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  • #1
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Oliveira,
    Tem que mudar tudo. Spoar é uma operação beeeemmm delicada, deve ser feita por especialistas.
    Um erro milimétrico põe tudo a perder.
    Implica na alteração de ângulos dos cardãs e o resultado é diferente entre o jipe curto e o longo, bem como entre jipes com diferencial central e deslocado.
    Resumindo, não dá pra fazer em casa.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #2
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Oliveira,
    Tem que mudar tudo. Spoar é uma operação beeeemmm delicada, deve ser feita por especialistas.
    Um erro milimétrico põe tudo a perder.
    Implica na alteração de ângulos dos cardãs e o resultado é diferente entre o jipe curto e o longo, bem como entre jipes com diferencial central e deslocado.
    Resumindo, não dá pra fazer em casa.
    Hercilio,

    É perfeitamente possível fazer em casa!!!

    Dependendo da garagem... e da oficina... fazer em casa terá um resultado final muito melhor!!! O importante é fazer com capricho e atenção a todos os detalhes.

    SPOA bem feito é caro. Pois não basta reposicionar as molas e cardãs... envolve novos amortecedores, high steer, flexíveis de freio, etc.

    Para uma Band ESTRADEIRA eu vejo um investimento desnecessário. Mas é somente minha opinião.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #3
    Band ESTRADEIRA.

    Bom, nesse caso eu não recomendo SPOA. E tampouco pneus maiores que 285/75R16.

    Pneus 35? São bonitos e relativamente funcionais. E só.

    Pneu grande = estepe grande. Excesso de peso. Dificuldade de conseguir um pneu extra no caminho (se necessário).

    A viatura fica muito alta e carregar / descarregar durante a viagem é muito anti-ergonômico. Dependendo da altura de sua companheira, vai precisar carregar um banco / escada portátil para ela!!!

    Além de forçar freio, embreagem, piorar consumo, piorar aceleração, etc.

    Optei por essa escolha na HDJ e estou um pouco "arrependido". Vou voltar para os 33 ou 285. Idealmente 255/85R16.

    Se quer uma Band cabine dupla estradeira, eu iria no seguinte sentido:

    - suspensão totalmente original com pneus 7.50 ou 265 ou o menor body lift possível para calçar pneus 285.
    - freio a disco nas 4 rodas
    - bloqueios de diferencial on/off (ARB)
    - kit turbo intercooler
    - câmbio 5 marchas

    E pronto. Não precisa mais que isso.

    Nessa configuração, somando um bom guincho, snorquel, paciência e técnica off road, chega-se na Serra do Sol. Com alguma dificuldade, mas chega.

    Abs.
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #4
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    Hercilio, caramba parece até que você me conhece a um tempão, ja imaginou que eu queria fazer em casa, até queria.
    Abraço.

    Elmer, vi um tópico seu sobre SPOA, você antes usava jumelo alto e acabou quebrando o suporte que segura a mola, estou querendo colocar na minha band longa, não farei nada de trilhas pesada, só passeio, será que vale a pena? mais por estética.

    abraço.

  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por OliveiraDf Ver Post
    Hercilio, caramba parece até que você me conhece a um tempão, ja imaginou que eu queria fazer em casa, até queria.
    Abraço.

    Elmer, vi um tópico seu sobre SPOA, você antes usava jumelo alto e acabou quebrando o suporte que segura a mola, estou querendo colocar na minha band longa, não farei nada de trilhas pesada, só passeio, será que vale a pena? mais por estética.

    abraço.
    Aquele serviço fiz no carro de um cliente, eu não recomendo o uso de jumelo alto porque não levanta nada na suspensão, deixa o carro mais duro e instável e ainda corre esse risco de quebrar alguma coisa no chassi.

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de titanium
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    Grande Loras, meu caro! Um prazer te-lo aqui no tópico, passando um pouco de sua experiência!

    Pois é... estive pensando e acho que vou manter os 265/75 (ou no máximo uns 285)... só que num desenho Mud...

    se a band ficar muito alta, ela não entrará na minha garagem.. ai nao dá certo.. alem do que, hoje ela está sem DH e sem turbo, o que fica inviável para o momento..


