Ja usei essa marca. Não sei na sua região, mas na minha ele precisa ser ->
Anticongelante -> Antifervura -> Anticorrosivo. É o ideal.
Versão Imprimível
Ja usei essa marca. Não sei na sua região, mas na minha ele precisa ser ->
Anticongelante -> Antifervura -> Anticorrosivo. É o ideal.
OK. Obrigado mais uma vez!
ola...
tambem gostaria de saber sobre a pergunta acima, como trocar o liquido do radiador, tipo passo a passo..., acho que essa é uma duvida:parede::parede: de bastante gente.
Então algum mestre poderia fornecer esta informaçãopara nós aprendizes...:mrgreen:
no meu caso seira uma sw4 97
obrigado galera:concordo::concordo::palmas:
valeww
Este é, sem dúvida, o melhor aditivo que eu já utilizei.
É específico para motores diesel e vem bastante concentrado. Recomenda-se apenas 40ml para cada litro de água. Também é compatível com outros aditivos de arrefecimento da wurth.
Lembro que ele é apenas anticorrosivo.
Sei que já apareceu por aqui, mas aproveito tb para divulgar o teste deste aditivos realizados pelo INMETRO.
É simples. Abra o capot, retire a mangueira do radiador na parte inferior do radiador (aquela grossa de borracha). Imediatamente a água vai drenar com força, possivelmente se voce não usa aditivo vai parecer agua de rio barrenta marrom, cheia de oxido de ferro(popular ferrugem). Recoloque a mangeira. Retire a tampa do radiador. Introduza uma mangueira de jardim ligada com força e ponha o motor para funcionar. Vai jorrar agua pela tampa do radiador. Deixe funcionando até a agua sair limpida. Retire novamente a mangueira em sua parte inferior e drene a agua. Pronto. É so recolocar a mangueira e encher com agua mais aditivo. No meu caso uso aditivo puro que já vem diluido. Compro 10 litros e depois é so repor. Não tem mais ferrugem, fica sempre limpo.
Caros colegas,
Depois de muita dúvida, consulta e pouca informação resolvi arriscar e troquei o líquido de arrefecimento da Bandeirante:
-Com o motor desligado, abri a válvula para escoamento na parte inferior direita do radiador e a tampa superior (entrada) para a entrada de ar.
-Após vazar toda a água suja e enferrujada, fechei a válvula e novamente enchi com água o aditivo de limpeza que citei anteriormente (motormax).
-Deixei o motor virar na lenta por 15 minutos (atinjindo a temperatura normal de trabalho).
-Desliguei o motor, abri novamente a tampa e a válvula, deixei drenar toda a mistura e novamente fechei e enchi o radiador. Novamente liguei o motor por cerca de 5 minutos para circular a água pura e lavar qualquer resíduo do aditivo de limpeza.
-Drenei pela 3ª vez o líquido e depois completei com água e o aditivo antifervura e anticongelante que havia mencionado (radnaq ecologic).
Não vi segredos, porém alerto para o cuidado com a válvula de drenagem:
-Ao terminar o serviço, certifique-se de que a mesma não esteja vazando para não correr o risco de ficar sem água.
-Ao fechar pela última vez, acredito ter apertado demasiadamente e a mesma apesar de ter vedado a saída de água, ficou solta não permitindo a abertura novamente.
Espero ter ajudado. Em caso de dúvida, estou à disposição para o que puder ajudar.
Abraços,
pessoal...
fui em uma loja de auto peças na minha cidade e me indicaram o RVcool anti-corrosivo para motores diesel concentrado, (fornecedora visconde radiadores)
Na embalagem esta escrito que a diluição é de 1 para 21, ou conforme manual do veiculo. Ai vem a pergunta, no manual diz que é 50 por 50, minha duvida é se ele for diluido conforme o manual, ele não ficara um liquido muito espesso, não dara problema para nenhuma parte do sistema, tipo bomba de agua etc.???
alguem já usou?
alguma dica?
valeww
Caro Marcelo, saudações Catarinenses!
Seria importante verificar se a especificação do aditivo é compatível com a do fabricante do veículo.
Pela viscosidade, não acredito que seja tão viscoso a ponto de gerar problema, pelo contrário, uma maior viscosidade talvez garanta maior lubrificação dos componentes internos (bomba, etc).
Espero ter ajudado.
Abraços,
Pessoal
O aditivo da mwm é esse?
Aditivo Anticorrosivo Mwm 3% Concentrado - R$ 8,90 en MercadoLibre
[]´s
Blz galera!!
Achei bacana essas informações sobre radiadores e fluidos !!! abraço
Radiador: água ou aditivo? | Motor S/A