Uma semana atrás eu engatei a tração 4x4, dei ré e ouvi um estalo forte. Pensei que eram as rodas livres mas disseram aqui que o Tracker não tem RL. O que pode ter sido?
Versão Imprimível
Interessante perceber no momento do estalo se o mesmo provém da dianteira ou traseira e saber se ocorre sempre!!!
10 anos depois.... eis as fotos (antes tarde do que nunca)
Aproveitei pra tirara as fotos porque a roda livre JÁ deu problema!!! Relatei tudo neste tópico aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...com-fotos.html
Destaque para o meu ajudante Yoshi (ajuda muito quando ele não carrega as peças ou mastiga os cabos das ferramentas...)
Anexo 384387
Aqui está a medida da base do parafuso: 7,12mm
Anexo 384388
A medida do buraco para o parafuso na flange: 8,61mm (diferença de quase 1,5mm em relação ao parafuso)
Anexo 384389
E a medida do buraco no cubo da RL: 8,11mm (diferença de 0,5mm em relação ao buraco da flange, ou seja, diminui também 0,5mm da folga em relação ao parafuso)
Anexo 384390
Num post anterior eu tinha estimado estas medidas no olhometro erradamente, errei por 0,5 :)
E, por ultimo, o resultado final:
Anexo 384391
Vlw pessoal!
No meu ficou assim com as RL comuns sem reforço e com o diferencial travado sem o diafragma.....ainda não as testei.Anexo 384397
Galera, instalei a roda livre AVM na Vitara e como diz no manual, não apliquei graxa.. Limpei bem a ponta de eixo, tirei a graxa que restou da outra roda livre (automatica) e instalei a nova. Blz, funcionou perfeitamente.. Mas quando ela está no 4x2 faz um barulho muito irritante, como se tivesse algo solto, tipo um chocalhar. Na 4x4 não faz! Alguem tem ideia do que possa ser?
Valeuu
Vou passar um pouco de graxa e ver se para. Talvez seja falta de lubrificação mesmo, mas se alguem tiver alguma ideia ou problema parecido diz ae..
Caio Tessa e pessoal que está acompanhando,
um tempo depois que instalei a minha RL tb comecei a reparar este problema, até então deixei como estava.
Por acaso, atualmente, de saco cheio do barulho, comecei a pesquisar sobre isso.
O barulho acontece basicamente porque, com a trepidação, a ponta de fora da homocinética fica batendo na manga onde encaixa o cubo da roda. Isso acontece porque ela fica estática (não gira) e fica sujeita a essa trepidação. Com a flange original, a homocinética fica rodando e por isso não trepida...
Daí surge a dúvida: trepidar assim com a RL é normal? Ainda não consegui chegar a essa conclusão, mas vamos ao que eu já consegui descobrir.
Alí na base da manga do eixo vai um rolamento agulha onde o eixo da homocinética se apoia. Imaginei que ali poderia haver alguma desgaste, na homocinética ou no rolamento.
Semana passada eu tive que desmontar os dois lados, na esquerda para trocar todo o cubo da roda e na direita (onde está ocorrendo o barulho) para trocar o retentor direito do diferencial que estava vazando (uma trabalheira desgraçada!). Aproveitei para checar o tal barulho. O eixo externo da homocinética não exibe absolutamente nenhum desgaste, mesmo na parte em que fica em contato com o rolamento. Já o rolamento, não conseguir ver perfeitamente, pois para chegar a ele é necessário sacar o cubo da roda e retirar a manga do eixo. Mas retirando a homocinética, é possível checar o rolamento com os dedos por trás do munhão, e dessa forma parece que ele está em ordem. Sei que o ideal seria desmontar tudo para ver como ele está, mas nessa ocasião não era a minha prioridade e estava todo enrrolado com a troca do retentor.
Do lado esquerdo o barulho não ocorre, se há tal trepidação, é imperceptível. Como o cubo ia ser trocado, o mesmo foi sacado e por isso deu pra tirar a manga, olhar o tal rolamento e verificar que está perfeito. Então, do lado em que não ocorre a trepidação, tenho certeza que o rolamento está 100%. Já do lado do barulho, ainda resta esta dúvida quanto ao rolamento...
Agora em dezembro devo encostar o carro para fazer algumas coisas, daí aproveito para verificar isso. Até lá, vou fazer um teste retirando a RL e metendo graxa entre o eixo e a manga. O propósito é ver se a graxa conterá a trepidação. Acho que a limitação do uso da graxa na RL é para não travar o mecanismo se melecar demais, pois a flange que engata no eixo pode não deslizar engasgada pela graxa...
Meu vitara tem esse barulho já há algum tempo e não consigo resolver tb. E é somente no lado direito (passageiro), com os pneus que uso no dia a dia só faz em piso ruim, mas com os 3K que já estão gastos e os gomos irregulares faz mesmo no asfalto. Colocar graxa ameniza o barulho mas por um tempo apenas. Só tinha restado pra trocar no meu as RLs, mas se vcs estão com problemas com elas novas, então não sei mais o que pode ser.