x
Convex Datacenter
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 76
    Usuário Avatar de Gugu-Mairipa
    Entrada
    18/12/2012
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por OliveiraDf Ver Post
    Isto muito me interessa! Gostaria de saber qual é a vida útil destas bolsas, e o que aconteceria se uma estourar com o carro em movimento?(pode ocorrer?)

DeMelo, você tem ideia do custo?

OliveiraDf, eu já tive suspensão a ar em um gol, e rodei somente uma semana (e estourei 2 bolsas), na minha suspensão tinha 1 solenoide em cada bolsa, mas mesmo assim fico uma merd@, eu jamais colocaria na minha Bande.... Procure usar bolsas de caminhão pois são muito mais resistentes...
    "Bananinhas Off Road" - Não nos pergunte se somos capazes, dê-nos uma missão 4x4 -
    Bande 98/99 jipe curto "Big Toy"/"Clone"

Usuário Avatar de João Eduardo
    Entrada
    01/01/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    Putz!

Mal acabei de instalar o Ar Comprimido e já vem estas idéias "malucas".
    Se for do tipo faça você mesmo, eu tô dentro.
    Agora, estou entendendo que a alteração é só na suspensão traseira, a da frente fica o feixe original, não é?
    Bandida: Fibra/14b/5m/Turbo/Ar/DH/flutuante/freio disco/rel. 12x35/Ar Comprimido.
    Transpantaneira, Serra Canastra e Jalapão: Missão cumprida.

Usuário Avatar de João Eduardo
    Entrada
    01/01/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por João Eduardo Ver Post
    Putz!

Agora, estou entendendo que a alteração é só na suspensão traseira, a da frente fica o feixe original, não é?
    Vou explicar melhor:

É que instalei a mola do Gol quadrado entre os feixes de molas traseiros e o chassis. Ganhei em estabilidade nas curvas, principalmente nas viagens, mas perdi em conforto na cidade, é que ela ficou "pulando" muito.
    Se eu tirar as molas helicoidais do Gol e instalar as bolsa de AR, somente na traseira, acredito que ficarei mais satisfeito.
    Bandida: Fibra/14b/5m/Turbo/Ar/DH/flutuante/freio disco/rel. 12x35/Ar Comprimido.
    Transpantaneira, Serra Canastra e Jalapão: Missão cumprida.

Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 43
    Lá fora tem kits feitos especialmente para o FJ40. (4WDbits Landcruiser FJ/BJ40 No Lift, 60 Rear Polyair Kit 50mm Lift)
    Não é tão caro, mas será que dá para importar na boa?
    E depois, se precisar manutenção, será fácil reparar?

Aqui no Brasil parece que só tem de caminhão e de carro tunado... As bolsas de caminhão são grandes e exageradas. Quem sabe tem para picapes.

Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    Então, fiquei bastante empolgado com a possibilidade de se adaptar suspensão a ar na band, visando conforto. Entendo que é perfeitamente possível, visto que os ônibus, com muito mais peso, trabalham com suspensão a ar.
    Assim, comecei fuçar na internet e encontrei uma empresa aqui em Goiânia - Lowair - que faz essas adaptações.
    Liguei lá e o Claiton disse que é perfeitamente possível e que já fez várias para pick-us, como F-150. Retiram lâminas do feixe de molas, deixando apenas duas, e adicionam as bolsas, reguláveis eletronicamente. O conforto melhora muito, segundo ele.
    Programei uma visita na semana que vem, já que minha band tá no meca colocando barra estabilizadora.
    Assim que tiver novidades posto aqui, quem sabe não seja essa a solução, pois as mudanças não são drásticas (reversíveis) e os feixes de molas permanecem.
    Vamos ver ... já estou ansioso!!! heheh
    DeMelo,
    Fico no aguardo dessas informações. Por enquanto é a fonte mais quente que temos.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Lá fora tem kits feitos especialmente para o FJ40. (4WDbits Landcruiser FJ/BJ40 No Lift, 60 Rear Polyair Kit 50mm Lift)
    Não é tão caro, mas será que dá para importar na boa?
    E depois, se precisar manutenção, será fácil reparar?

