x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 77

Hybrid View

Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Agradecimentos: 12

Citação Postado originalmente por birawc Ver Post
    Faço das palavras do Thiago a minha, o aditivo e um item essencial para uma boa manutenção do motor, caso tenha duvidas pegue 2 frascos de refrigerante de 600 ml transparente coloque em cada um deles um prego ou um barra de ferro que caiba, em um frasco coloque somente agua e no outro coloque agua e o aditivo, feche com as respectivas tampas, após uma semana ou um mês de uma olhada, ai vc tira suas conclusões.
    Oi birawc!
    Como disse em resposta ao Thiago, minha dúvida não era quanto ao uso ou não do aditivo e sim qual usar.
    Mas já resolvi o problema. Hoje estive em Friburgo e na Tração Mania tinha um sem etilenoglicol (anticongelante) que dizia ser anticorrosivo, antiespumante e mais um anti... (que não lembro) para uso em radiadores de motores a diesel leves e pesados em que não há exigência pelo fabricante do uso de etilenoglicol.
    Não lembro o nome pois deixei lá com o Marquinhos Toyota que está fazendo o que chamo de "manutenção de compra".
    Brigadão a todos pelo interesse em ajudar,
    Denise
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"

Usuário Avatar de GuilhermeAdolf
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Agradecimentos: 15
    Bom dia galera, acabo de comprar uma band 94 e estou com dúvidas quanto ao sistema de arrefecimento do 14B.

1º: Todo 14B veio com o reservatório de expansão? Vi em algum tópico a foto de um 14b com o reservatório e fiquei curioso, o meu não tem, e sempre o radiador joga água pra fora. Se não for de fábrica, há como adaptar algum modelo?
    2º: Meu radiador está cheio de ferrugem, acredito que nunca foi utilizado aditivo, somente água. O ponto de drenagem é na mangueira no fundo dele? Retirando ela? Pretendo limpar o sistema.
    3º: Recomendam algum aditivo para limpeza? Ou somente adicionando água e drenando, por algumas vezes, é suficiente?

Obrigado!

Citação Postado originalmente por GuilhermeAdolf Ver Post
    Bom dia galera, acabo de comprar uma band 94 e estou com dúvidas quanto ao sistema de arrefecimento do 14B.

1º: Todo 14B veio com o reservatório de expansão? Vi em algum tópico a foto de um 14b com o reservatório e fiquei curioso, o meu não tem, e sempre o radiador joga água pra fora. Se não for de fábrica, há como adaptar algum modelo?
    2º: Meu radiador está cheio de ferrugem, acredito que nunca foi utilizado aditivo, somente água. O ponto de drenagem é na mangueira no fundo dele? Retirando ela? Pretendo limpar o sistema.
    3º: Recomendam algum aditivo para limpeza? Ou somente adicionando água e drenando, por algumas vezes, é suficiente?

Obrigado!
    Olá Guilherme,

Todo 14B veio com reservatório de expansão sim, mas muitos "entendidos" o retiram prq o julgam desnecessário. Todo sistema de refrigeração é projetado para trabalhar a uma temperatura X e uma pressão Y, fatores estes que são controlados por vários dispositivos, tais como válvula termostática, radiador, eletro-ventilador, embreagem viscosa, tampa de radiado etc etc.... Esse reservatório, como o próprio nome diz, armazena a água que acabou sendo excesso do sistema após atingir a temperatura de trabalho. Após o resfriamento do motor a água volta ao sistema por meio de uma válvula na tampa do radiador, a qual deve estar 100% para não dar dor de cabeça.

NOTA: A tampa de radiador do 14b possui 2 vedações funciona como 2 válvulas. A primeira vedação (borda interna) trabalha junto com a mola (primeira válvula) e mantém a pressão do sistema dentro do especificado pelo fabricante. A segunda vedação (borda externa do bocal) mantém a pressão relativa entre o reservatório de expansão e o radiador, permitindo o retorno desta para o sistema. A segunda válvula funciona no sentido oposto à primeira, permitindo a passagem da água de fora para dentro, justamente para possibilitar o retorno. Se sua tampa possui borracha somente na parte inferior (junto a mola) ela está ERRADA e deve ser substituída por uma com as características que citei acima.

