Postado originalmente por
BrunoErthal
Fala, Gustavo!
Entao, vou falar o que acho sobre a TR4.
Pelo que li, a TR4 eh um pouco mais espacosa e confortavel, ainda mais se voce tiver filhos. Tem 4 portas, som de qualidade, possui um motor muito mais potente que o Jimny(o principal ponto negativo do Jimny na minha opiniao. Mas com giro alto, ele se torna agressivo, como diz nosso amigo CGauer! =)) ). Entretanto, o Jimny eh aproximadamente 500 Kg mais leve e a relacao peso/potencia acaba se tornando bem parecida entre os carros. Imagina voce dirigindo um carro com mais 3 pessoas de 160Kg de carona!!! Eh mais ou menos isso, pelo que entendo. 500Kg faz mta diferenca.
Outra coisa que li sobre a TR4 eh que ela bebe bem. Conversei ontem com um amigo que possui uma TR4 que desmentiu isso e o fato de dar muita manutencao. Ele disse que a TR4 dele nao bebe muito e nao da manutencao. Ele gosta muito do carro, mas a esposa dele ja acha dificil manobrar e estacionar, pois eh mais largo. O jimny eh bem pequeno e agil.
Sobre desvalorizacao, eu nao procurei muito, pois pretendo ficar com o Jimny durante longos anos.
A TR4, que eu saiba, possui diferencial central, o que o possibilita andar em modo 4x4 mesmo em terrenos de alta aderencia, como asfalto (peco que me corrijam caso eu esteja falando alguma besteira). Isso o torna mais seguro em caso de pista escorregadia, como em situacao de chuvas. O jimny nao possui esse diferencial, ou seja, nao se pode utilizar a tracao em asfalto, podendo inclusive estragar o carro caso isso aconteca. Falando em seguranca, acho que a TR4 possui air bags e freio abs como opcionais. O jimny nao.
Quanto ao design, particularmente, prefiro o Jimny (acho que eh pq sou fa do carrinho mesmo! =))
O som do Jimny peca pelo fato de nao possuir entradas USB, SD ou auxiliar. Ele so possui capacidade de ler CD ou usar radio. Nem MP3 ele reconhece. Os falantes tambem nao aguentam muita pressao, mas eu estou me sentindo confortaveis com eles. Nao faco questao de ouvir musica alta. Inclusive, ao ouvir CD ou radio, ate acho boa a qualidade de som. Pra mim eh o suficiente.
Na minha opiniao, como de outros usuarios que ja li no forum, a TR4 eh mais familia enquanto o Jimny eh mais aventura. Eu optei pela aventura, pois, apesar disso, o carro eh bastante confortavel para dirigir na cidade e ainda nao tenho filhos. Somos apenas eu e minha esposa.
Outra coisa que tens que levar em consideracao eh o preco. A TR4 eh mais cara que o Jimny.
Acho que isso eh tudo que posso falar pra tentar te ajudar. Peco aos amigos que me corrijam caso tenha falado algo errado.
Grande abraco,
Bruno.