Aqui no Brasil parece que só tem de caminhão e de carro tunado... As bolsas de caminhão são grandes e exageradas. Quem sabe tem para picapes.

DeMelo,
    Fico no aguardo dessas informações. Por enquanto é a fonte mais quente que temos.
    Então Hercilio,

Lá eles estão colacando as bolsas em carros grandes, como hilux, F150, Pajeto etc, tanto para "tunar" quanto para melhorar o conforto. Pesquisei bastante na net hoje e o que pude perceber é que já existe um segmento para pick-ups no brasil
    De toda forma vou perguntar bastante por lá e ver a f150 que ele tem instalada a suspensão.
    Quanto às bolsas estourarem, isso ocorre mesmo, mas no caso citado pelo Gugu, acho que foi a qualidade de instalação, visto que o Leopoldo rodou mais de 10 anos no jipe dele e não teve esse problema.
    Outro ponto para ressaltar é que o Leopoldo colocou bolsas de caminhão (superdimencionadas) e no tópico que trata do assunto ele disse que não ficou tão grande assim, então é possível fazer essa opção também.
    Mas vamos com calma e pesquisando sempre.
    Semana que vem trago novidade.
    abçs
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post
    Seria uma adaptação simples, teriam que ser feitos apenas "pratos" que seriam colocados acima dos eixos e abaixo do chassi para receberem as bolsas, as bolsas poderiam ter um compressor ou serem calibradas com válvula como pneus.
    No caso de se usar um compressor ligado ao motor teriam a vantagem de deixar a suspensão calibrada conforme o percurso, mais macia em trechos acidentados e mais rígida em trechos de maior velocidade além de ter ar embarcado no veiculo o que muitas vezes é útil, o que é importante caso seja essa a opção é o uso de quatro solenoides (uma por bolsa) algumas pessoas utilizam apenas duas (dianteira e traseira) deixando o veiculo perigoso em curvas pois quando é aplicada pressão em uma bolsa o ar é passado para a bolsa do lado oposto da curva, mas usando as quatro solenoides fica totalmente seguro.
    Espero ter ajudado.

Abraço a todos
    Rodrigo,
    A adição de molas helicoidais ao feixe de mola foram desaconselhadas pela maioria aqui no forum.
    Segundo relatos, essas molas quando pressionadas em uma curva funcionam como um trampolim lançando um dos lados do carro para cima com alto risco de capotamento. E ainda, por equilibrar o carro em piso plano, dão a falsa impressão de estabilidade.
    Há algum risco desse comportamento ser repetido no caso da adição das bolsas?

Minha idéia inicial seria a de adicionar as bolsas sem o compressor. Nesse caso, seria possível calibrar as bolsas no compressor do posto de combustivel?

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Hercilio,

Acredito que a possibilidade de capotamento não existiria, pois as bolsas de ar trabalham de maneira diferente, dissipando a pressão no ar existente dentro da bolsa e não transferindo para a corroceria como faz a mola. Ademais, vc sempre pode calibar a bolsa.
    Quanto a possibilidade de usar um compressor de posto, existem bolsas com um bico parecido com o do pneu, então, em tese seria possível. Agora, não sei como seria quanto a praticidade e qualidade dessa calibragem. De toda forma, perguntarei isso lá na loja.
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho

Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Hercilio,
    Acredito que a possibilidade de capotamento não existiria, pois as bolsas de ar trabalham de maneira diferente, dissipando a pressão no ar existente dentro da bolsa e não transferindo para a corroceria como faz a mola. Ademais, vc sempre pode calibar a bolsa.
    Ainda assim, são bolsas de borracha cheias de ar. Será que não podem funcionar como aquelas bolas canguru. (Não sei se é do seu tempo, mas o brinquedo era uma bola que pulava com a criança sentada em cima, hahaha)

Quanto a possibilidade de usar um compressor de posto, existem bolsas com um bico parecido com o do pneu, então, em tese seria possível. Agora, não sei como seria quanto a praticidade e qualidade dessa calibragem. De toda forma, perguntarei isso lá na loja.
    Inicialmente seria assim para minimizar os custos.
    Uma vez aprovado nos testes, pensaria na colocação do compressor com bomba elétrica ou quem sabe até mesmo a instalação de freio a ar usando a bomba do motor.

