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  • #1
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Show de Bola!!
    Na hora que tiver procurando os INJETORES, da uma consultada na NAUT PARTS(www.naut.com.br) , fala com o João ou Haruo.
    Abraço
    Sérgio.
    ehehe Show de bola.... será lá msm a compra.. ehehehe

    Absss
    Felippe (Bob Filho)

  • #2
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Citação Postado originalmente por mecamaniaco Ver Post
    Do mau esse negócio eim.... Quero ver os videos depois de tudo prono...
    ehehehhe Valeu Meca... vou fazer uns vídeos em movimento agora com os injetores originais e depois, que terminar tudo, faço com os novos ...

    Citação Postado originalmente por Guiga Tostes Ver Post
    Ai siiiim!!!! Finalmente o tópico...agora só faltam os vídeos!!!!

    Monstro o projeto!!!
    Eheheheh... Falae Guiga... Até que fim o tópico saiu .. ehehehe... estava esperando ter mais detalhes para compartilhar... eeheheh .. tudo tranquilis ae?
    Felippe (Bob Filho)

  • #3
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    Felippe

    É impressionante como você consegue encontrar novas soluções para tirar mais desses nossos motores. É mais uma prova de como esse motor Mercedes é resistente.

    Eu vi que você está sem cardã dianteiro...

    Você está com um sensor de temperatura de óleo instalado no parafuso do cárter?

    Você enrolou o termotape seco no escapamento? Para dar melhor acabamento tem que mergulhar na água.

    Meus parabéns!!

    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    Felippe

    É impressionante como você consegue encontrar novas soluções para tirar mais desses nossos motores. É mais uma prova de como esse motor Mercedes é resistente.

    Eu vi que você está sem cardã dianteiro...

    Você está com um sensor de temperatura de óleo instalado no parafuso do cárter?

    Você enrolou o termotape seco no escapamento? Para dar melhor acabamento tem que mergulhar na água.

    Meus parabéns!!

    Abraço
    Fala Attie....

    Cara... dessa vez, o sucesso do projeto é graças ao Sergio, q fez o dimensionamento corretissimo do conjunto ... o meu mérito é somente da montagem ...

    Com certeza, o mercedão é resistente.. ehehehee

    Isso, estou sem cardan pois estou trocando as cruzetas e ainda nao tive tempo de montar no lugar... ehehehe

    Isso, sensor de temp do oleo no parafuso do bujao... e o fio na foto esta ao lado da mola esquerda.. estava trocando oleo nessa foto....

    No escape, enrolei com a termotape molhada, pois estava fora do lugar.... no caracol, enrolei com ela seca, pq ia ficar ruim a posicao ali...

    Valeu !!!

    Abssss
    Felippe (Bob Filho)

  • #5
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    Caro Felippe

    Você tem um pirômetro nesse seu Bandeirante anabolizado? Sem querer ser um corta-onda, se você não mede o EGT talvez fosse uma boa idéia. Digo isso porque eu torço pra nada de ruim acontecer nessa sua monstruosidade mecânica (inclusive porque eu tô remando nessa onda), e o pirômetro é uma salvação da pátria caso (noc-noc) alguma coisa aconteça com essa sua turbina de hidroelétrica. No caso da K16 acho que ela tinha menos chance de dar pau, mas essa 70/36... nunca se sabe. Enfim, eu imagino que você tenha o EGT+termopar, mas se não tiver pense nisso. Não é um instrumento caro, nem difícil de instalar e pode te salvar de um prejuízo épico. Sem falar que você não fica encostado longe de casa com o motor em pedaços; melhor voltar pra casa aspirado que rebocado.

