Exato, evite apenas o orgânico e de preferencia para os que contem etilenoglicol.
Marcas que gosto: Pretonas Coolant 11 (antigo Paraflu), Valeo, Delphi, ACDelco.
Versão Imprimível
Bom dia galera, acabo de comprar uma band 94 e estou com dúvidas quanto ao sistema de arrefecimento do 14B.
1º: Todo 14B veio com o reservatório de expansão? Vi em algum tópico a foto de um 14b com o reservatório e fiquei curioso, o meu não tem, e sempre o radiador joga água pra fora. Se não for de fábrica, há como adaptar algum modelo?
2º: Meu radiador está cheio de ferrugem, acredito que nunca foi utilizado aditivo, somente água. O ponto de drenagem é na mangueira no fundo dele? Retirando ela? Pretendo limpar o sistema.
3º: Recomendam algum aditivo para limpeza? Ou somente adicionando água e drenando, por algumas vezes, é suficiente?
Obrigado!
Olá Guilherme,
Todo 14B veio com reservatório de expansão sim, mas muitos "entendidos" o retiram prq o julgam desnecessário. Todo sistema de refrigeração é projetado para trabalhar a uma temperatura X e uma pressão Y, fatores estes que são controlados por vários dispositivos, tais como válvula termostática, radiador, eletro-ventilador, embreagem viscosa, tampa de radiado etc etc.... Esse reservatório, como o próprio nome diz, armazena a água que acabou sendo excesso do sistema após atingir a temperatura de trabalho. Após o resfriamento do motor a água volta ao sistema por meio de uma válvula na tampa do radiador, a qual deve estar 100% para não dar dor de cabeça.
NOTA: A tampa de radiador do 14b possui 2 vedações funciona como 2 válvulas. A primeira vedação (borda interna) trabalha junto com a mola (primeira válvula) e mantém a pressão do sistema dentro do especificado pelo fabricante. A segunda vedação (borda externa do bocal) mantém a pressão relativa entre o reservatório de expansão e o radiador, permitindo o retorno desta para o sistema. A segunda válvula funciona no sentido oposto à primeira, permitindo a passagem da água de fora para dentro, justamente para possibilitar o retorno. Se sua tampa possui borracha somente na parte inferior (junto a mola) ela está ERRADA e deve ser substituída por uma com as características que citei acima.
Essa ferrugem é um sinal claro de relaxo ou "achismo" do antigo dono. Muitos julgam desnecessário o uso de aditivo, tem até quem tenha a infeliz capacidade de dizer que aditivo prejudica e causa vazamentos. Fico feliz que você tenha demonstrado interesse em resolver esse problema, mostra que você é diferente de 90% dos donos de veículos automotores que simplesmente não entendem NADA de mecânica mas que teimam em acreditar que os engenheiros que fizeram seus carros eram burros....
Para drenar o sistema o mais fácil é tirar a mangueira inferior, mas se você quiser fazer apenas a limpeza, poderá remover o parafuso de 19" que fica na carcaça da bomba de água, tirar a tampa do radiador, colocar uma mangueira aberta na tampa e ligar o motor deixando a água correr até ficar cristalina....
Obviamente que depois disso você deverá colocar o aditivo para que tudo fique 100%. Eu recomendo o uso do Radiex R1964, que tem um ótimo preço e pode-se diluir em até 8 litros de água desmineralizada....
Opa!
Mais uma aula para os meus alfarrábios.
mecamanico, muito obrigado pelos esclarecimentos.
Só não estou encontrando pra comprar o reservatório. Conhece algum site que venda? Não encontrei em nenhum.
Abraço
Olá Mecamaniaco.
Gostei muito dos esclarecimentos sobre o sistema de refrigeração dos motores 14-B.
Mas, você poderia informar qual a concentração de aditivo recomendada pela Toyota, para os 14-B?
Grato,
Márcio.
A propósito, a pressão da tampa do radiador do 14B é qual? 0,9bar?
Percebi que a minha não tem as duas vedações, como o mecamaniaco disse, mas já achei no mercadolivre pra comprar. Só preciso saber a pressão correta.
Acho até que ela está defeituosa, pois estou perdendo muito água no radiador, estou tendo que completar quase que diariamente.
Entendido, Guilherme.
Grato.
Márcio.
Guilherme, se não me engano a tampa deve ser de 15lbs, mas não tenho certeza pois vendi a band a quase um ano.
Tome cuidado com a altura da mola, pois que eu saiba existe duas medidas de comprimento, a da band é a maior. Tenha certeza de que a tampa tenha a tal válvula de retorno, senão tiver não adianta.
Antes de trocar de tampa, inspecione o bocal do radiador a fim de deixá-lo plano, caso contrário não vedará direito.
Fisicamente a tampa do VW Passat < 86 é exatamente igual, só resta saber a pressão dela.
O STP Petroplus Super Concentrado ( embalagem branca com etiqueta verde ) não usa etilenoglicol não...
Uso ele, e na descrição aqui na embalagem diz: "Éster sintético, tensoativos não iônicos, coadjuvantes e protetivos orgânicos"
Ainda na descrição: "Protege alumínio, latão, cobre, ferro, sem prejudicar borrachas e componentes do sistema"
No caso, ele trata até 8 litros de água. Diluo ele por igual em 4 garrafas PET de 2 litros e misturo bem antes de colocar no sistema.