x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1

Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)

Pessoal, relatando o problema que tive com as ditas cujas...

Antes de colocar a roda livre manual no meu tracker eu pesquisei bastante sobre o assunto e, entre outras coisas, vi que tem gente que gosta e gente que não gosta das AVM. Hoje eu dou razão pro pessoal que não gosta...

As minhas são as AVM 438 HP (high performance, que teóricamente são mais resistentes que as comuns) para suzukis. Aparentemente são bem robustas, mas o mecânismo de acionamento é muito frágil. Prova disso é que tenho as minhas instaladas a pouco mais de dois meses e começaram a apresentar problemas essa semana. Nesse tempo, se eu virei aquelas borboletas umas 10 vezes pra acionar a 4x4, foi muito.

Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08704_.jpg

O problema:
    No começo da semana notei um barulho vindo da roda dianteira direita. O barulho parecia ser de uma catraca. A principio pensei que pudesse ser o rolamento e, temendo aquela ferroada no bolso, levei pro mecânico avaliar. De cara ele disse que com certeza não era o rolamento e que provavelmente era algum problema na RL. Dei mole porque nem me ocorreu que pudesse ser na RL o problema, se tivesse pensado nisso poderia ter feito o simples teste de acioná-la, e não é que com ela acionada o barulho parou?. Menos mal, fui pra casa futucar.

Desmontando:
    De cara o problema do barudo de catraca foi identificado.
    Repare que nas fotos, quando a roda livre está em 4x2, a flange que encaixa na estria do eixo não estão sendo recolida completamente e de forma regular, daí, por causa dessa inclinação, a estria da flange fica pegando de leve na estria do eixo e gera o baruno de catraca.
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08646.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08648.jpg

No detalhe da pra ver as pontas das estrias desgastadas.
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-untitled1.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-untitled2.jpg

Identificada a causa:
    Desmontando todo o conjunto, foi possível verificar o que ocasionou tal efeito. Ao girar a borboleta, a flange é conectada ao eixo ou recolhida através do trabalho dessas duas peças (de plástico!!!) em conjunto.
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08650.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08651.jpg

Quando em 4x2, a peça de dentro fica apoiada nestes 3 pinos da peça de fora.
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-untitled3.jpg

Na peça pequena, em um dos locais onde um dos pinos se apoia, houve um desgastezinho de nada, mas já foi o suficiente pra fazer a peça de dentro escapúlir e deixar a flange inclinar. A peça de fora também sofreu um micro desgaste no pino que casa no mesmo local.
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-untitled5.jpg

Pino desgastado:
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08665.jpg

Pino normal (para comparação):
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08666.jpg

Peça de dentro encaixada na de fora na posição normal:
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08659.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08660.jpg

Peça "escapulida" provocando a inclinação:
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08657.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08658.jpg

Resolvendo o problema - tentativa 01:
    Como a peça de fora e a de dentro sofreram este desgaste, girando as peças e trocando as posições, pude observar que tudo se apoiava sem escapar. Pra montar desse jeito, porém, tive que fazer algumas adaptaçãos. Teóricamente iria funcionar, mas não funcionou. Quando troquei as posições pareceu que tudo estava bem encaixado, mas depois de montar, na hora do "vamos ver", como o conjunto já tava todo zuado, aconteceu a mesma coisa. 1 a 0 pra roda livre...

Resolvendo o problema - tentativa 02:
    Como a tentativa anteriou resultou em fracasso, sabia que iria ter que fazer uma intervenção mais drástica...
    A solução que adotei foi subistituir o pino ruin por um parafuso. Achei o parafuso perfeito, que este tork de um hd desmontado (não sei a medida), pois o diâmetro da cabeça é praticamente o mesmo do pino de pástico e as bordas da mesma são bem agudas (se fossem mais arredondadas poderiam escapulir novamente)
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08691.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08692.jpg

Com muito cuidado, uma microretífica e uma broca com o diâmetro do parafuso, foi feio um furo no lugar devido e o parafuso foi enrroscado ali
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08689.jpg

Só que como tive que colocar o parafuso um pouco mais abaixo do local que corresponderia ao pino, se não ele ficaria muito próximo à borda e frágil. Então para que não houvesse difereça com os demais pinos de plástico, tive que fazer o mesmo serviço neles
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08690.jpg

Em seguida, apesar dos parafusos terem ficado bem firmes, tinha que colocar um adesivo qualquer pra garantir que não iriam se mover. Não fiz muita questão e fui de super bonder mesmo.
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08703.jpg
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ

Continuando...

Como a cabeça dos parafusos ultrapassou um pouco a altura original, dei uma usinada. Só tirei a foto do excedente que deveria retirar, não do resultado final...

Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08697.jpg

Por fim, trabalho concluído:
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08693.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08694.jpg

Hora de montar. Ficou perfeito e funcional!
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08698.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08699.jpg

E o problema da inclinação não voltou a ocorrer:
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08700.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08701.jpg

Conclusão: roda livre montada e problema resolvido. Resta saber até quando minha gambiarra vai aguentar. Na verdade, modéstia à parte, acho que ficou bem mais robusto que o original. Agora é esperar pra ver.
    Vlw!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

Usuário Avatar de Wesley Lima
    Entrada
    15/08/2011
    Agradecimentos: 0
    Muito bom amigo!

Tópico excelente!

Ajudou a resolver o problema na minha Sportage... A minha apresentou o mesmo problema com apenas 2 meses de instalado, e se usei o 4x4 três vezes foi muito...

Estou decepcionado com a AVM, pois paguei quase R$600,00 no kit que o fabricante diz ser "reforçado"... Agora descobri que as peças internas são de plástico... Lamentável...

Valeu amigo!

