x
Convex Datacenter
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 93
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Então,

o ideal é usar prisioneiros, garantindo que o apoio da RL ou da arruela cônica aconteça sobre a parte lisa do corpo do prisioneiro, evitando assim qualquer movimento radial.

Sim, pode usar parafusos, mas o ideal é usar aqueles que tenham alguns mm de corpo liso depois da cabeça. É importante que tudo fique com o mínimo de folga. Provavelmente os originais serão os mais adequados, se não foram curtos demais...

Costuma-se usar prisioneiros pois estes oferecem maior firmeza lateral que um parafuso. A razão é porque primeiro aperta e cola-se o prisioneiro junto ao cubo. Depois vem a RL e suas arruelas cônicas, tudo novamente apertado sobre o já fixo prisioneiro. São dois estágios de fixação. Mesmo que as porcas se soltem os prisioneiros estarão alí firmes.

Um parafuso oferece menor torque lateral pois na menor evidência de falta de aperto, ficarão soltos e lateralmente instáveis.

Todo modo, no Tracker não será um problema, o torque sobre o conjunto não será violento como nos Toyotas e afins, onde tudo conspira contra; peso, torque do motor, relação da reduzida, inércia do powertrain, diâmetro total do pneu e eixos rígidos. Neste brutamontes tudo é crítico...

Vale ressaltar que a maior parte do torque é transmitida pelo contado da face da RL com o cubo. Por isso é imperativo que todos os parafusos estejam devidamente apertados e travados com Loctite azul (não use use o vermelho, que poderia imobilizar definitivamente).

Apesar de parecer improvável, a junta de papel que vai entre a RL e o cubo, termina por servir de "cola", fazendo com que o torque seja transmitido de maneira uniforme entre as peças, evitando que estas deslizem sobrecarregando os parafusos ou prisioneiros.

Novamente, Tracker é leve, você não terá problemas! Fosse um Bandeirante, não existiria tolerância para folgas ou sequer uso de parafusos. Por sorte nos LRs resolveram a questão com fortes parafusos M10 em aço 12.9. Nunca ouvi falar de um ter uma quebra nesta região...

Abraços

Clemente
    Ok! Todas as dúvidas totalmente sanadas!
    Muito obrigado pelas informações, tenho certeza que elas também serão úteis para outros usuários.

Vlw!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ

Relatando a instalação da RL AVM no Tracker.

Citação Postado originalmente por Executor Ver Post
    Assim que realizar a instalação, vou verificar se o diâmetro do furo da tulipa acomoda perfeitamente o parafuso sem nenhuma folga, em seguida, com um paquimetro vou comparar o diâmetro do furo da tulipa com o furo do cubo da RL.
    Na semana passada, assim que recebi a RL realizei a instalação.
    Meu paquímetro é digital e está com a bateria descarregada, logo não pude fazer a medição dos furos. Porém, no olho deu pra ver que há uma grande direfença (a nível de folga).
    O parafuso original que fixa a flage possui rosca até cabeça. No buraco da flange ele fica com uma folga de 1 a 1,5mm. Já no buraco do cubo da RL, o parafuso fica com uma folga de no máximo 0,5mm!! Isso mesmo, o furo da RL é mais justo que o furo da tulipa original! Porém, segundo o relato do colega CGAUER, não deveria haver nenhuma folga, então o parafuso original poderia ser substituído por um prisionéiro que se ajustasse perfeitamente ao buraco da RL/flange. Contudo, como o meu uso da 4x4 é muito moderado, não achei necessária essa modificação, ainda mais que o furo da RL é mais justo. Para completar, segui a recomendação do colega e utilizei um pouco de trava química azul nos parafusos.

Uso o caro no dia a dia, então 99% do uso é somente em 4x2. Então achei muita vantagem a instalação da RL, poupando completamente todo o conjunto dianteiro de tração de desgastes desnecessários. Fora isso, a direção ficou consideravelmente leve. Não acredito em alguma economia relevante de combustível, mas é claro que será bem vinda se houver.

