x
Convex Datacenter
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 93

Hybrid View

Usuário Avatar de andre veiga
    Entrada
    02/12/2004
    Local
    Ouro Preto/MG
    Agradecimentos: 0

Acabei fazendo essa troca em meu GV.
    Já vi gente falando que o consumo melhora mas não notei.
    O que melhora é a direção que fica mais leve, e em relação ao desgaste sempre é melhor economizar.

Sem "saber" que poderia dar alguma coisa errada, as mesmas RLs que tenho já estiveram no vitara, samurai e agora no GV...
    - SamuCanvas tc 95 - kit X Blq
    - GV 2.0 2D 99 Tração diant. mec, RL AVM

Usuário
    Entrada
    11/08/2006
    Local
    lagoa salgada/RN
    Citação Postado originalmente por andre veiga Ver Post
    Acabei fazendo essa troca em meu GV.
    Já vi gente falando que o consumo melhora mas não notei.
    O que melhora é a direção que fica mais leve, e em relação ao desgaste sempre é melhor economizar.

Sem "saber" que poderia dar alguma coisa errada, as mesmas RLs que tenho já estiveram no vitara, samurai e agora no GV...
    No grand vitara eu estou usando as rodas livres a um bom tempo e estou gostando por trez motivos, direcao mais leve, menos desgaste em todo conjunto, e um pouco de diminuicao no consumo.

Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 15
    Ou não tou entendendo nada ou tá todo mundo louco!
    A roda livre do Gv/Tracker não é automática? A única diferença pra essa manual seria descer do carro na hora de acionar? Como assim diminuir o consumo???

Vocês tão falando num desgaste como se o carro não tivesse roda livre. Tem! Só que é AUTOMÁTICA.
    A vantagem da manual é a confiabilidade, por não precisar de sistema de vácuo pra acoplar automaticamente.
    O meu já quebrou duas vezes. Mas tem conserto.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4

Usuário Avatar de RMORELLI
    Entrada
    22/06/2011
    Local
    Porto Alegre/
    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Ou não tou entendendo nada ou tá todo mundo louco!
    A roda livre do Gv/Tracker não é automática? A única diferença pra essa manual seria descer do carro na hora de acionar? Como assim diminuir o consumo???

Vocês tão falando num desgaste como se o carro não tivesse roda livre. Tem! Só que é AUTOMÁTICA.
    A vantagem da manual é a confiabilidade, por não precisar de sistema de vácuo pra acoplar automaticamente.
    O meu já quebrou duas vezes. Mas tem conserto.

Caro amigo, quando se você tirar sua roda dianteira vai notar que não tem roda livre, e sim como chamamos queicho duro.

Os GV e Tracker são iguais, o carro se movimenta e as homocinéticas também, mas o diferencial fica parado......

Eu uso roda livre do Vitarinha as originais....e carrego comigo os queicho duro junto, se falhar é só trocar....

Espero tenha entendido como funciona,

abs.

Rodrigo

Usuário Avatar de RMORELLI
    Entrada
    22/06/2011
    Local
    Porto Alegre/
    Executor.

Pelo seu relato, pode usar sim, eu também não rebaixei o diferencial, em trilha pesada elas quebram.

Eu só tenho feito passeios leves e rodo todos os dias.

Em relação ao diafragma, ele fica dentro do diferencial e não nas tampas.

Tem que retirar as tampas e colocar as automáticas, quando você acionar o 4x4 elas engatam, e para desengatar tem que dar ré e elas estralam, sinal que desengatou e fica tudo normal.

Qualquer dúvida estou às ordens

Rodrigo

Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por RMORELLI Ver Post
    Executor.

Pelo seu relato, pode usar sim, eu também não rebaixei o diferencial, em trilha pesada elas quebram.

Eu só tenho feito passeios leves e rodo todos os dias.

Em relação ao diafragma, ele fica dentro do diferencial e não nas tampas.

Tem que retirar as tampas e colocar as automáticas, quando você acionar o 4x4 elas engatam, e para desengatar tem que dar ré e elas estralam, sinal que desengatou e fica tudo normal.

Qualquer dúvida estou às ordens

Rodrigo
    RMORELLI, isso mesmo, o diafragma é no diferencial. Justamente por isso que me bateu a curiosidade de como funciona a roda livre automática que fica nas pontas dos eixos. Mas agora pensei que pode ser um sistema parecido com o de um pião de bicicleta, ou seja, quando há tração nos eixos a roda engata (igual a quando pedalamos na bicicleta) e quando não há tração nos eixos a roda fica solta (igual a quando paramos de pedalar e a bicicleta continua indo...). Mas isso significaria que não é possível usar a 4x4 de ré. É isso msm?

