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  • #13

    Aditivo para radiador




    A pouco tempo, tive que trocar a serpentina do radiador da minha Band, após a desmontagem e limpeza ao remontar vazou pela junção das varetas com a base, diagnostico, as varetas estavam podres por uso de aditivo. Um dos mecânicos me informou que em radiadores de cobre, só devemos usar óleo mineral diluível em agua ou agua mineral.

    Um abraço,

    Alexandre Corrêa

  • #14
    Usuário Avatar de Jun Okada
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    Valderi

    Acho que para radiadores tradicionais seriam a base de etilenoglicol mas vc poderia postar esta pergunta no tópico Kia Sportage.
    Abraços

  • #15
    Citação Postado originalmente por Alexandre Corrêa da Silva Ver Post
    A pouco tempo, tive que trocar a serpentina do radiador da minha Band, após a desmontagem e limpeza ao remontar vazou pela junção das varetas com a base, diagnostico, as varetas estavam podres por uso de aditivo. Um dos mecânicos me informou que em radiadores de cobre, só devemos usar óleo mineral diluível em agua ou agua mineral.

    Um abraço,

    Alexandre Corrêa
    água pura é complicado pq pode congelar ou evaporar mais fácil... mas o cobre tem boa condutibilidade térmica... quanto ao óleo diluível em água, onde tem para vender?

  • #16
    Usuário
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    duvidas sportage

    caros amigos, comprei a pouco tempo uma sportage a gasolina ano 98, revisando-a, constatei na mesma que o antigo proprietário não usava nenhum tipo de aditivo para o radiador, o que devo fazer ?

  • #17
    Usuário Avatar de valeriano
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    Citação Postado originalmente por valderifarias Ver Post
    caros amigos, comprei a pouco tempo uma sportage a gasolina ano 98, revisando-a, constatei na mesma que o antigo proprietário não usava nenhum tipo de aditivo para o radiador, o que devo fazer ?
    Pergunta aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=61
    Com certeza saberão te responder melhor.
    Band longa 92 (Maria)

  • #18

    Aditivo radiadores

    Pessoal,
    Aproveitando o tema, gostaria saber se posso utilizar aditivo puro no radiador da SW4 2.8 D 92/93. Estou pensando colocar para evitar que meu carro esquente muito quando estiver subindo os Andes, pois pelo que sei a água ferve a 85°C e com esse, a temperatura de ebulição aumenta significativamente nessas condições. Com isso acredito que a refrigeração fique mais eficiente.

    Abraços e obrigado.

  • #19
    Usuário Avatar de Torezan
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    Olá pessoal, comprei um aditivo de limpeza chamado Radiator Flush da Motormax para o radiador da Bandeirante.

    Comprei também o aditivo Radnaq Ecologic concentrado para adicionar à água após a troca.

    Antes de usar queria saber se alguém conhece ou já usou estes produtos e se existe o risco de danificar os componentes internos e qual a proporção que devo usar o aditivo, já que o manual não traz essa informação.
    Agradeço as colaborações,

  • #20
    Usuário Avatar de Torezan
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    30/04/2008
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    Fico no aguardo de alguma informação que me ajude no procedimento de troca do líquido de arrefecimento.
    O manual traz algo muito vago, queria saber de alguém que já fez a troca sobre como proceder.
    Abraços,

  • #21
    Usuário Avatar de Torezan
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    30/04/2008
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    Uma dúvida que me surgiu agora:
    Ao remover o líquido de arrefecimento, é necessário que o motor esteja quente?
    Sabendo que a válvula não deixará a água circular sem que esteja a uma temperatura mínima de 85ºC, a limpeza do sistema bem como a completa drenagem não será alcançada com o motor frio, conseguindo apenas esvaziar o radiador, mas não a água contida no interior do motor, bomba, etc.
    Se alguém puder me esclarecer este detalhe importante, agradeço.

  • #22
    Usuário Avatar de Tadi
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    Citação Postado originalmente por Torezan Ver Post
    Uma dúvida que me surgiu agora:
    Ao remover o líquido de arrefecimento, é necessário que o motor esteja quente?
    Sabendo que a válvula não deixará a água circular sem que esteja a uma temperatura mínima de 85ºC, a limpeza do sistema bem como a completa drenagem não será alcançada com o motor frio, conseguindo apenas esvaziar o radiador, mas não a água contida no interior do motor, bomba, etc.
    Se alguém puder me esclarecer este detalhe importante, agradeço.
    Para uma drenagem total de toda a agua do sistema proceda da seguinte maneira: Abra somente o bujao existente no radiador do veiculo sem tirar a tampa do mesmo, pois assim toda a gua será retirada do motor e radiador. OK.

  • #23
    Usuário Avatar de marcvale
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    Olá Camaradas.
    Alguém tem algo a dizer sobre a Qualidade das Tampas dos Radiadores?
    As tampas que tenho visto, oxidam com facilidade, comprometendo bastante o funcionamento das válvulas de alívio. Se não falha a memória, as tampas de "antigamente" tinham os componentes das válvulas manufaturados em metais que não oxidavam...algo semelhante ao bronze, creio. Não sei se existem tampas de boa qualidade no mercado, talvez procure as importadas.
    Um abraço,
    Márcio Valença.
    Márcio Valença
    Toyota Bandeirante 2001 - Curto

  • #24
    Usuário
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    06/11/2008
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    Alguma queixa contra o radiex? Estou usando desde a semana passada e gostaria de opiniões de quem já usou...

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