Reavivando o tópico - minha Band ano 90 radiador grande pra Kct.
Perguntas:
A) usar ou não água destilada para arreficimento em nossas Bandeirantes?
b) ferver água da torneira elimina o cloro ou não? e
c) qual aditivo mais indicado?
Versão Imprimível
Reavivando o tópico - minha Band ano 90 radiador grande pra Kct.
Perguntas:
A) usar ou não água destilada para arreficimento em nossas Bandeirantes?
b) ferver água da torneira elimina o cloro ou não? e
c) qual aditivo mais indicado?
Carlos, se você usar um filtro de carvão ativado (esses da Aqualar) que é aliás bom ter em casa para 'toda a família' ele elimina o cloro da água. Nesse caso não precisa ferver a água.
As duas opções de aditivo são essas:
Mobil GS 333 (Verde) que é caro
Ecotec – PARAFLU (Verde) que é bom bonito e barato
É importante diluir 50%/50% fluido/H2O filtrada, não pode ser muquirana nessa mistura, a solução tem que ficar viscosa como um óleo fino.
E se o seu radiador estiver com ferrugem é sempre bom mandar varetar para limpar tudo antes de entrar com a solução.
Abraço;
Chico
radiador e água da minha toy tá muito sujo e tenho receio de colocar aditivo em motor usado que nunca usou aditivo!Porque???
Tive uma F1000,ao compra-la esgotei água e coloquei aditivo .Andei pouco depois disso e mandei fazer lanternagem e pintura.
Um mes e meia parada,quando coloquei p/ funcionar saiu óleo c/ borra pelo suspiro.Moral:furou uma camisa,dai meu receio!!
Casualidade ou aditivo remove incrustaçoes velhas da parte interna das galerias????
Abs e em dúvida
Chico, obrigado pela dica. Vou colocar o ECOTEC (adorei o: BBB);
Sergio, um mês e meio é tempo pra chuchu. Até água limpa vira detergente universal.
Abraço a todos
Cara, aditivo por si só não remove nada, existem sim produtos com esta finalidade.... Eu particularmente prefiro drenar a sujeira e colocar o aditivo do q rodar com água pura e destruir oq resta, até prq se a camisa furou é prq isso aconteceria mais cedo ou mais tarde!
Alguem ja selou o radiador colocando um reservatorio de agua como nos carros modernos, a possibilidade de se fazer isto a sim resolveria o problema de se compretar a agua do radiador com frequencia e nao se perderia tanto produto como os aditivos, se alguem o fez poderia postar umas fotos.
Aproveitando a indagação do Birawc:
1) Nas Band com motor 14b como é o sistema de arrefecimento?;
2) Atualmente nos carros seja flex ou gasolina o sistema de arrefecimento é lacrado, e utiliza-se o aditivo. Alguém sabe as pressões que são geradas nesses sistemas e quais as temperaturas de operação?
OBS: no manual da Band é dito que a temperatura ideal para o motor é de 90ºC! Estou com a informação correta ou é outra?
abs
As 14b tem reservatório de expansão, se o sistema de arrefecimento estiver ok, não tem que ficar repondo água. Esse sistema, pode ser adaptado nos motores MB, pois o reservatório tem pressão atmosférica. Já esses sistemas selados, não vão dar certo pq trabalham com pressões positivas, é outro projeto.
Abs
Anexo 344328Anexo 344329
Valeu Fabiano.
Vou verificar se a minha tampa não está com problema de fechamento. Já coloquei água na semana passada e neste fim de semana notei que o nível da água estava próximo da colmeia (um dedo de altura).
E o uso de óleo solúvel no radiador como aditivo anticorrosivo?
Vejo um pessoal das antigas usar em Band e caminhões antigos, alguem tem informação sobre?
Abrs
Olá galera!
Vou efetuar a limpeza do radiador da minha Band mas não sei qual aditivo usar. Li este e outros que tratam sobre o assunto mas continuo na dúvida. Pode ou não ser usado nas nossas Bands aditivos que contenham glicóis (etilenoglicol, monoetilenoglicol e etc.)?
O aditivo da WURTHT recomendado no post #29 não é para radiador e sim para o óleo do motor.
Liguei para a STP fabricante dos Petroplus e o técnico me informou que toda a linha leva etilenoglicol.
O óleo solúvel em água e desaconselhado por atacar borrachas e componentes plásticos.
O que colocar? Me ajudem!!! :parede:
Denise
Salve Denise! Blz?
Faz um tempo que não uso, mas a Bardahl tinha dois bons produtos dessa linha: rad clean, para limpeza, e rad cool, aditivo, se não me engano, a base de polietilenoglicol.
Uma dica valiosa que um meca me passou é a de usar só água filtrada na viatura, o que, no longo prazo, evita maiores aborrecimentos com o entupimento das galerias do bloco do motor.
Boa sorte!