    Abração a todos
    --
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  • #7
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    Estou com o Ricardo(Loras).. fui nos Lençois Maranhenses e lá só tem Band pickup CS, motor 14B, carregando 12 a 13 psgrs.(transporte de turistas e fazendo linha de transporte de pessoas entre as cidades e comunidades) todas elas enfrentando areões sem fim e alagadiços que cobrem o capô....e todas originais. Só aumentam o número de molas, 2 amortecedores de cada lado atras, snorkel e pneus 265X75X16 a maioria Firestone destination que eles dizem serem os melhores para os areões.
    E eles fazem cada coisa com as Band....
    GM BLAZER 2.8 4x4 2005, EX-TROLLER 3.0 07, EX BAND 93

  • #8
    Usuário Avatar de titanium
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    Acho que já vi uns vídeos dessa turma, Paulo!
    Fiquei realmente impressionado com o que eles fazem com as Bands!!

    Gostei bastante dos Dunlop que coloquei!
    Para andar no areião, eles até que se sairam bem!

    De toda forma, obrigado pelas informações...

    Oliveira, curtiu ae o relato??

    Abraços
    --
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  • #9
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    Curti sim titanium, eu achava que com jumelos maiores ficaria mais macio, até pela alavanca se tornar maior, mas na pratica é outra coisa. Obrigado Elmer.

    Abraço

  • #10
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    Simplesmente, Linda!!!
    Nas Alturas!!


    Mas gostaria de fazer uma pergunta ao GUIGA TOSTES!!! Meu caro, você está conseguindo rodar a qual velocidade (com segurança) na sua???
    E, ainda, se Possível, um valor aproximado para o investimento... acho que ajudaria alguns interessados.... (EU já desisti da idéia)


    Abraços a todos
    --
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  • #11
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Simplesmente, Linda!!!
    Nas Alturas!!


    Mas gostaria de fazer uma pergunta ao GUIGA TOSTES!!! Meu caro, você está conseguindo rodar a qual velocidade (com segurança) na sua???
    E, ainda, se Possível, um valor aproximado para o investimento... acho que ajudaria alguns interessados.... (EU já desisti da idéia)


    Abraços a todos
    Bom dia!

    Li agora alguns posts no inicio do tópico e vi que há um engano, a minha Band não é SPOA, ou seja os feixes de molas encontram-se na posição original sob os eixos. O que há de diferente são jumelos revolver na traseira e suportes de amortecedor modificados na dianteira e traseira para acomodar amortecedores de curso mais longo e isso combinado com barra estabilizadora dianteira original(ajuda no onroad e expedições, mas limita o curso em trilhas mais fortes). A velocidade de cruzeiro atualmente está em 100km/h e a máxima em 120km/h por conta da relação de diferencial mais curta(9:37) que utilizo e isso limita a velocidade pois o giro vai nas alturas...já em uso offroad a relação curta é excelente.

    O investimento para um SPOA bem feito(com serviço de 1a./conhecimento +barras anti rolagem + hi-steer + jumelos revolver e amortecedores especiais) deve girar por baixo na casa dos 3K...se a pedida fosse para uma Band trilheira, ai sim SPOA seria recomendado. Teria bom ganho em flexibilidade/curso e lift/espaço para pneus grandes...tanto que 35" pareceria pequeno.

    Agora voltando ao tópico, concordo com os colegas, na pratica não há motivos pro(técnicos e $) suficientes para realizar a conversão SPOA em uma Band estradeira. Para esta proposta os feixes de molas na posição original atendem muito bem e garantem as conhecidas: robustez, confiabilidade e baixo custo de manutenção.

    Se a idéia é usar pneus um pouco maiores(até 33" ou 285) invista em um body lift de no máximo 2"(eu não passaria de 1 1/2") e jumelos um pouco maiores na traseira aliados a amortecedores melhores como os Rancho, Procomp, Bilstein ou até os Cofap a gas que garantirão melhor performance e conforto(mas não lift). A configuração proposta pelo Loras alguns posts atrás é excelente para este propósito(expedições e estradas de todo tipo) além da dica valiosa sobre os pneus X altura X capacidade de carga.

    Se ainda não conhece, de uma olhada na configuração dessa Band(LandCruiser) da Holanda que viaja pelo mundo desde 2003 e está atualmente na região Norte de nosso pais encarando todo tipo de terreno para conhecer e explorar as belezas e lugares da região. Segue link: LandCruising Adventure

    Abraço
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #12
    Usuário Avatar de titanium
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    Guilherme, desculpe o erro! rsrsrs...
    Por sua Band. ser muito alta, Pensei que ela tivesse "SPOAda".

    De toda forma, a orientação quanto a Não fazer SPOA pra Estradeira, eu já internalizei...
    Não só pelo custo, mas por todos os motivos expostos..

    Abraços
    --
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