Pesquisei mais um pouquino e vi que realmente essas RLs automáticas são mais frágeis. Não faço uso pesado do 4x4 nem nada (pelo menos por enquato), mas nunca se sabe, então tratei de comprar a RL manual msm (além de ser bem mais barata, é claro). Acho que o preço está bacana, ainda mais se tratando do modelo high performance:
    Roda livre AVM manual reforada - Samurai, Vitara, Gran Vitara, Tracker - Josewal4x4
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    As RLs automáticas mecânicas (Vitaras mais antigos) funcionam () com uma trava mecânica interna, trava que segura o semi eixo ao receber força proveniente do diferencial.

Elas costumam destravar na primeira ré em 4x2, isso é, quando sentem que é necessário empurrar o difernecial (caixa desengatada).

Infelizmente seu funcionamento é bastante irregular. Em situações de declive ou grande estresse, podem falhar, geralmente falhas anunciadas sob forma de estalos. Não são muito "adoradas" no off-road pesado.

Para quem interessar, o Jimny por sua vez possui RLs automáticas muito interessante. RLs com acionamento pneumático, onde o vácuo produzido pelo coletor desloca um estriado dentro das RLs junto aos cubos de roda, do mesmo modo que RLs manuais. Este acionamento normalmente é seguido de um sonoro e pesado "clack" em cada uma das pontas do eixo. Sua resistência é idêntica ao sistema manual, dada a mesma forma de construção e operação. Neste caso porém o único ponto passível de falha são as eletroválvulas que comandam o vácuo e a tubulação que leva o vácuo até os cubos de roda. Em alguns casos a graxa envelhecida pode dificultar a ação do engate, problema geralmente resolvido com uma limpeza.

Fato é, eu prefiro as manuais, de preferência as originais AISIN Made in Japan. Nada melhor e mais simples. O único porém é ter que sair do carro para girar para o "Lock" e ainda constantemente verificar se nenhuma criança andou brincando com o botãozinho vermelho...

Abraços

Clemente

Citação Postado originalmente por Executor Ver Post
    RMORELLI, isso mesmo, o diafragma é no diferencial. Justamente por isso que me bateu a curiosidade de como funciona a roda livre automática que fica nas pontas dos eixos. Mas agora pensei que pode ser um sistema parecido com o de um pião de bicicleta, ou seja, quando há tração nos eixos a roda engata (igual a quando pedalamos na bicicleta) e quando não há tração nos eixos a roda fica solta (igual a quando paramos de pedalar e a bicicleta continua indo...). Mas isso significaria que não é possível usar a 4x4 de ré. É isso msm?

Pesquisei mais um pouquino e vi que realmente essas RLs automáticas são mais frágeis. Não faço uso pesado do 4x4 nem nada (pelo menos por enquato), mas nunca se sabe, então tratei de comprar a RL manual msm (além de ser bem mais barata, é claro). Acho que o preço está bacana, ainda mais se tratando do modelo high performance:
    Roda livre AVM manual reforada - Samurai, Vitara, Gran Vitara, Tracker - Josewal4x4
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    As RLs automáticas mecânicas (Vitaras mais antigos) funcionam () com uma trava mecânica interna, trava que segura o semi eixo ao receber força proveniente do diferencial.

Elas costumam destravar na primeira ré em 4x2, isso é, quando sentem que é necessário empurrar o difernecial (caixa desengatada).

Infelizmente seu funcionamento é bastante irregular. Em situações de declive ou grande estresse, podem falhar, geralmente falhas anunciadas sob forma de estalos. Não são muito "adoradas" no off-road pesado.

Para quem interessar, o Jimny por sua vez possui RLs automáticas muito interessante. RLs com acionamento pneumático, onde o vácuo produzido pelo coletor desloca um estriado dentro das RLs junto aos cubos de roda, do mesmo modo que RLs manuais. Este acionamento normalmente é seguido de um sonoro e pesado "clack" em cada uma das pontas do eixo. Sua resistência é idêntica ao sistema manual, dada a mesma forma de construção e operação. Neste caso porém o único ponto passível de falha são as eletroválvulas que comandam o vácuo e a tubulação que leva o vácuo até os cubos de roda. Em alguns casos a graxa envelhecida pode dificultar a ação do engate, problema geralmente resolvido com uma limpeza.

Fato é, eu prefiro as manuais, de preferência as originais AISIN Made in Japan. Nada melhor e mais simples. O único porém é ter que sair do carro para girar para o "Lock" e ainda constantemente verificar se nenhuma criança andou brincando com o botãozinho vermelho...

