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  • #1
    Usuário Avatar de titanium
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    Muito bacana, Fabiano!
    Conseguir uma K16 por 300 pratas, eu também queria! kkkkkkkkk

    Bacana essa sua ideia de ir testando as configurações para atingir um nível de economia superior...

    Eu estou querendo isso também..
    a minha na estrada (Band CD, com +- 300kg de carga e 5marchas - SEM TURBO) com PÉ No Porão está fazendo 8,7km/l e estou achando pouco... quero chegar nos 12km/l na estrada e 10 na cidade... ou algo próximo a isso
    rsrsrs

    Vou acompanhar de perto esse tópico para aprender contigo!

    Abraços e sorte nessa empreitada!

    PS: aguardo as fotos!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #2
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Muito bacana, Fabiano!
    Conseguir uma K16 por 300 pratas, eu também queria! kkkkkkkkk

    Bacana essa sua ideia de ir testando as configurações para atingir um nível de economia superior...

    Eu estou querendo isso também..
    a minha na estrada (Band CD, com +- 300kg de carga e 5marchas - SEM TURBO) com PÉ No Porão está fazendo 8,7km/l e estou achando pouco... quero chegar nos 12km/l na estrada e 10 na cidade... ou algo próximo a isso
    rsrsrs

    Vou acompanhar de perto esse tópico para aprender contigo!

    Abraços e sorte nessa empreitada!

    PS: aguardo as fotos!
    Bom dia Titanium! Amigo vc quer milagre?? rsrsrs Mas por falar nisso qual pneu vc usa mesmo? eu estou com com 33 na configuração e achei a média ótima, se você fechar a bomba vai fazer mais média mas vai andar menos o jeito é fazer a combinação que mais lhe agrada, esse casamento que vc quer "potência x economia" isso não ecxiste kkkkkkkk

    Abração!

  • #3
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    Bom dia! Conforme prometido, segue resultado do teste.

    Fechei a bomba a ponto de ficar difícil de arrancar (fechado 4 voltas e meia)
    Instalei a turbina K16
    Coloquei 1 litro de bardal B12 (aditivo para motores diesel turbinados, não foi usado o prolonga)
    Para testar fui abrindo a bomba, 2 voltas e meia até chegar no desempenho desejado, conforme postei tive que deixar a turbina sem a valvula de alívio pois a mesma pegava na barra da direção, fiquei de fazer uma flange e instalar mais tarde mas acho que não será necessário pois regulei a bomba até conseguir uma pressão máxima de 1k quando exigido. (travei a válvula com um parafuso conforme foto)

    RESULTADO: minhas médias sempre foram na cidade (ainda não testado com a nova configuração) sempre menos de 6km/l no asfalto o máximo foi 7,02km/l desta vez mandei encher o tanque e fiz exatos 190,7km sendo 75km em estrada de chão e 115,7km no asfalto onde no asfalto procurei manter a velocidade entre 100 e 110km/h apenas em algumas ultrapassagens cheguei próximo de 130km/h (conferifos pelo gps do celular) a média final 9,08km/l o que achei "espetacular" tendo em vista o que estava acostumado.

    Impressões significativas: o principal foi a economia, excelente resposta, melhor aproveitamento da turbina onde mesmo em baixa rotação fica em torno de 0,4 a 0,5k enfim valeu muito a pena o up fora que ainda ficou assoviando a barulhinho da turbina pelo escapamento rsrsrs.

    Segue as fotos:

    turbinar motor OM314 original-2013-10-14-595.jpg turbinar motor OM314 original-2013-10-14-596.jpg

    turbinar motor OM314 original-2013-10-14-592.jpg turbinar motor OM314 original-2013-10-14-593.jpg

  • #4
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    Fabiano

    Você deslocou o radiador?

    Vou ver se consigo uma foto da minha instalação da K16.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    Fabiano

    Você deslocou o radiador?