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por Wesley Lima Ver Post
    Muito bom amigo!

Tópico excelente!

Ajudou a resolver o problema na minha Sportage... A minha apresentou o mesmo problema com apenas 2 meses de instalado, e se usei o 4x4 três vezes foi muito...

Estou decepcionado com a AVM, pois paguei quase R$600,00 no kit que o fabricante diz ser "reforçado"... Agora descobri que as peças internas são de plástico... Lamentável...

Valeu amigo!
    Fala Wesley!
    Rapaz, maravilha que o tópico serviu pra te ajudar. Ajudar alguém é a recompensa que buscamos quando compartilhamos nossas experiências..

Aproveitando pra adicionar uma informação. Realmente é muito ruin o sistema da RL ser tão frágil, porém, no meu caso, eu descobri posteriormente que o problema foi ocasionado por uma folga no cubo da roda dianteira direita. As poucas vezes em que a 4x4 foi usada foi suficiente para danificar as peças plásticas devido à fragilidade. Como a ponta do eixo ficava parada e a roda "sambando" devido à folga, foi esse jogo que gerou o desgaste. Tanto é que na roda esquerda eu não tive o problema na RL por não ter folga no cubo. A conclusão é que acabei tendo que morrer em 360 pratas da troca do cubo de qualquer jeito Mas pelo menos agora estou rodando com um cubo zero bala.
    Então te alerto que se o problema da RL ocorreu com vc pode ser que vc tb tenha uma folga na roda e, se não resolver, o problema da RL provavelmente vai voltar.

Vlw!

Usuário
    Entrada
    22/05/2010
    Local
    Campos dos Goytacazes/São Fidelis/RJ
    Agradecimentos: 2
    Parabens pelo DIY RODA LIVRE SUZUKI!!!

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por uvantuil Ver Post
    Parabens pelo DIY RODA LIVRE SUZUKI!!!
    Vlw meu nobre!
    Só pra constar, a roda livre ta funcionando que é uma beleza até hj!

Usuário
    Entrada
    24/03/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Caro Executor, parabéns pelo seu tópico. Vai ajudar muito a nos foristas. Como vc está usando a roda livre manual, gostaria de sobre como vc fez para travar o diferencial dianteiro.
    Tracker 2007, preta, toda original.

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por MendesFortal Ver Post
    Caro Executor, parabéns pelo seu tópico. Vai ajudar muito a nos foristas. Como vc está usando a roda livre manual, gostaria de sobre como vc fez para travar o diferencial dianteiro.
    Olá MendesFortal!

O meu diferencial dianteiro não está travado, ainda estou usando o sistema original. A minha intenção em instalar a roda livre manual foi para poupar o sistema de tração dianteiro, que na configuração original está sempre em movimento, mesmo em 4x2.

Caso ainda não tenha visto, dê uma olhada nestes tópicos:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...a-tracker.html (Acionamento do 4x4 do Grand Vitara / Tracker)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...nd-vitara.html (Roda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara)

Um abraço!

Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por MendesFortal Ver Post
    Olá Mendes, para travar o diferencial é necessário tirar o difragma e no lugar do mesmo preencher o espaço com arruelas ou com uma peça de nylon.

No meu GV o meu mecânico disse que preencheu esse espaço com 3 pecinhas de nylon. Não tenho como descrever pq não vi o que foi feito, só sei que tá funcionando bacana.

Essa questão de preencher com arruelas jã foi outro mecânico que disse que fez.

Boa sorte.

Usuário Avatar de pacosancas
    Entrada
    07/04/2012
    Local
    Adrianópolis/PR
    Olá Executor, obrigado pelo seu tópico. A última vez que eu dirigi meu Grand Vitara notei que uma das rodas livres (também 438) estava ficando travada em 4x4, mesmo se eu virava para 4x2. Quando eu voltar ao Brasil vou abrir ela e ver se eu posso corrigir do jeito que você fez.

Obrigadão!
    Grand Vitara 2.5 V6 Aut. +1.5" (no Paraná)
    Mazda CX-5 2.2D, Alfa 156 JTS Selespeed (na Espanha)
    www.flickr.com/photos/pacosancas

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por pacosancas Ver Post
    Olá Executor, obrigado pelo seu tópico. A última vez que eu dirigi meu Grand Vitara notei que uma das rodas livres (também 438) estava ficando travada em 4x4, mesmo se eu virava para 4x2. Quando eu voltar ao Brasil vou abrir ela e ver se eu posso corrigir do jeito que você fez.

Obrigadão!
    Maravilha, pacosancas!!
    Boa sorte e, se puder, poste os seus resultados!

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Atualizando o tópico referente aos resultados do reparo da RL.
    Há alguns meses a roda livre apresentou problemas de novo. Desmontei e verifiquei que um dos parafusos se soltou porque o plástico rachou bem na marca da foto abaixo.
    Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08694.jpg
    Tentei reparar com durepox mas o funcionamento não ficou legal. Comprei um par de Aisin usadas que estão dando conta do recado.
    Conclusão: o reparo valeu à pena, rodei quase dois anos sem problemas. No final das contas, tive outro problema pelo mesmo motivo que são os componentes internos de plástico frágeis.
    As aisin, por outro lado, possuem todos os componentes internos de metal e, mesmo sendo usadas, dá pra ver que ainda vão rodar muito tempo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Problema 4x4 S10 - Desativar a Roda Livre
      Por IGORFROTA no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 62
      Última resposta: 24/02/2020, 20:05
    2. Respostas: 9
      Última resposta: 22/09/2008, 15:47
    3. Roda livre esquentando é problema?
      Por tio_mica no fórum Toyota
      Respostas: 6
      Última resposta: 22/08/2008, 12:33
    4. Roda Livre Manual AVM com problema