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  • #1
    Usuário Avatar de edwint
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    acompanhando o tópico!

  • #2
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    Ou seja, vejo que a atualização do virabrequim é interessante (talvez não seja imprescindível), pois complementa o ângulo de trabalho (abertura e fechamento) das válvulas do comando 364-LA, que otimiza o tempo de admissão e liberação de ar/queima.

    Dito isso, aplicar o comando sem utilizar o virabrequim do "conjunto" 364-LA trará ganhos... MAS não terá o ganho que teria se estivesse utilizando o virabrequim 364-LA, pois como o Fabiano falou (e o texto acima confirmou), se utilizasse o Virabrequim o motor, aí sim, ganharia em Torque pois a Alavanca feita pelo pistão será maior.

    O que penso, no entanto, é que a troca de virabrequim pede a troca das Bielas, de forma a não prejudicar o curso do pistão dentro do bloco do 314.
    (Se tiver errado, me corrijam)

    E para fechar com chave de ouro a receita, Vejo como FUNDAMENTAL a instalação do JetCooler, pois é isso que trará a durabilidade do conjunto!!

    DICA: utilizar os pistões do 364-LA e observar se o código dele É Realmente o dos pistões preparados para intercooler!! Eles têm uma cavidade diferenciada no pistão.. E se não for utilizar o intercooler, pode-se utilizar o pistão do 364A.
    O detalhe é que seria bom (mas não fundamental) utilizar um intercooler se realmente fosse utilizar os pistões do LA

    Minhas conclusões são, portanto:
    1 - Qual é a receita pra deixar o OM-314 "turbinado por dentro"?
    -> Kit Camisas e Pistões 3 canaletas do 364LA + Bronzinas do Mancal 364LA + Bronzinas da Biela 364LA + Bielas do 364 LA + Comando 364-LA + Virabrequim 364-LA + Bicos Injetores do 364-LA + JetCooler + Turbina + Intercooler

    2 - Qual é uma receita para deixar o OM314 pronto pra receber uma turbina "básica"??
    -> Kit Camisas e Pistões 3 canaletas do 364LA (pois refrigeram melhor) + Turbo

    3 - Qual seria uma preparação INTERMEDIÁRIA entre a TOP (1) e a BÁSICA (2)???
    -> Kit camisas e pistões 3 canaletas do 364LA + Comando 364LA + Bicos injetores 364LA + Turbo + Intercooler



    Aos mais intendidos, o raciocínio procede???

    Abraços
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  • #3
    Usuário Avatar de edwint
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    Se vc trocar o virabrequim por um de curso maior ou menor), tbm terá que trocar obrigatoriamente as bielas, já que a relação de curso (pms e pmi) nao pode ser modificada.

    Com cordo que se vc trocar o comando de válvulas poderá obter um resultado melhor, independente de ter que trocar o virabrequim. Pq ha diversos tipos de comandos com angulos e altura dos canes diferentes.

  • #4
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    Acredito que quando se fala em "UPGRADE NO MOTOR OM-314 POR DENTRO" é como dizem por ae "turbinar por dentro" só que as pecas do 364, que consiste em:
    - troca de pistões e anéis,
    - comando de válvulas
    - casquinhos de mancal e biela
    - bomba de oleo
    - talvez o volante
    - e talvez as valvulas do cabeçote.

    algo alem disso penso que é apenas especulação, não vale a pena.

  • #5
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    Pelo que eu vejo é o seguinte, trocar o virabrequim não tem relação com "turbinar por dentro", a vantagem de trocar o vira é que o curso do 364 é maior que o 314 (133mm contra 128mm), ou seja vai aumentar a cilindrada (3.8 vai pra 4.0), nisso ganha-se mais potência e torque. Pode-se fazer essa modificação independente se vai andar turbinado ou não, vai melhorar de todo jeito. Como disse o Edwint, consequentemente teria que trocar as bielas pra não alterar o PMS e PMI.

    Abraços.
    Toyota Bandeirante 1988 - OJ50LV - Provisoriamente OJ50L
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por Amadeus_band Ver Post
    Pelo que eu vejo é o seguinte, trocar o virabrequim não tem relação com "turbinar por dentro", a vantagem de trocar o vira é que o curso do 364 é maior que o 314 (133mm contra 128mm), ou seja vai aumentar a cilindrada (3.8 vai pra 4.0), nisso ganha-se mais potência e torque. Pode-se fazer essa modificação independente se vai andar turbinado ou não, vai melhorar de todo jeito. Como disse o Edwint, consequentemente teria que trocar as bielas pra não alterar o PMS e PMI.
    Abraços.
    Saudações,

    Trocar o gira nao tem nada a ver mesmo com "turbinar por dentro".

    Vc nao vai conseguir almentar a cilindrada almentando o curso do girabrequim, para almentar a cilindrada, vai ter que almentar o diametro dos pistoes.

    Se vc trocar o gira por um de curso maior, vai ter que trocar as bielas por menores, dae nao vejo vantagem...

  • #7
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    Pois é amigos!

    Foi justamente o que falei na mensagem #11.. trocar o virabrequim traz aumento de torque e pode, portanto, ser considerado um "turbinar por dentro", já que o termo remete a uma "preparação do motor para ganhos de potência, por meio de alterações internas".
    hehehehe.

    E concordo com o amadeus no que diz respeito a aumento da cilindrada, pois se o ponto baixo do pistão aumenta (fica mais baixo) e o ponto alto permanece o do 314, significa que mais mistura pode ser injetada para dentro do cilindro, portanto, há o aumento de cilindrada.

    Só acho que o custo x benefício da troca do virabrequim + bielas não compensa quando a grana está curta! rsrsrs...
    Mas se trocar, fica exatamente igual um 364LA! rsrsrs..
    E ainda sai mais barato que comprar um e instalar, pagar burocracia, etc.

    TMHO



    Abraços
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  • #8
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    Fala Edwin, beleza? Como vai a Band?

    Então, rsrsrs, concordo com você que aumentando o diâmetro dos pistões vai aumentar a cilindrada, mas aumentando o curso do vira também aumenta sim a cilindrada, que é calculada com base no volume que varia no cilindro, ou seja, quanto maior o deslocamento do pistão, que é a diferença de altura entre o pms e o pmi maior vai ser a cilindrada. A cilindrada independe do tamanho da biela, se o curso do vira é 128mm qualquer tamanho de biela o pistão irá se deslocar 128mm! O que muda com o tamanho de biela é a taxa de compressão (que também se altera com diâmetro do pistão, altura do bloco, formato do pistão e camara do cilindro).

    Abraço!
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por Amadeus_band Ver Post
    Fala Edwin, beleza? Como vai a Band?

    Então, rsrsrs, concordo com você que aumentando o diâmetro dos pistões vai aumentar a cilindrada, mas aumentando o curso do vira também aumenta sim a cilindrada, que é calculada com base no volume que varia no cilindro, ou seja, quanto maior o deslocamento do pistão, que é a diferença de altura entre o pms e o pmi maior vai ser a cilindrada. A cilindrada independe do tamanho da biela, se o curso do vira é 128mm qualquer tamanho de biela o pistão irá se deslocar 128mm! O que muda com o tamanho de biela é a taxa de compressão (que também se altera com diâmetro do pistão, altura do bloco, formato do pistão e camara do cilindro).

    Abraço!
    Boas amigo, não quero ser teimoso, mas veja bem, veja se vc entende meu raciocínio se o pistão descer mais, ele vai também subir mais e vai avançar alem do bloco, é impossivel que ele desça mais e no ponto morto supeior no local original... entendeu?

  • #10
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    Corrigindo meu post #15 troca-se as bielas para não alterar o PMS (ponto morto superior) senão o pistão ultrapassaria a altura do bloco. O PMI (ponto morto inferior) é alterado.
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  • #11
    Usuário Avatar de Glauco mendes
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    Eu faria a alteração, trocaria os pistões colocaria uns c/ 3 anéis trocava o comando pelo do 364, de quebra colocaria um cabeçote também do 364 claro turbo e intercooler...
    Glauco Mendes...
    Cel: ( 53 ) 999052393 ( watts )
    Email: glaucomendes0@gmail.com

  • #12
    Usuário Avatar de titanium
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    Maravilha Sergio!
    Deixa eu te perguntar... Lembra seusou pistões do 366LA de 5 ou 3 canaletas?

    Mecânico indicou utilizar pistões de 5 canaletas... mas o amigo Cristiano daqui do DF me ensinou que o 3 canaletas resfria melhor... e já que eu não vou usar jetcooler.........

    Abraços e obrigado!
    --
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