Camarada, vamos com calma. Pra enfrentar a Transamazônica em qualquer período que não seja o de chuvas críticas (Março, Abril e Maio) você não precisa nem de pneus tão grandes, nem de SPOA. Você precisa mesmo é de um guincho e (talvez) bloqueios de diferencial.
Eu estou me planejando pra enfrentar a Transamazônica (sozinho) desde o começo do ano. Eu ia agora em Janeiro de 2013 mas por conta de uma cirurgia e outros fatores externos, vou ter que adiar a viagem ao menos mais 1 ano. Minha Band tem pneus 265/75-R16 e mesmo assim acho que não terei muitos problemas. Mas a minha Band já está equipada com um Ekron, 2 tanques de combustível (125L de diesel) e 2 estepes (com 1 provavelmente já dava, mas vou levar 2 já que vou sozinho).
Mesmo esses calços de 2'' já requerem alterações mais delicadas no veículo. Com calços tão grandes você precisará mexer no ângulo da direção.
Lembre-se: pessoas cruzam a transamazônica com carro de passeio em épocas de seca. Um camarada daqui do fórum mesmo foi de SP até Boa Vista de opala! E não passou perrengue.
Acho que você precisa pensar no básico necessário antes de pensar em modificações mais extremas. A primeira coisa que eu investiria seria em um snorkel, suspiros de diferencial elevados e um guincho (de preferência mecânico).