Poxa vida, quem sabe achamos a solução, heim!

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Ainda assim, são bolsas de borracha cheias de ar. Será que não podem funcionar como aquelas bolas canguru. (Não sei se é do seu tempo, mas o brinquedo era uma bola que pulava com a criança sentada em cima, hahaha)

Uma vez aprovado nos testes, pensaria na colocação do compressor com bomba elétrica ou quem sabe até mesmo a instalação de freio a ar usando a bomba do motor.

Pois é.... Estou fazendo isso tudo para não desistir da minha band, mas estou muito inclinado, caso não dê certo, a partir para uma hilux 4runner (2001/02), pois o objetivo principal da compra da band foi para longos deslocamentos em asfalto e estrada de chão com a família. O único que fiz (3000km) sozinho terminei moído de tanto sacolejar dentro da band.
    Fico imaginando se tivesse levado a família.... criança pequena... affff
    Vamu que vamu

Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
    Entrada
    07/02/2013
    Local
    caçapava/SP

Hercilio nunca fiz uma montagem dessas, tenho um amigo que já montou várias suspensões a ar em carros de passeio,
    calibrar as bolsas em postos é possível sim, e no caso das molas a ar elas tem um efeito de "rebote" mais suave que molas helicoidais devido a elasticidade do ar e da borracha, mas mesmo assim aconselho o uso de amortecedores de dupla ação que fazem toda a diferença em uma suspensão, os traseiros da Ranger até 97 turbo gás cofap estou pagando R$ 415.00 os quatro eles darão conta no seu projeto.
    Eu deixaria 3 laminas de mola para não permitir o axle wrap alem de diminuir o peso aplicado nas bolsas, pessoas que montam suspensões a ar tunning costumam deixar o minimo possível de laminas para poder rebaixar o carro, no caso da band acho que não ficaria bom alem de não haver necessidade.
    Uma coisa muito importante é definir a "altura cruzeiro" dos amortecedores, ou seja a altura que ele ira trabalhar em uma estrada de asfalto onde serão desenvolvidas maiores velocidades, no caso dos que sugeri acima são exatamente o meio do curso do amortecedor, segundo o fabricante esse amortecedor tem regulagem automática e nessa posição é mais rígido e aumenta a estabilidade do veiculo.
    Caso precisem de auxilio no desenvolvimento de suportes, me coloco a disposição de todos tenho facilidade para corte em plasma e dobras aqui na minha região.

Abraços a todos.
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
    Entrada
    07/02/2013
    Local
    caçapava/SP
    Pesquisando encontrei esse trabalho que parece ser bem completo sobre molas pneumáticas e suas aplicações.

http://sites.poli.usp.br/d/pme2600/2...C_028_2009.pdf

Os devidos créditos estão anexados no link.
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por João Eduardo Ver Post
    Putz!

Começaram à mexer com o joao heheheeheh
    Joao,acredito que seja na dianteira e traseira ,deixando algumas molas originais com uma espécie de guia,o problema será em estrada de terra onde poderá acumular sujeira entre assento da bolsa e a dita cuja causando vazamento.Porisso é fundamental ter ar próprio na viatura como é nosso caso.Colocaçao de bolsas nao é dificil !
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Suspensão 4link na bandeirante
      Por dalmo cruz torres no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 474
      Última resposta: 14/08/2016, 23:09
    2. LINK (braço suspensão) e outras peças Suspensão Samurai 98
      Por DANILO_SP no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 20/07/2012, 10:52
    3. Suspensão a ar
      Por douglasm no fórum Troller
      Respostas: 26
      Última resposta: 31/10/2010, 19:24
    4. Suspensão dura da bandeirante, da pra resolver?
      Por tiouepa no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 1
      Última resposta: 11/05/2010, 17:23
    5. Suspensão: Suspensão a Ar - bolsas pneumáticas
      Por haundrich no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 23/07/2006, 22:12

Permissões de Postagem