    Vou ver se consigo uma foto da minha instalação da K16.
    Cristiano, não mexi no radiador está do mesmo jeito de quando comprei a band, unica coisa q mexi foi na aste que prende o radiador pois pegava na barra da direção.

    turbinar motor OM314 original-2013-10-05-586.jpg

  • #6
    Usuário Avatar de junior888
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    e ai, da para notar bastante diferença com a k16?
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por junior888 Ver Post
    e ai, da para notar bastante diferença com a k16?
    Bom dia Junior! Conforme relatei estou com a mesma pressão máxima com 2 voltas de bomba fechada fora que a turbina está sempre carregando mesmo em baixas rotações, a K16 tem mais palhetas por isso gira mais com menos gases. Excelente turbina.

  • #8
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    Já sei onde está o problema.

    Corte o excesso da mangueira superior do radiador, ela não pode fazer essa curva fechada.

  • #9
    Usuário Avatar de fabiano r
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    Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    Já sei onde está o problema.

    Corte o excesso da mangueira superior do radiador, ela não pode fazer essa curva fechada.
    Cristiano, não entendi, qual problema você está falando?? não tenho nenhum problema com o radiador ou o arrefecimento? Só não usei a valvula da turbina pois a mesma pega na barra da direção e como regulei a bomba a pressão não ultrapassa 1k e sendo assim não tenho necessidade da west gate.

  • #10
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    Fabiano

    Dá uma olhada na sua mangueira superior do radiador, na curva ela está um pouco enforcada. Eu estava tentando entender o porquê, por isso pensei que você tivesse deslocado o radiador por causa do seu intercoler, mas lembrei que essas mangueiras superiores estão vindo um pouco maiores, tem que ajustar mesmo.

    Sobre a wastegate, eu fiz um suporte para a minha e coloquei em outra posição, justamente porque não queria curvas fechadas.

    Arrumei uma foto da minha ainda na reforma, sem escapamento e filtro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos turbinar motor OM314 original-20130704_205431.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    Fabiano

    Dá uma olhada na sua mangueira superior do radiador, na curva ela está um pouco enforcada. Eu estava tentando entender o porquê, por isso pensei que você tivesse deslocado o radiador por causa do seu intercoler, mas lembrei que essas mangueiras superiores estão vindo um pouco maiores, tem que ajustar mesmo.

    Sobre a wastegate, eu fiz um suporte para a minha e coloquei em outra posição, justamente porque não queria curvas fechadas.

    Arrumei uma foto da minha ainda na reforma, sem escapamento e filtro.
    Cristiano, por que o sensor de temperatura da água está colocado no radiador? No meu motor (OM 314) está no bloco, na parte de cima? Tem vantagem do modo que você instalou? Outras perguntas: depois de turbinado o motor pode superaquecer? A turbina tem alguma regulagem? Se puder me esclarecer eu ficaria muito grato. Obrigado.
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #12
    Usuário Avatar de fabiano r
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    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Cristiano, por que o sensor de temperatura da água está colocado no radiador? No meu motor (OM 314) está no bloco, na parte de cima? Tem vantagem do modo que você instalou? Outras perguntas: depois de turbinado o motor pode superaquecer? A turbina tem alguma regulagem? Se puder me esclarecer eu ficaria muito grato. Obrigado.
    Bom dia CAPT! Sobre superaquecer depois do turbo! No meu caso na primeira tentativa de turbinar veio uma turbina muito "grande" 62.68 se não me engano para encher tive que abrir bem a bomba e no asfalto no forte do verão a temperatura chegava a passar no meio do "verde" no marcador chegando próximo ao vermelho depois que troquei por uma APL 42.48 não aqueceu mais. Agora estou com uma K16 sem a valvula West Gate (essa não coube no espaço que tinha ainda tenho que "engembrar" algo) então não tem como regular para ela dar no máx 1,2k por ex e a valvula aliviar. Ontem fui pegar o carro da patroa com ela 210km muito transito e sempre pé no fundo fiz uma média de 8,7km/l a turbina "disparou" várias vezes dai tinha q aliviar o pé para não estourar tudo e mesmo assim a temperatura ficava no meio da parte verde do marcador.

    Se está tudo certo com o radiador não vai superaquecer... (minha band tem turbo e intercooler)

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