Abraços

Clemente
    CGAUER,

Muito obrigado pela sua excelente explicação! Agora está tudo claro como água!
    Antes de comprar a RL Manual estava pensando se não seria interesante comprar a automática, mas andei pesquisando e vc acabou de confirmar que elas não aguentam o tranco, além do preço ser hiper salgado, então não há dúvida de que a RL manual é a melhor escolha.
    Outro problema de que ouvi falar é que as RLs, com o uso contínuo, costumam simplismente soltar das rodas devido ao esforço exercido sobre elas. Ou os parafusos vão folgando gradualmente ou cizalham (me pergunto porque isso não acontece com a flange original)! Embora isso seja mais comum em sistema de eixos traseiros flutuantes, onde o esforço sobre a RL é contínuo.
    Achei bem legal esse sistema do Jimny, não sabia que era assim! No GV, além de ter o prolema dos eixos em movimento mesmo quando a 4x4 não está em uso, o responsável pela ação pneumática é aquele famigerado compressorzinho que vive dando problema! Quando comprei minha tracker ele não estava funcionando, tive que abrir, limprar e consertar uma trilha da placa que estava frita!

VLW!!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    Então,

as RLs originais nos Toyotas e afins, geralmente AISIN, costumam vir presas com arruelas em forma de cone, aniquilando assim a folga entre os prisioneiros do cubo e a roda livre, chamam elas de "cone washers". Uma vez apertadas, são ultra difíceis de remover, motivo pelo qual muitos mecânicos as jogam fora. Veja as fotos:

Roda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara-2011-02-04_222238_hub.jpgRoda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara-vented_rotor03.jpgRoda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara-hubstudkit640.jpg

Fato é, se o prisioneiro for de diâmetro exatamente idêntico aos furos da RL, não haverá espaço para folga, logo a peça não soltará. Assim é feito nas flanges (tulipas) dos Land Rovers e afins. Nos Bands e Trollers é bastante comum a quebra destes prisioneiros/parafusos, geralmente por abuso, falta de torque ou escolha de parafuso de aço errado, quando não simples ferro.

Na web existem kits prontos, jogue no Google Images: free wheeling hub cone washer

Aqui tem alguns vídeos que explicma como fazer o job:

O ideal é escolher parafusos ou prisioneiros em aço 12.9. Jamais utilize os comuns 8.8. Feito isso aplique trava-rosca Loctite azul 242 e aplique o torque. Pronto, jamais deveria soltar. Isso vale para qualquer sistema de eixo flutuante.

http://tds.loctite.com/tds5/docs/242-BZ.PDF

Veja o transtorno que é quando estes prisioneiros quebram, melhor expedição já, minha honesta opinião. Se possível comecem na página 1. Nem que tenham que usar o Google translate; vale ler cada uma das 60 páginas iniciais! Melhor que qualquer Camel Trophy:

Democratic Republic of Congo: Lubumbashi to Kinshasa - Page 29 - Expedition Portal

Democratic Republic of Congo: Lubumbashi to Kinshasa - Page 40 - Expedition Portal

Abraços

Clemente

Citação Postado originalmente por Executor Ver Post
    CGAUER,

Muito obrigado pela sua excelente explicação! Agora está tudo claro como água!
    Antes de comprar a RL Manual estava pensando se não seria interesante comprar a automática, mas andei pesquisando e vc acabou de confirmar que elas não aguentam o tranco, além do preço ser hiper salgado, então não há dúvida de que a RL manual é a melhor escolha.
    Outro problema de que ouvi falar é que as RLs, com o uso contínuo, costumam simplismente soltar das rodas devido ao esforço exercido sobre elas. Ou os parafusos vão folgando gradualmente ou cizalham (me pergunto porque isso não acontece com a flange original)! Embora isso seja mais comum em sistema de eixos traseiros flutuantes, onde o esforço sobre a RL é contínuo.
    Achei bem legal esse sistema do Jimny, não sabia que era assim! No GV, além de ter o prolema dos eixos em movimento mesmo quando a 4x4 não está em uso, o responsável pela ação pneumática é aquele famigerado compressorzinho que vive dando problema! Quando comprei minha tracker ele não estava funcionando, tive que abrir, limprar e consertar uma trilha da placa que estava frita!

VLW!!
    4X4 Brasil
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post

Clemente
    Uma semana atrás eu engatei a tração 4x4, dei ré e ouvi um estalo forte. Pensei que eram as rodas livres mas disseram aqui que o Tracker não tem RL. O que pode ter sido?

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por em.pereira Ver Post
    Uma semana atrás eu engatei a tração 4x4, dei ré e ouvi um estalo forte. Pensei que eram as rodas livres mas disseram aqui que o Tracker não tem RL. O que pode ter sido?
    humm... na verdade, como já foi dito aqui, o tracker/gv tem sim sistema de roda livre original, só que o engate é feito dentro do diferencia dianteiro através de um sistema pneumático...

Citação Postado originalmente por em.pereira Ver Post
    Ola, é bom fazer uma revisão no 4x4 Homocineticas, diferencial dianteiro, caixa de transferenci(corrente)...
    GV - 2.0 16v Lift 2 rc4x4, Cofap D - Cofap Turbo gas T, molas orig D, molas opala 6c T.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem