Para dar mais giro vc precisa ter um curso menor nas bielas/virabrequim, e como vc não pode rebaixar o bloco, isso se torna impossível no bloco original do om314.
E quando vc diminui o curso proporcionalmente perde torque.
Versão Imprimível
Acredito que quando se fala em "UPGRADE NO MOTOR OM-314 POR DENTRO" é como dizem por ae "turbinar por dentro" só que as pecas do 364, que consiste em:
- troca de pistões e anéis,
- comando de válvulas
- casquinhos de mancal e biela
- bomba de oleo
- talvez o volante
- e talvez as valvulas do cabeçote.
algo alem disso penso que é apenas especulação, não vale a pena.
Pelo que eu vejo é o seguinte, trocar o virabrequim não tem relação com "turbinar por dentro", a vantagem de trocar o vira é que o curso do 364 é maior que o 314 (133mm contra 128mm), ou seja vai aumentar a cilindrada (3.8 vai pra 4.0), nisso ganha-se mais potência e torque. Pode-se fazer essa modificação independente se vai andar turbinado ou não, vai melhorar de todo jeito. Como disse o Edwint, consequentemente teria que trocar as bielas pra não alterar o PMS e PMI.
Abraços.
Saudações,
Trocar o gira nao tem nada a ver mesmo com "turbinar por dentro".
Vc nao vai conseguir almentar a cilindrada almentando o curso do girabrequim, para almentar a cilindrada, vai ter que almentar o diametro dos pistoes.
Se vc trocar o gira por um de curso maior, vai ter que trocar as bielas por menores, dae nao vejo vantagem...
Fala Edwin, beleza? Como vai a Band?
Então, rsrsrs, concordo com você que aumentando o diâmetro dos pistões vai aumentar a cilindrada, mas aumentando o curso do vira também aumenta sim a cilindrada, que é calculada com base no volume que varia no cilindro, ou seja, quanto maior o deslocamento do pistão, que é a diferença de altura entre o pms e o pmi maior vai ser a cilindrada. A cilindrada independe do tamanho da biela, se o curso do vira é 128mm qualquer tamanho de biela o pistão irá se deslocar 128mm! O que muda com o tamanho de biela é a taxa de compressão (que também se altera com diâmetro do pistão, altura do bloco, formato do pistão e camara do cilindro).
Abraço!
Corrigindo meu post #15 troca-se as bielas para não alterar o PMS (ponto morto superior) senão o pistão ultrapassaria a altura do bloco. O PMI (ponto morto inferior) é alterado.
Eu faria a alteração, trocaria os pistões colocaria uns c/ 3 anéis trocava o comando pelo do 364, de quebra colocaria um cabeçote também do 364 claro turbo e intercooler...
Pois é amigos!
Foi justamente o que falei na mensagem #11.. trocar o virabrequim traz aumento de torque e pode, portanto, ser considerado um "turbinar por dentro", já que o termo remete a uma "preparação do motor para ganhos de potência, por meio de alterações internas".
hehehehe.
E concordo com o amadeus no que diz respeito a aumento da cilindrada, pois se o ponto baixo do pistão aumenta (fica mais baixo) e o ponto alto permanece o do 314, significa que mais mistura pode ser injetada para dentro do cilindro, portanto, há o aumento de cilindrada.
Só acho que o custo x benefício da troca do virabrequim + bielas não compensa quando a grana está curta! rsrsrs...
Mas se trocar, fica exatamente igual um 364LA! rsrsrs..
E ainda sai mais barato que comprar um e instalar, pagar burocracia, etc.
TMHO
:D
Abraços
Daniel,
com essa receita, seu motor vai ganhar muito, ta certinho.
não ha necessidade de trocar virabrequim ou pistao com jetcooler. Como outros colegas falaram, com o seu vira o motor ganha em torque, eh mais longo que o 364, que por sua vez vibra menos por ser mais quadrado. Vc pode utilizar ou não intercooler, depende do uso, se for trilha não ha necessidade.
A diferença que fiz, basicamente foi utilizar 4 pistões do 366LA. Mas com certeza vai ficar showwww.
Maravilha Sergio!
Deixa eu te perguntar... Lembra seusou pistões do 366LA de 5 ou 3 canaletas?
Mecânico indicou utilizar pistões de 5 canaletas... mas o amigo Cristiano daqui do DF me ensinou que o 3 canaletas resfria melhor... e já que eu não vou usar jetcooler.........
Abraços e obrigado!
Beleza, hoje comprarei as peças e vou solicitar o kit do 366-LA, conforme voce orientou!
Valeu Sérgio!
Forte abraço!