Fico muito grato pela ajuda dos colegas!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Agradecimentos: 5
    Na semana passada, assim que recebi a RL realizei a instalação.Meu paquímetro é digital e está com a bateria descarregada, logo não pude fazer a medição dos furos. Porém, no olho deu pra ver que há uma grande direfença (a nível de folga).O parafuso original que fixa a flage possui rosca até cabeça. No buraco da flange ele fica com uma folga de 1 a 1,5mm. Já no buraco do cubo da RL, o parafuso fica com uma folga de no máximo 0,5mm!! Isso mesmo, o furo da RL é mais justo que o furo da tulipa original! Porém, segundo o relato do colega CGAUER, não deveria haver nenhuma folga, então o parafuso original poderia ser substituído por um prisionéiro que se ajustasse perfeitamente ao buraco da RL/flange. Contudo, como o meu uso da 4x4 é muito moderado, não achei necessária essa modificação, ainda mais que o furo da RL é mais justo. Para completar, segui a recomendação do colega e utilizei um pouco de trava química azul nos parafusos.Uso o caro no dia a dia, então 99% do uso é somente em 4x2. Então achei muita vantagem a instalação da RL, poupando completamente todo o conjunto dianteiro de tração de desgastes desnecessários. Fora isso, a direção ficou consideravelmente leve. Não acredito em alguma economia relevante de combustível, mas é claro que será bem vinda se houver.Fico muito grato pela ajuda dos colegas!
    Nao realizou a trava das planetárias do diferencial nao!??? Já testou a 4x4 pra ser ta ok!!??? Qual o site que realizou a compra!??? Grato desde já!

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por Elisson Ver Post
    Nao realizou a trava das planetárias do diferencial nao!??? Já testou a 4x4 pra ser ta ok!!??? Qual o site que realizou a compra!??? Grato desde já!
    Não, estou usando simultaneamente com a RL original que está funcionando perfeitamente por enquanto. Se futuramente der pau eu mando fazer o serviço pra travar direto. Dessa forma, se eu acionar a RL manual, o carro vai ficar igual ao que era antes.

Já testei o uso da 4x4 e está 100%

Comprei neste site aqui!
    Roda livre AVM manual reforada - Samurai, Vitara, Gran Vitara, Tracker - Josewal4x4
    Preço ótimo e serviço de primeira. Recomendo!

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    Se a folga for menor que a original, vai ficar 100%.

Coloque umas fotos para nós!!

abs

Clemente

Na semana passada, assim que recebi a RL realizei a instalação.
    Meu paquímetro é digital e está com a bateria descarregada, logo não pude fazer a medição dos furos. Porém, no olho deu pra ver que há uma grande direfença (a nível de folga).
    O parafuso original que fixa a flage possui rosca até cabeça. No buraco da flange ele fica com uma folga de 1 a 1,5mm. Já no buraco do cubo da RL, o parafuso fica com uma folga de no máximo 0,5mm!! Isso mesmo, o furo da RL é mais justo que o furo da tulipa original! Porém, segundo o relato do colega CGAUER, não deveria haver nenhuma folga, então o parafuso original poderia ser substituído por um prisionéiro que se ajustasse perfeitamente ao buraco da RL/flange. Contudo, como o meu uso da 4x4 é muito moderado, não achei necessária essa modificação, ainda mais que o furo da RL é mais justo. Para completar, segui a recomendação do colega e utilizei um pouco de trava química azul nos parafusos.

Uso o caro no dia a dia, então 99% do uso é somente em 4x2. Então achei muita vantagem a instalação da RL, poupando completamente todo o conjunto dianteiro de tração de desgastes desnecessários. Fora isso, a direção ficou consideravelmente leve. Não acredito em alguma economia relevante de combustível, mas é claro que será bem vinda se houver.

Fico muito grato pela ajuda dos colegas!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

4x4 no asfalto

Uma dúvida, aquele probleminha que a GV e Tracker tem, de não poder andar com 4x4 no asfalto, seria resolvido com a RODA LIVRE ou não?
    GV - 2.0 16v Lift 2 rc4x4, Cofap D - Cofap Turbo gas T, molas orig D, molas opala 6c T.

Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Citação Postado originalmente por Giovanni Morano Ver Post
    Uma dúvida, aquele probleminha que a GV e Tracker tem, de não poder andar com 4x4 no asfalto, seria resolvido com a RODA LIVRE ou não?
    Nao Giovanni, pra andar no asfalto só veiculos equipados com diferencial central. A roda livre manual ai nesse caso é só pra deixar o SEMI eixo em desuso quando em 4x2 o que pouparia na teoria o sistema dianteiro em geral.

