Show de Bola:concordo:!!
Na hora que tiver procurando os INJETORES, da uma consultada na NAUT PARTS(www.naut.com.br) , fala com o João ou Haruo.
Abraço
Sérgio.
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Show de Bola:concordo:!!
Na hora que tiver procurando os INJETORES, da uma consultada na NAUT PARTS(www.naut.com.br) , fala com o João ou Haruo.
Abraço
Sérgio.
Felippe
É impressionante como você consegue encontrar novas soluções para tirar mais desses nossos motores. É mais uma prova de como esse motor Mercedes é resistente.
Eu vi que você está sem cardã dianteiro...
Você está com um sensor de temperatura de óleo instalado no parafuso do cárter?
Você enrolou o termotape seco no escapamento? Para dar melhor acabamento tem que mergulhar na água.
Meus parabéns!!
Abraço
Fala Attie....
Cara... dessa vez, o sucesso do projeto é graças ao Sergio, q fez o dimensionamento corretissimo do conjunto ... o meu mérito é somente da montagem ...
Com certeza, o mercedão é resistente.. ehehehee
Isso, estou sem cardan pois estou trocando as cruzetas e ainda nao tive tempo de montar no lugar... ehehehe
Isso, sensor de temp do oleo no parafuso do bujao... e o fio na foto esta ao lado da mola esquerda.. estava trocando oleo nessa foto....
No escape, enrolei com a termotape molhada, pois estava fora do lugar.... no caracol, enrolei com ela seca, pq ia ficar ruim a posicao ali...
Valeu !!!
Abssss
Caro Felippe
Você tem um pirômetro nesse seu Bandeirante anabolizado? Sem querer ser um corta-onda, se você não mede o EGT talvez fosse uma boa idéia. Digo isso porque eu torço pra nada de ruim acontecer nessa sua monstruosidade mecânica (inclusive porque eu tô remando nessa onda), e o pirômetro é uma salvação da pátria caso (noc-noc) alguma coisa aconteça com essa sua turbina de hidroelétrica. No caso da K16 acho que ela tinha menos chance de dar pau, mas essa 70/36... nunca se sabe. Enfim, eu imagino que você tenha o EGT+termopar, mas se não tiver pense nisso. Não é um instrumento caro, nem difícil de instalar e pode te salvar de um prejuízo épico. Sem falar que você não fica encostado longe de casa com o motor em pedaços; melhor voltar pra casa aspirado que rebocado.
; ˆ)
Abraço do amigo (e aluno);
Chico
Falae Chicão....
Tenho EGT sim ... Se reparar no vídeo, da esquerda para a direita a sequencia é: Turbo, EGT e temp do óleo ...
Absssss e vlw pela preocupação.... ahhh alias .. ehehe... se vc ver um pistão caindo do céu... pega ele pra mim, pq veio aki de Sampa.. ehehehehehe
.... ahhh alias .. ehehe... se vc ver um pistão caindo do céu... pega ele pra mim, pq veio aki de Sampa.. ehehehehehe[/QUOTE]
Como assim? aconteceu alguma coisa?
À propósito qual a temperatura média desses seus gases..., digo, gases de exaustão do motor com a 70/36?
Abraço;
Chico
Louvável sua preocupação, sem dúvida. Porém, devemos mais RELACIONAR o "AUMMENTO DA TEMPERATURA DOS GASES DE ESCAPE" OU "SUPERAQUECIMENTO", À MISTURA AR/COMBUSTÍVEL, DO QUE AO TAMANHO DA TURBINA. Em síntése, temos neste caso espécifico da BAND do Felipe, um turbo(mais especificamente COMPRESSOR ou CARCAÇA FRIA) capaz de "produzir" fluxo/vazão" de ar suficientemente necessários, para alimentar uma potencia de 230 a 250 cv num motor diesel de 4.0L, a uma rotação pre determinada POSSÍVEL. E que PARA ISSO, ele terá que colocar os PEQUENOS INJETORES(que ele já tem as especificações guardadas a sete chaves,hehehehehe..., bricadeira, que quiser saber, depois podemos informar), capazes de fornecer(alimentar) esta mistura, na proporção(teórica evidentemente, mas não longe da realidade)ESTEQUIOMÉTRICA IDEAL(16,5 a 17:1), um pouco acima(pobre,21:1)), para que seja promovida toda a queima do diesel, contudo, sem proporcionar excesso de O2, em quantidades capazes de superaquecer o motor(maior quantidade de O2, maior poder calorífero da chama produzida na combustão). Junte -se a isso uma TURBINA(CARCAÇA QUENTE) pequena o suficiente, DENTRO DE UMA CONFIGURAÇÃO POSSIVEL, em função do motor, potencia pretendida, etc, para ser capaz de OTIMIZAR A ACELERAÇÃO A NÍVEIS SATISFATÓRIOS, TRAZENDO OU FAZENDO COM QUE O TORQUE MÁXIMO, FIQUE NA FAIXA DE RPM O MAIS BAIXO POSSÍVEL. E juntado a tudo isso, um bom sistema de WASTEGATE(interna ou externa), para controlar a pressão de pico, consequentemente preservando o funcionamento do motor.
Por isso posso lhe afirmar, que, dependendo em que motor/configuaração seja usada, um K16, poderá provocar tanto ou mais aquecimento que a "USINA" do Felippe.
Abraço
Sérgio.
Só por curiosidade, qual a embreagem e plato que você está usando na Band?
Serjão,
Show de bola a explicação !!!
Welton,
Minha embreagem é original, porém com disco preparado e modificado.... Já patinava com a k16, agora está patinando mais ainda ...na proxima terei q aumentar o numero de molas...
Abs...
Beleza! Sucesso com a Band aí! E vai colocando os resultados pra gente se animar, hehehehe
abraço
Welton Patrick
Sergio, não estou alegando que em condições normais de uso a K16 mande mais ou menos calor que a Master Power .70/.36 que o Felippe preparou. O que eu acho é que a K16 é uma turbina que oferece menos chance de explodir e destruir o motor do Felippe por ser uma turbina (o Felippe vai concordar comigo) que tem uma qualidade mecânica e de materiais de primeira categoria. A Master Power é uma excelente turbina, mas não se compara em qualidade com a BorgWarner.
E turbinas explodem, Sergio, e quando isso acontece causam um dano tremendo no motor podendo destruir um 364 em poucos segundos.
O Pirômetro funciona quando a turbina entra em pane total (lembra na F1 nos anos '80 quando explodia uma turbina e saía uma fumaça imensa do escapamento do carro? Era o motor inteiro indo pro saco, não só a turbina) jogando detritos no motor e temperaturas altíssimas que acabam com o motor em segundos. O pirômetro tem um sensor termopar que fica preso a descarga logo na saída da caixa quente e ele acusa mudanças de temperatura muito rápidamente, muito antes da temperatura da água subir. Quando a turbina vai para o espaço, a temperatura dos gases de exaustão dispara na hora e o pirômetro acusa essa mudança instantaneamente, no ponteiro ou digitalmente, e toca um sinal de aviso pelo instrumento. Se isso acontece você desliga o motor imediatamente e retira a tubulação da caixa fria da turbina para o coletor de admissão, desativando a turbina, e o carro passa a ser 'aspirado'. Dessa forma você volta pra casa pê-da-vida dirigindo porque perdeu a turbina, mas, pensando bem, aliviado porque o motor está inteiro.
Abraço;
Chico