
Postado originalmente por
SERGIO AUGUSTO
Fala Chico:
Louváveis suas colocações, bastante oportunas, mas vamos organizar as idéias:
1- Nenhuma turbina "manda" mais ou menos calor para o motor, AO CONTRÁRIO, RECEBE MAIS OU MENOS CALOR, em função da quantidade de ar que ela "pressurizou" para dentro do motor, e que quantidade de combustível foi "misturado" a esta massa de ar(estequiometria). Porque a intensidade do calor(temperatura), é originado na explosão, proveniente da queima da mistura ar/combustível. Esta "temperatura" pode ser maior ou menor, em função(como falei antes), da propporção ESTEQUIOMÉTRICA da mesma. Se for pobre, vai aquecer e arrenbentar o motor, e em seguida a turbina, e por consequencia, agravará ainda mais as avarias no motor, pois "lançará" partículas sólidas" para o inetrior do mesmo, via admissão. Não que não possa acontecer num diesel, mas mistura pobre, é bem mais comum EM MOTORES OTTO, pois se altera facilmente a estequiometria, "externamente", diferentemente do motor diesel, pois não é possivel, com o motor em funcionamento, alterar o debito da bomba, o que quando se faz, é para provocar o ENRIQUECIMENTO da mistura(abrir a bomba pra mandar mais óleo). Turbinas explodem sim, se tiverem sem manutenção, ou forem exigidas( manutenção mal feita, já é exigir da bicha) ao extremo, como nos carros de corrida(com motores a gasolina, abviamente), pois não é comum, explodirem.
2- Lógico e evidente, que BW, HOLSET, GARRETT, TURBONETICS, são melhores que a MP, BIAGGIO, etc, mas além do custo benefício, comparando BW com MP por exemplo, não é fácil(quase impossivel), de se encontrar peças(rotores, caracóis, conjuntos rotativos, etc), avulsos, destas "GRIFES", para montar um turbocompressor, com as características desejáveis, a não ser um projeto em conjunto com uma montadora de veículos. Mas pode crer, que as MP, e até as BIAGGIO, já estão bem melhores quea 10 anos atrás, inclusive, com ótimos "bancos de provas", nas competições de arrancadas, rallyes, FÓRMULA TRUCK(para os conjuntos a equipar motores diesel), entre outras competições.
3- Volto a reiterar que a sua colocação é de grande valia, e com certeza, sou extremanete favorável ao uso do pirõmetro, como também até de uma sonda lambda, pra termos em mãos, instantaneamente, as condições de mistura( os eletronicos diesel estão ai, fazendo uso destes equipamentos, senão o CAMMON RAIL não funciona legal,rs.
Abraço.
Sérgio.