Nao Giovanni, pra andar no asfalto só veiculos equipados com diferencial central. A roda livre manual ai nesse caso é só pra deixar o SEMI eixo em desuso quando em 4x2 o que pouparia na teoria o sistema dianteiro em geral.
    Unico defeito da tracker!
    GV - 2.0 16v Lift 2 rc4x4, Cofap D - Cofap Turbo gas T, molas orig D, molas opala 6c T.

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ

abs

Clemente
    Ok, vou providenciar as fotos!

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por Giovanni Morano Ver Post
    Giovanni,

é como o colega Elisson disse, a RL manual é só pra poupar o conjunto de tração dianteira, que originalmente fica em movimento mesmo quando em 4x2, gerando assim, teoricamente, um desgaste desnecessário.

Me corrijam se eu estiver errado, mas acho que o problema da diferença de rotação entre as rodas internas e externas em uma curva se resolveria com um bloqueio automático de diferencial.

Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL

abs

Clemente
    Companheiro, vi que entendes bastante de mecânica pelos comentários expostos e gostaria que me sanasse uma dúvida caso seja possível.

Tô querendo colocar rodas livres manuais no meu GV e isolar o sistema a vácuo que ultimamente apresentou queima de componentes.
    1 - Então tu sabes dizer se deixando o diafragma travado direto, claro, substituindo o mesmo por uma flange para que assim que travasse as rodas livres em 4x4 e acionasse a alanvanca dentro do veiculo a tração fosse acionado iria acontecer algum problema precoce nas planetárias??
    2 - Deixando o diferencial travado e as rodas livres acionadas, o acionamento dentro do veiculo poderia acontecer com o mesmo em movimento no modo 4x4 high????

3 - O diferencial ficaria acionado permanentemente com o "diafragma" aberto para que o acionamento ocorra nas rodas livres e na alavanca dentro do veículo.

Qual tua opinião quanto a isso??? Já ouvi uma opinião de um conhecido dizendo que as planetárias não aguentaria, mas eu não estou bloqueando o diferencial somente deixando ele acionado para 4x4 quando acionado as rodas livres e a alavanca em 4x4. Que tu me diz?!?!?!

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    Elisson,

1) Não, não tem problema nenhum. Deste modo é recomendável instalar um par de roda-livres.

2) Sim, você pode engatar o 4x4 em movimento sem qualquer problema. A caixa de transferência do Tracker é sincronizada, ou seja, mesmo com cardan dianteiro parado (roda-livres abertas ou diferencial desconectado) a caixa acelera o eixo e então engata, sem arranhar, tudo feito durante o deslocamento da alavanca. Claro, para ter tração as RLs terão que estar travadas para as rodas tracionarem.

3) sim, sem problemas. Assim como em todos os demais sistemas, é importante fazer o engate do 4x4 em situações onde não exista diferença de rotação entre os eixos. Sempre antes dos atoleiros, e jamais em curvas ou durante aceleração forte.

Abraços

Clemente

Companheiro, vi que entendes bastante de mecânica pelos comentários expostos e gostaria que me sanasse uma dúvida caso seja possível.

Tô querendo colocar rodas livres manuais no meu GV e isolar o sistema a vácuo que ultimamente apresentou queima de componentes.
    1 - Então tu sabes dizer se deixando o diafragma travado direto, claro, substituindo o mesmo por uma flange para que assim que travasse as rodas livres em 4x4 e acionasse a alanvanca dentro do veiculo a tração fosse acionado iria acontecer algum problema precoce nas planetárias??
    2 - Deixando o diferencial travado e as rodas livres acionadas, o acionamento dentro do veiculo poderia acontecer com o mesmo em movimento no modo 4x4 high????

3 - O diferencial ficaria acionado permanentemente com o "diafragma" aberto para que o acionamento ocorra nas rodas livres e na alavanca dentro do veículo.

Qual tua opinião quanto a isso??? Já ouvi uma opinião de um conhecido dizendo que as planetárias não aguentaria, mas eu não estou bloqueando o diferencial somente deixando ele acionado para 4x4 quando acionado as rodas livres e a alavanca em 4x4. Que tu me diz?!?!?!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem