glicóis" podem ser usados nas nossas Bands que tem radiador de cobre (ou latão)?
    Brigadão!
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"

Usuário
    Entrada
    08/08/2012
    Local
    Schroeder/SC
    Agradecimentos: 0
    Denise!
    Usei um aditivo destes, não lembro o nome. Tinha uma cor rosa! Minha Band é 98.

A partir daí começou a baixar água no radiador. Não consigo encontrar a solução. Ao que tudo indica deve ter dado um furinho em um dos selos do motor. E, quando aquece e dá pressão, sai a água.
    Já fiz o teste de pressão com motor desligado e não dá para perceber queda de pressão.

Em seu lugar, em se tratando de Band 96, eu não usaria aditivo. Apenas água filtrada.

Ou está superaquecendo?

Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
    Entrada
    19/10/2012
    Local
    Lavras/MG
    Agradecimentos: 6
    O perigo que conheço é no uso do Rad Clean e assemelhados, que podem "desentupir" os buraquinhos que porventura existam e que estavam estabilizados pela sujeira depositada e aí começam a vazar; mas desconheço perigos em relação aos glicóis. Vc já ouviu alguma coisa sobre isto ou teve alguma experiência ruim?

Abs.
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Citação Postado originalmente por Norival Ver Post
    Denise!
    Usei um aditivo destes, não lembro o nome. Tinha uma cor rosa! Minha Band é 98.

A partir daí começou a baixar água no radiador. Não consigo encontrar a solução. Ao que tudo indica deve ter dado um furinho em um dos selos do motor. E, quando aquece e dá pressão, sai a água.
    Já fiz o teste de pressão com motor desligado e não dá para perceber queda de pressão.

Em seu lugar, em se tratando de Band 96, eu não usaria aditivo. Apenas água filtrada.

Ou está superaquecendo?

Oi Norival!
    Não está superaquecendo nem vazando. Acabei de comprar esta 96, estou na fase de revisão que chamo de "manutenção de compra" (revisão geral, lubrificação, troca de fluidos e etc). Então pretendo limpar o sistema de arrefecimento e encher com água nova + aditivo para proteção.
    Mas por que você NÃO USARIA ADITIVO?

Usuário
    Entrada
    08/08/2012
    Local
    Schroeder/SC
    Olá Denise!

Não usaria pelo motivo que o Sérgio explicou. Aí começa a baixar água.

Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Citação Postado originalmente por Sérgio Bambirra Ver Post
    O perigo que conheço é no uso do Rad Clean e assemelhados, que podem "desentupir" os buraquinhos que porventura existam e que estavam estabilizados pela sujeira depositada e aí começam a vazar; mas desconheço perigos em relação aos glicóis. Vc já ouviu alguma coisa sobre isto ou teve alguma experiência ruim?

Abs.
    Oi Sérgio!
    Não tive nenhuma experiência desta natureza, li em algum tópico por aqui. Este tópico mesmo inicia-se com uma indagação a este respeito. Só queria ter certeza para não fazer besteira.
    De qualquer forma agradeço a boa vontade de todos.
    Denise

Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Norival Ver Post
    Não usaria pelo motivo que o Sérgio explicou. Aí começa a baixar água.
    Desculpe, mas esse conceito não está correto.

Um sistema de arrefecimento com aditivo de qualidade (não apenas água colorida) na proporção correta (não espere por menos de R$15,00 o litro para ser diluído em 40~60%) e com as trocas feitas no prazo correto nunca vai ter problemas de vazamento devido a corrosão, podem ocorrer problemas pontuais como furar uma mangueira, vazar por uma junta, um furo no radiador devido a uma pedra, casos que se forem rapidamente identificados, o custo para conserto não será alto.

Porem num sistema sem aditivo, apenas com água de torneira, mineral, desmineralizada ou qualquer outra, mesmo que seja trocada com frequência, com certeza vai sofrer corrosão e vai vazar, pode demorar um ano ou dez, mas vai. E neste caso os problemas não serão apenas pontuais, serão diversos selos, alguns que precisam que o cambio seja retirado, ou até mesmo o motor completo, camisa furada, que pode deixar água entrar no cilindro durante uma noite e pela manhã ao dar partida ocorre um calço hidráulico e manda o motor para o espaço.
    Quando o radiador furar, não será apenas aquele local com problemas, após o conserto vai aparecer outro furo, e outro, e outro e só com radiador novo para resolver.

O aditivo também ajuda a "lubrificar" a bomba de água, aumenta o ponto de ebulição e diminui o de congelamento.
    O que é muito importante em regiões frias, pois a água aumenta de volume quando congelada, se enfrentar temperaturas negativas e a água congelar pode ter certeza que os danos serão grandes, radiador será danificado, os selos serão expulsos (inclusive o nosso conhecido selo de motor em inglês chama-se "freeze plug", justamente pq a função é ser expulso evitando que o bloco e o cabeçote sejam danificados no caso de congelamento).

Esse mito de que o aditivo estraga o sistema vem justamente dos casos em que o sistema já está todo corroído e ao adicionar o aditivo a corrosão é removida e os vazamentos começam, só que esses vazamentos iam acontecer de qualquer jeito, apenas foram abreviados.
    4X4 Brasil
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Olá Sergio!
    Vou usar água desmineralizada (destilada - água de bateria). O Rad Clean já comprei e irei usar. Minha dúvida é o polietilenoglicol do Rad Cool. Estes "glicóis" podem ser usados nas nossas Bands que tem radiador de cobre (ou latão)?
    Brigadão!
    Esse topico pode te ajudar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...qual-usar.html (Aditivo para radiador. Qual usar!!!)
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Usuário
    Entrada
    08/08/2012
    Local
    Schroeder/SC
    Obrigado pela explicação, Thiago.

Usuário Avatar de birawc
    Entrada
    23/04/2012
    Local
    Catanduva/SP
    Agradecimentos: 2
    Faço das palavras do Thiago a minha, o aditivo e um item essencial para uma boa manutenção do motor, caso tenha duvidas pegue 2 frascos de refrigerante de 600 ml transparente coloque em cada um deles um prego ou um barra de ferro que caiba, em um frasco coloque somente agua e no outro coloque agua e o aditivo, feche com as respectivas tampas, após uma semana ou um mês de uma olhada, ai vc tira suas conclusões.
    Land Rover Defender 110 / 2003 - Catanduva - SP

Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post

Olá Thiago!
    Já havia lido este tópico, mas ele me confundiu ainda mais. Logo no primeiro post diz:

Sem etilenoglicol
    Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
    Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;

Com etilenoglicol
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
    Contra: Ataca ligas de alumínio;

Orgânico (com etilenoglicol)
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
    Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.

Pelo o dito acima, não é o etilenoglicol que ataca o cobre e sim o fato de ser ou não orgânico, é isso?

A minha dúvida não é quanto ao uso ou não do aditivo. Sei a importância de usá-lo. Só não sei qual o mais indicado pra as nossas Bands que, segundo li, tem radiador feito de cobre, ou latão (me corrijam se estiver errada) e seria contraindicado o uso de aditivo à base de etilenoglicol.
    Abraços,
    Denise

Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Citação Postado originalmente por birawc Ver Post
    Faço das palavras do Thiago a minha, o aditivo e um item essencial para uma boa manutenção do motor, caso tenha duvidas pegue 2 frascos de refrigerante de 600 ml transparente coloque em cada um deles um prego ou um barra de ferro que caiba, em um frasco coloque somente agua e no outro coloque agua e o aditivo, feche com as respectivas tampas, após uma semana ou um mês de uma olhada, ai vc tira suas conclusões.
    Oi birawc!
    Como disse em resposta ao Thiago, minha dúvida não era quanto ao uso ou não do aditivo e sim qual usar.
    Mas já resolvi o problema. Hoje estive em Friburgo e na Tração Mania tinha um sem etilenoglicol (anticongelante) que dizia ser anticorrosivo, antiespumante e mais um anti... (que não lembro) para uso em radiadores de motores a diesel leves e pesados em que não há exigência pelo fabricante do uso de etilenoglicol.
    Não lembro o nome pois deixei lá com o Marquinhos Toyota que está fazendo o que chamo de "manutenção de compra".
    Brigadão a todos pelo interesse em ajudar,
    Denise

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73