x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 76
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 43

Suspensão a ar - Bandeirante

Pessoal,
    A partir das discussões no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...irante-30.html (Suspensão 4link na bandeirante), resolvi criar esse tópico para discutirmos a viabilidade de adoção da suspensão a ar adicionada ao feixe de mola do Bandeirante.
    Esse tópico visa atender aqueles que como eu utilizam o jipe no dia a dia e em viagens e querem maior conforto sem descaracterizar o veiculo.
    Assim, não vamos discutir a viabilidade do sistema em trilhas radicais, que exigem grandes cursos de suspensão e resistencia a impactos e contato com materiais perfurantes.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

Bom dia Hercílio!

Excelente ideia de criar esse tópico. Também tenho interesse nessa possível solução para melhorar o conforto.

Um abraço.

Márcio Humberto
    Band 89-Toyossauro
    Fibra-4P-TDI-LDA-5M-11x35-AC-VE-DH-Biselli-FDx4-Bloqueiox2-Flutuante

"Tem coisas que a gente não perde, se livra."

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 0
    Então, fiquei bastante empolgado com a possibilidade de se adaptar suspensão a ar na band, visando conforto. Entendo que é perfeitamente possível, visto que os ônibus, com muito mais peso, trabalham com suspensão a ar.
    Assim, comecei fuçar na internet e encontrei uma empresa aqui em Goiânia - Lowair - que faz essas adaptações.
    Liguei lá e o Claiton disse que é perfeitamente possível e que já fez várias para pick-us, como F-150. Retiram lâminas do feixe de molas, deixando apenas duas, e adicionam as bolsas, reguláveis eletronicamente. O conforto melhora muito, segundo ele.
    Programei uma visita na semana que vem, já que minha band tá no meca colocando barra estabilizadora.
    Assim que tiver novidades posto aqui, quem sabe não seja essa a solução, pois as mudanças não são drásticas (reversíveis) e os feixes de molas permanecem.
    Vamos ver ... já estou ansioso!!! heheh
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
    Entrada
    07/02/2013
    Local
    caçapava/SP
    Seria uma adaptação simples, teriam que ser feitos apenas "pratos" que seriam colocados acima dos eixos e abaixo do chassi para receberem as bolsas, as bolsas poderiam ter um compressor ou serem calibradas com válvula como pneus.
    No caso de se usar um compressor ligado ao motor teriam a vantagem de deixar a suspensão calibrada conforme o percurso, mais macia em trechos acidentados e mais rígida em trechos de maior velocidade além de ter ar embarcado no veiculo o que muitas vezes é útil, o que é importante caso seja essa a opção é o uso de quatro solenoides (uma por bolsa) algumas pessoas utilizam apenas duas (dianteira e traseira) deixando o veiculo perigoso em curvas pois quando é aplicada pressão em uma bolsa o ar é passado para a bolsa do lado oposto da curva, mas usando as quatro solenoides fica totalmente seguro.
    Espero ter ajudado.

Abraço a todos
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

Pessoal, se essa porcaria de já dá problemas em carros como Discovery 3 e 4 q vem de fábrica com isso imagine como ficaria uma adaptação?!?

Outra coisa é a indicação de uso, q nem de perto é para off-road...

Isso q nem estou falando da distribuição de peso sobre o chassis.... No feixe de mola cada eixo possui 4 pontos de apoio, mudando este sistema para molas ou pneumático o ponto de apoio ficará num único ponto fazendo com o o chassis fique muito mais propenso a trincas, torção, empenamento, etc etc etc...

Em resumo, não vale a pena, é a minha opinião....
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por mecamaniaco Ver Post
    Pessoal, se essa porcaria de já dá problemas em carros como Discovery 3 e 4 q vem de fábrica com isso imagine como ficaria uma adaptação?!?

Isso q nem estou falando da distribuição de peso sobre o chassis.... No feixe de mola cada eixo possui 4 pontos de apoio, mudando este sistema para molas ou pneumático o ponto de apoio ficará num único ponto fazendo com o o chassis fique muito mais propenso a trincas, torção, empenamento, etc etc etc...

Pois eu interesso ! Já tenho ar na Band,é meio caminho andado.O que eu gostaria de saber como é feito contrabalanço em curvas como nos onibus Double Deck onde carroceria nas curvas lado que deita mais o ar é injetado para compensar peso.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

Entrada
    07/02/2013
    Local
    caçapava/SP
    Citação Postado originalmente por mecamaniaco Ver Post

Amigo essas eles estão querendo somente melhorar o conforto das bands que são usadas em estradas, e não em trilhas.
    No uso off road essa suspensão seria péssima e sem curso, para off road continuo defendendo as molas helicoidais com links,
    mas no uso urbano e rural essa seria sem duvidas uma boa opção, e quanto a distribuição do peso, ele se dividiria em 6 pontos por eixo, lembrando que as laminas não ficariam totalmente sem ação, e mesmo que ficassem, seria apoiado como na colocação de links o que não em problema algum.
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

Entrada
    07/02/2013
    Local
    caçapava/SP
    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Pois eu interesso ! Já tenho ar na Band,é meio caminho andado.O que eu gostaria de saber como é feito contrabalanço em curvas como nos onibus Double Deck onde carroceria nas curvas lado que deita mais o ar é injetado para compensar peso.
    Não é feito, as bolsas funcionam como molas espirais.

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post
    Não é feito, as bolsas funcionam como molas espirais.
    Então pessoal, o que gostaria de saber é o seguinte: claro, tenho um 4x4 e quero continuar tendo um, não para trilhas, que não tenho o menor interesse em fazer, mas, de toda forma, usarei o carro em estradas de chão com valetas, sulcos, "costela de vaca" e outros. Aí vem a questão: as bolsas aguentam esse uso? pois não quero uma band só para uso urbano. Para isso teria um corolla.
    abçs
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Contribuindo para a discussão, segue comentários (colhidos aqui no forum) do mestre Leopoldo sobre as bolsas de ar em seu jipe:

"1- comparando com a mola original, o jeep fica mais macio.
    - o quanto, depende da quantidade de folhas no feixe que vc compara, mas em geral, a suspensão fica mais macia pois a "resposta elástica da mola" é diferente da mola helicoidal comum ou do feixe de mola. A mola a ar responde progressivamente à compressão. É como se fosse a mola heliptica de arame conico, mas tem a vantagem de poder ser regulada com a pressão.

2 - na estrada, é muito superior no quesito conforto.
    - no fora de estrada, apresenta limitações só se vc for trabalhar com grandes cursos de suspensão.

Observe que a band parece ter uma suspensão bem equilibrada comparando com o CJ original, tanto que o pessoal, converte o CJ com a suspensão parcial da band.

A suspensão a ar necessita um pesado serviço de adaptação, a menos que vc use como suspensão auxiliar: sem remover as molas originais."

abçs

Usuário
    Entrada
    10/02/2012
    Local
    Brasília/DF
    Isto muito me interessa! Gostaria de saber qual é a vida útil destas bolsas, e o que aconteceria se uma estourar com o carro em movimento?(pode ocorrer?)

DeMelo, você tem ideia do custo?

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por OliveiraDf Ver Post
    Isto muito me interessa! Gostaria de saber qual é a vida útil destas bolsas, e o que aconteceria se uma estourar com o carro em movimento?(pode ocorrer?)

DeMelo, você tem ideia do custo?
    Então Oliveira,
    Semana próxima levarei a Band em uma oficina especializada no assunto aqui em goiânia e depois postarei informações e, se o cabra lá liberar, fotos da suspensão instalada na F150 que ele possui.
    Vamos aguardar.
    abçs

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Suspensão 4link na bandeirante
      Por dalmo cruz torres no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 474
      Última resposta: 14/08/2016, 23:09
    2. LINK (braço suspensão) e outras peças Suspensão Samurai 98
      Por DANILO_SP no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 20/07/2012, 10:52
    3. Suspensão a ar
      Por douglasm no fórum Troller
      Respostas: 26
      Última resposta: 31/10/2010, 19:24
    4. Suspensão dura da bandeirante, da pra resolver?
      Por tiouepa no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 1
      Última resposta: 11/05/2010, 17:23
    5. Suspensão: Suspensão a Ar - bolsas pneumáticas
      Por haundrich no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 23/07/2006, 22:12

Permissões de Postagem