    ; ˆ)

    Abraço do amigo (e aluno);
    Chico

  • #6
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Caro Felippe

    Você tem um pirômetro nesse seu Bandeirante anabolizado? Sem querer ser um corta-onda, se você não mede o EGT talvez fosse uma boa idéia. Digo isso porque eu torço pra nada de ruim acontecer nessa sua monstruosidade mecânica (inclusive porque eu tô remando nessa onda), e o pirômetro é uma salvação da pátria caso (noc-noc) alguma coisa aconteça com essa sua turbina de hidroelétrica. No caso da K16 acho que ela tinha menos chance de dar pau, mas essa 70/36... nunca se sabe. Enfim, eu imagino que você tenha o EGT+termopar, mas se não tiver pense nisso. Não é um instrumento caro, nem difícil de instalar e pode te salvar de um prejuízo épico. Sem falar que você não fica encostado longe de casa com o motor em pedaços; melhor voltar pra casa aspirado que rebocado.

    ; ˆ)

    Abraço do amigo (e aluno);
    Chico
    Louvável sua preocupação, sem dúvida. Porém, devemos mais RELACIONAR o "AUMMENTO DA TEMPERATURA DOS GASES DE ESCAPE" OU "SUPERAQUECIMENTO", À MISTURA AR/COMBUSTÍVEL, DO QUE AO TAMANHO DA TURBINA. Em síntése, temos neste caso espécifico da BAND do Felipe, um turbo(mais especificamente COMPRESSOR ou CARCAÇA FRIA) capaz de "produzir" fluxo/vazão" de ar suficientemente necessários, para alimentar uma potencia de 230 a 250 cv num motor diesel de 4.0L, a uma rotação pre determinada POSSÍVEL. E que PARA ISSO, ele terá que colocar os PEQUENOS INJETORES(que ele já tem as especificações guardadas a sete chaves,hehehehehe..., bricadeira, que quiser saber, depois podemos informar), capazes de fornecer(alimentar) esta mistura, na proporção(teórica evidentemente, mas não longe da realidade)ESTEQUIOMÉTRICA IDEAL(16,5 a 17:1), um pouco acima(pobre,21:1)), para que seja promovida toda a queima do diesel, contudo, sem proporcionar excesso de O2, em quantidades capazes de superaquecer o motor(maior quantidade de O2, maior poder calorífero da chama produzida na combustão). Junte -se a isso uma TURBINA(CARCAÇA QUENTE) pequena o suficiente, DENTRO DE UMA CONFIGURAÇÃO POSSIVEL, em função do motor, potencia pretendida, etc, para ser capaz de OTIMIZAR A ACELERAÇÃO A NÍVEIS SATISFATÓRIOS, TRAZENDO OU FAZENDO COM QUE O TORQUE MÁXIMO, FIQUE NA FAIXA DE RPM O MAIS BAIXO POSSÍVEL. E juntado a tudo isso, um bom sistema de WASTEGATE(interna ou externa), para controlar a pressão de pico, consequentemente preservando o funcionamento do motor.
    Por isso posso lhe afirmar, que, dependendo em que motor/configuaração seja usada, um K16, poderá provocar tanto ou mais aquecimento que a "USINA" do Felippe.
    Abraço
    Sérgio.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Louvável sua preocupação, sem dúvida. Porém, devemos mais RELACIONAR o "AUMMENTO DA TEMPERATURA DOS GASES DE ESCAPE" OU "SUPERAQUECIMENTO", À MISTURA AR/COMBUSTÍVEL, DO QUE AO TAMANHO DA TURBINA. Em síntése, temos neste caso espécifico da BAND do Felipe, um turbo(mais especificamente COMPRESSOR ou CARCAÇA FRIA) capaz de "produzir" fluxo/vazão" de ar suficientemente necessários, para alimentar uma potencia de 230 a 250 cv num motor diesel de 4.0L, a uma rotação pre determinada POSSÍVEL. E que PARA ISSO, ele terá que colocar os PEQUENOS INJETORES(que ele já tem as especificações guardadas a sete chaves,hehehehehe..., bricadeira, que quiser saber, depois podemos informar), capazes de fornecer(alimentar) esta mistura, na proporção(teórica evidentemente, mas não longe da realidade)ESTEQUIOMÉTRICA IDEAL(16,5 a 17:1), um pouco acima(pobre,21:1)), para que seja promovida toda a queima do diesel, contudo, sem proporcionar excesso de O2, em quantidades capazes de superaquecer o motor(maior quantidade de O2, maior poder calorífero da chama produzida na combustão). Junte -se a isso uma TURBINA(CARCAÇA QUENTE) pequena o suficiente, DENTRO DE UMA CONFIGURAÇÃO POSSIVEL, em função do motor, potencia pretendida, etc, para ser capaz de OTIMIZAR A ACELERAÇÃO A NÍVEIS SATISFATÓRIOS, TRAZENDO OU FAZENDO COM QUE O TORQUE MÁXIMO, FIQUE NA FAIXA DE RPM O MAIS BAIXO POSSÍVEL. E juntado a tudo isso, um bom sistema de WASTEGATE(interna ou externa), para controlar a pressão de pico, consequentemente preservando o funcionamento do motor.
    Por isso posso lhe afirmar, que, dependendo em que motor/configuaração seja usada, um K16, poderá provocar tanto ou mais aquecimento que a "USINA" do Felippe.
    Abraço
    Sérgio.
    Sergio, não estou alegando que em condições normais de uso a K16 mande mais ou menos calor que a Master Power .70/.36 que o Felippe preparou. O que eu acho é que a K16 é uma turbina que oferece menos chance de explodir e destruir o motor do Felippe por ser uma turbina (o Felippe vai concordar comigo) que tem uma qualidade mecânica e de materiais de primeira categoria. A Master Power é uma excelente turbina, mas não se compara em qualidade com a BorgWarner.

    E turbinas explodem, Sergio, e quando isso acontece causam um dano tremendo no motor podendo destruir um 364 em poucos segundos.

    O Pirômetro funciona quando a turbina entra em pane total (lembra na F1 nos anos '80 quando explodia uma turbina e saía uma fumaça imensa do escapamento do carro? Era o motor inteiro indo pro saco, não só a turbina) jogando detritos no motor e temperaturas altíssimas que acabam com o motor em segundos. O pirômetro tem um sensor termopar que fica preso a descarga logo na saída da caixa quente e ele acusa mudanças de temperatura muito rápidamente, muito antes da temperatura da água subir. Quando a turbina vai para o espaço, a temperatura dos gases de exaustão dispara na hora e o pirômetro acusa essa mudança instantaneamente, no ponteiro ou digitalmente, e toca um sinal de aviso pelo instrumento. Se isso acontece você desliga o motor imediatamente e retira a tubulação da caixa fria da turbina para o coletor de admissão, desativando a turbina, e o carro passa a ser 'aspirado'. Dessa forma você volta pra casa pê-da-vida dirigindo porque perdeu a turbina, mas, pensando bem, aliviado porque o motor está inteiro.

    Abraço;
    Chico

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Sergio, não estou alegando que em condições normais de uso a K16 mande mais ou menos calor que a Master Power .70/.36 que o Felippe preparou. O que eu acho é que a K16 é uma turbina que oferece menos chance de explodir e destruir o motor do Felippe por ser uma turbina (o Felippe vai concordar comigo) que tem uma qualidade mecânica e de materiais de primeira categoria. A Master Power é uma excelente turbina, mas não se compara em qualidade com a BorgWarner.

    E turbinas explodem, Sergio, e quando isso acontece causam um dano tremendo no motor podendo destruir um 364 em poucos segundos.

    O Pirômetro funciona quando a turbina entra em pane total (lembra na F1 nos anos '80 quando explodia uma turbina e saía uma fumaça imensa do escapamento do carro? Era o motor inteiro indo pro saco, não só a turbina) jogando detritos no motor e temperaturas altíssimas que acabam com o motor em segundos. O pirômetro tem um sensor termopar que fica preso a descarga logo na saída da caixa quente e ele acusa mudanças de temperatura muito rápidamente, muito antes da temperatura da água subir. Quando a turbina vai para o espaço, a temperatura dos gases de exaustão dispara na hora e o pirômetro acusa essa mudança instantaneamente, no ponteiro ou digitalmente, e toca um sinal de aviso pelo instrumento. Se isso acontece você desliga o motor imediatamente e retira a tubulação da caixa fria da turbina para o coletor de admissão, desativando a turbina, e o carro passa a ser 'aspirado'. Dessa forma você volta pra casa pê-da-vida dirigindo porque perdeu a turbina, mas, pensando bem, aliviado porque o motor está inteiro.