Essa ferrugem é um sinal claro de relaxo ou "achismo" do antigo dono. Muitos julgam desnecessário o uso de aditivo, tem até quem tenha a infeliz capacidade de dizer que aditivo prejudica e causa vazamentos. Fico feliz que você tenha demonstrado interesse em resolver esse problema, mostra que você é diferente de 90% dos donos de veículos automotores que simplesmente não entendem NADA de mecânica mas que teimam em acreditar que os engenheiros que fizeram seus carros eram burros....

Para drenar o sistema o mais fácil é tirar a mangueira inferior, mas se você quiser fazer apenas a limpeza, poderá remover o parafuso de 19" que fica na carcaça da bomba de água, tirar a tampa do radiador, colocar uma mangueira aberta na tampa e ligar o motor deixando a água correr até ficar cristalina....

Obviamente que depois disso você deverá colocar o aditivo para que tudo fique 100%. Eu recomendo o uso do Radiex R1964, que tem um ótimo preço e pode-se diluir em até 8 litros de água desmineralizada....
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    mecamanico, muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Só não estou encontrando pra comprar o reservatório. Conhece algum site que venda? Não encontrei em nenhum.

Abraço

Usuário Avatar de marcvale
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 0
    Olá Mecamaniaco.

Gostei muito dos esclarecimentos sobre o sistema de refrigeração dos motores 14-B.

Mas, você poderia informar qual a concentração de aditivo recomendada pela Toyota, para os 14-B?

Grato,

Márcio.
    Márcio Valença
    Toyota Bandeirante 2001 - Curto

Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Citação Postado originalmente por marcvale Ver Post
    Olá Mecamaniaco.

Gostei muito dos esclarecimentos sobre o sistema de refrigeração dos motores 14-B.

Mas, você poderia informar qual a concentração de aditivo recomendada pela Toyota, para os 14-B?

Grato,

Márcio.
    Márcio, a concentração é determinada pelo fabricante do aditivo. Esse que o mecamaniaco recomendou, radiex, é de 1:8 por ex, mas há outras proporções. O manual do 14B só menciona o uso de aditivo com base etilenoglicol.

Usuário Avatar de marcvale
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 0
    Entendido, Guilherme.

Grato.

Márcio.
    Márcio Valença
    Toyota Bandeirante 2001 - Curto

Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Agradecimentos: 12
    Opa!
    Mais uma aula para os meus alfarrábios.
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"

Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    A propósito, a pressão da tampa do radiador do 14B é qual? 0,9bar?
    Percebi que a minha não tem as duas vedações, como o mecamaniaco disse, mas já achei no mercadolivre pra comprar. Só preciso saber a pressão correta.

Acho até que ela está defeituosa, pois estou perdendo muito água no radiador, estou tendo que completar quase que diariamente.

Percebi que a minha não tem as duas vedações, como o mecamaniaco disse, mas já achei no mercadolivre pra comprar. Só preciso saber a pressão correta.

Acho até que ela está defeituosa, pois estou perdendo muito água no radiador, estou tendo que completar quase que diariamente.
    Guilherme, se não me engano a tampa deve ser de 15lbs, mas não tenho certeza pois vendi a band a quase um ano.

Tome cuidado com a altura da mola, pois que eu saiba existe duas medidas de comprimento, a da band é a maior. Tenha certeza de que a tampa tenha a tal válvula de retorno, senão tiver não adianta.

Antes de trocar de tampa, inspecione o bocal do radiador a fim de deixá-lo plano, caso contrário não vedará direito.

Fisicamente a tampa do VW Passat < 86 é exatamente igual, só resta saber a pressão dela.
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

Usuário
    Entrada
    28/10/2013
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Agradecimento: 1

Bom dia Guilherme,

Para minha Band14b, comprei a tampa do radiador na TOYOMAX.

Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Agradecimentos: 4
    Então... Esse produto trata até 8 litros de água. Quantos litros vão no sistema de arrefecimento da Band?

Eu acho que 1 litro desse produto já seria suficiente, talvez...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73