    Abraço;
    Chico
    Fala Chico:
    Louváveis suas colocações, bastante oportunas, mas vamos organizar as idéias:
    1- Nenhuma turbina "manda" mais ou menos calor para o motor, AO CONTRÁRIO, RECEBE MAIS OU MENOS CALOR, em função da quantidade de ar que ela "pressurizou" para dentro do motor, e que quantidade de combustível foi "misturado" a esta massa de ar(estequiometria). Porque a intensidade do calor(temperatura), é originado na explosão, proveniente da queima da mistura ar/combustível. Esta "temperatura" pode ser maior ou menor, em função(como falei antes), da propporção ESTEQUIOMÉTRICA da mesma. Se for pobre, vai aquecer e arrenbentar o motor, e em seguida a turbina, e por consequencia, agravará ainda mais as avarias no motor, pois "lançará" partículas sólidas" para o inetrior do mesmo, via admissão. Não que não possa acontecer num diesel, mas mistura pobre, é bem mais comum EM MOTORES OTTO, pois se altera facilmente a estequiometria, "externamente", diferentemente do motor diesel, pois não é possivel, com o motor em funcionamento, alterar o debito da bomba, o que quando se faz, é para provocar o ENRIQUECIMENTO da mistura(abrir a bomba pra mandar mais óleo). Turbinas explodem sim, se tiverem sem manutenção, ou forem exigidas( manutenção mal feita, já é exigir da bicha) ao extremo, como nos carros de corrida(com motores a gasolina, abviamente), pois não é comum, explodirem.
    2- Lógico e evidente, que BW, HOLSET, GARRETT, TURBONETICS, são melhores que a MP, BIAGGIO, etc, mas além do custo benefício, comparando BW com MP por exemplo, não é fácil(quase impossivel), de se encontrar peças(rotores, caracóis, conjuntos rotativos, etc), avulsos, destas "GRIFES", para montar um turbocompressor, com as características desejáveis, a não ser um projeto em conjunto com uma montadora de veículos. Mas pode crer, que as MP, e até as BIAGGIO, já estão bem melhores quea 10 anos atrás, inclusive, com ótimos "bancos de provas", nas competições de arrancadas, rallyes, FÓRMULA TRUCK(para os conjuntos a equipar motores diesel), entre outras competições.
    3- Volto a reiterar que a sua colocação é de grande valia, e com certeza, sou extremanete favorável ao uso do pirõmetro, como também até de uma sonda lambda, pra termos em mãos, instantaneamente, as condições de mistura( os eletronicos diesel estão ai, fazendo uso destes equipamentos, senão o CAMMON RAIL não funciona legal,rs.
    Abraço.
    Sérgio.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Fala Chico:
    Louváveis suas colocações, bastante oportunas, mas vamos organizar as idéias:
    1- Nenhuma turbina "manda" mais ou menos calor para o motor, AO CONTRÁRIO, RECEBE MAIS OU MENOS CALOR, em função da quantidade de ar que ela "pressurizou" para dentro do motor, e que quantidade de combustível foi "misturado" a esta massa de ar(estequiometria). Porque a intensidade do calor(temperatura), é originado na explosão, proveniente da queima da mistura ar/combustível. Esta "temperatura" pode ser maior ou menor, em função(como falei antes), da propporção ESTEQUIOMÉTRICA da mesma. Se for pobre, vai aquecer e arrenbentar o motor, e em seguida a turbina, e por consequencia, agravará ainda mais as avarias no motor, pois "lançará" partículas sólidas" para o inetrior do mesmo, via admissão. Não que não possa acontecer num diesel, mas mistura pobre, é bem mais comum EM MOTORES OTTO, pois se altera facilmente a estequiometria, "externamente", diferentemente do motor diesel, pois não é possivel, com o motor em funcionamento, alterar o debito da bomba, o que quando se faz, é para provocar o ENRIQUECIMENTO da mistura(abrir a bomba pra mandar mais óleo). Turbinas explodem sim, se tiverem sem manutenção, ou forem exigidas( manutenção mal feita, já é exigir da bicha) ao extremo, como nos carros de corrida(com motores a gasolina, abviamente), pois não é comum, explodirem.
    2- Lógico e evidente, que BW, HOLSET, GARRETT, TURBONETICS, são melhores que a MP, BIAGGIO, etc, mas além do custo benefício, comparando BW com MP por exemplo, não é fácil(quase impossivel), de se encontrar peças(rotores, caracóis, conjuntos rotativos, etc), avulsos, destas "GRIFES", para montar um turbocompressor, com as características desejáveis, a não ser um projeto em conjunto com uma montadora de veículos. Mas pode crer, que as MP, e até as BIAGGIO, já estão bem melhores quea 10 anos atrás, inclusive, com ótimos "bancos de provas", nas competições de arrancadas, rallyes, FÓRMULA TRUCK(para os conjuntos a equipar motores diesel), entre outras competições.
    3- Volto a reiterar que a sua colocação é de grande valia, e com certeza, sou extremanete favorável ao uso do pirõmetro, como também até de uma sonda lambda, pra termos em mãos, instantaneamente, as condições de mistura( os eletronicos diesel estão ai, fazendo uso destes equipamentos, senão o CAMMON RAIL não funciona legal,rs.
    Abraço.
    Sérgio.
    Sergio

    Então vamos reorganizar essas suas ideias.

    1- A turbina manda sim calor para dentro do motor a despeito da temperatura na hora da admissão. A caixa fria (no caso a .70 do Felippe) quando pressuriza o ar esquenta esse ar tremendamente. Ela recebe o ar frio vindo do filtro de ar e quando pressuriza o ar esse ar já parte da turbina numa temperatura alta. Por isso é que existe o intercooler, para abaixar a temperatura do ar. Você não está confundindo a caixa fria com a caixa quente? Quando você diz RECEBE MAIS OU MENOS CALOR você se refere a caixa quente que é a turbina de exaustão, mas a caixa fria sopra um ar quente (que é resfriado pelo intercooler antes do coletor de admissão). Se essa turbina explodir ela destroi o motor e o Pirômetro (que fica logo na saida da quente) serve para acusar a mudança brusca (aumento) da temperatura (vai de 300ºC para 1000ºC em segundos).

    2 - A Borg Warner não é uma "GRIFE", e não é "quase impossível" encontrar peças para turbinas BorgWarner. A BorgWarner tem uma fábrica em Campinas a 37 anos, onde as K16 e várias outras turbinas são fabricadas (e de lá exportadas para fora do Brasil), o que não falta é peça de reposição para turbinas da Borg Warner.

    Sérgio, eu apenas sugeri uma peça de equipamento que o Felippe já possui. Acho que esse assunto esgotou.

    Abaço;
    Chico

  • #10
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Falae Chicão....

    Tenho EGT sim ... Se reparar no vídeo, da esquerda para a direita a sequencia é: Turbo, EGT e temp do óleo ...

    Absssss e vlw pela preocupação.... ahhh alias .. ehehe... se vc ver um pistão caindo do céu... pega ele pra mim, pq veio aki de Sampa.. ehehehehehe
    Felippe (Bob Filho)

  • #11
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    .... ahhh alias .. ehehe... se vc ver um pistão caindo do céu... pega ele pra mim, pq veio aki de Sampa.. ehehehehehe[/QUOTE]

    Como assim? aconteceu alguma coisa?

    À propósito qual a temperatura média desses seus gases..., digo, gases de exaustão do motor com a 70/36?

    Abraço;
    Chico

  • #12
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    Só por curiosidade, qual a embreagem e plato que você está usando na Band?

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