x
Convex Datacenter

perfeito.

também não tenho coragem de mergulhar o jipinho.

jipinho novinho japonês para moer na trilha?... para isso é bem melhor um CJ ou um Samurai com bons anos de vida.

como uso o veiculo para tudo, cuido o máximo possível e evito qualquer alteração especialmente no sistema elétrico.

os únicos "upgrade's" serão: peito de aço e a chapa protetora do câmbio (acho que ambos são essenciais).

Marcus, concordo 110% com vc.

O Jimny foi muito bem pensado por engenheiros japoneses para um curioso como eu alterar qualquer coisa..rsrsrs

Abraços!

Citação Postado originalmente por danpeig Ver Post
    Assino embaixo.

A caixa de fusíveis do motor do Jimny é muito vulnerável. Ela fica na mesma altura da captação de ar original do veículo e tem vedação apenas contra respingos (poderia ter pelo menos uma vedação contra poeira).

Outro ponto mais crítico que a caixa de fusíveis é o respiro do câmbio. Este está na altura dos cabos das velas e não tem válvula de retenção.

Se alguém pretende cobrir as rodas, recomendo também fazer a vedação das saídas de ar que ficam na parte traseira do carro. Caso contrário, o forro e os bancos ficam encharcados.

Eu não tenho coragem de entrar na água a uma altura superior ao limite do aro das rodas por causa do alternador, essa peça é a que mais sofre.

Citação Postado originalmente por Marcus Neves Ver Post
    Daniel

Onde são as saídas de ar na parte traseira?

Sobre este assunto ainda não li, você pode passar mais informações?

Se tiver foto ajuda.

Abraço
    Se o clima permitir vou tentar tirar umas fotos pra mandar.

Na maioria dos carros esses buracos servem pra permitir a circulação do ar que vem do sistema de ventilação/ac. No Jimny não sei se servem pra ventilação ou pra drenagem de água (como os que existem no Land).

Notei eles quando estava tentando procurar um lugar pra instalar uma lampada no porta-malas. Depois lembro de ter lido no Forum os comentários de um rapaz que vedou eles para não entrar poeira.
    Daniel
    Jimny HR 2010/2011
    www.danbp.org

Usuário Avatar de rmalato
    Entrada
    24/10/2010
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0
    Recebi o link por email, a CTIS é uma loja de Brasília do porte da FAST.

Não achei caro...

Auto Rádio Sony Com DVD Player, Tela 6.1" Touch Screen, Entrada Auxiliar, USB, Função Zappin - XAV-W60 - CTIS Digital - 2011

Usuário Avatar de Marcus Neves
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Gui

Onde comprou o protetor de carter? Dá para instalar com o para-choque original?

Achei na Newtrack por R$ 300,00, mas por este preço ainda estou pensando.

Protetor Dianteiro (Peito de Aço) | Jimny

Jimny 2010 compensa?-tn500_prot-diant-jimny-400.jpg
    Citação Postado originalmente por gui_na_trilha Ver Post
    Yuki, eu coloquei o protetor da caixa e o protetor do carter..

O do Carter achei que nao era necessario, pois para atingi-lo dependeria de destruir o cardan dianteiro, etc um monte de coisas que li e que deixavam o protetor do carter como sendo desnecessario..

Vou utilizar o veiculo em trilhas leves, medias, um Suzuki adventure, essas coisas. Nao irei utiliza-lo em trilhas pesadas.

Mas e se derrepente estou passeando na praia e "pimba" um galho de vegetação entra atravessado e atinge o carter ou o radiador por baixo, sei lá... Olhando bem, resolvi gastar um pouquinho mais e ter uma proteção extra no veiculo e poder brincar despreocupado. Lembrando que todo motor, inclusive o carter e de aluminio.

Irei utilizar o carro mais pro meu lazer... Nao quero sair e voltar no guincho por conta de um carter atingido por uma madeira ou vegetação, pedra, etc... Melhor prevenir que remediar.

Tb nao tenho intensão em mergulhar o carro em um rio.... Mas tb nao quero ter que procurar outro caminho ao inves de atravessar um pequeno riacho com medo do motor aspirar agua.

Concordo com todos aqui e só uma opinião pessoal minha. Cada um usa sua maquinaria da forma que acha melhor e juntos encontramos formas de alongar a vida util dos Jipinhos...

Abraço a Todos....
    Marcus Neves
    Jimny HR 2011

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    Caros,

precisamos apenas lembrar que em água doce, os componentes elétricos expostos (caixas de fusível, etc.) não oferecem qualquer risco a integridade do Jimny. A condutividade elétrica da água doce é nula para o sistema 12V e a impedância dos circuitos de um carro. Ou seja, podem molhar que nada vai parar de funcionar ou sequer entrar em curto.

As partes realmente vulneráveis a água doce, como sistema de alta voltagem da ignição (velas, cabos e bobinas) e os delicados circuitos da ECU, ficam excelentemente bem protegidos. A ECU, por razões óbvias fica sobre o porta-luvas no interior do habitáculo.

Em resumo, prolongando-se os respiros, instalando um BOM snorkel e fechando-se o dreno da caixa de filtro de ar, a única coisa que vai parar o Jimny será sua tendência a boiar.

Obviamente o alternador, como bem colocado pelo Daniel, vai ter sua vida comprometida. Normalmente a água lava a graxa dos rolamentos dos componentes tracionados pelas correias auxiliares. Um dia os rolamentos começam a roncar.

Vez ou outra tenho que atravessar um profundo rio na região do nosso sítio... Ate hoje sem dramas, até mesmo sem snorkel. Costumo entrar com certa velocidade para formar uma onda, logo depois reduzo a velocidade e vou seguindo a depressão da onda. Normalmente a água sobe sobre todo o capô nos primeiros 3 segundos, depois fica em 3/4 de roda.

Abraços

Clemente

Citação Postado originalmente por danpeig Ver Post
    Assino embaixo.

A caixa de fusíveis do motor do Jimny é muito vulnerável. Ela fica na mesma altura da captação de ar original do veículo e tem vedação apenas contra respingos (poderia ter pelo menos uma vedação contra poeira).

Outro ponto mais crítico que a caixa de fusíveis é o respiro do câmbio. Este está na altura dos cabos das velas e não tem válvula de retenção.

Se alguém pretende cobrir as rodas, recomendo também fazer a vedação das saídas de ar que ficam na parte traseira do carro. Caso contrário, o forro e os bancos ficam encharcados.

Eu não tenho coragem de entrar na água a uma altura superior ao limite do aro das rodas por causa do alternador, essa peça é a que mais sofre.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Usuário Avatar de Marcus Neves
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Clemente

Quando você fala em um BOM Snorkel o que seria? Diâmetro do tubo, vedação, formato da entrada... o que deve ser observado?

Quanto ao formato da entrada de captação, qual o melhor?

O modelo mais rente junto ao teto (do tipo L200 savana)

O modelo mais alto (do tipo Land Rover - foto anexa) que pode ser virado para frente ou para trás. Neste caso qual o correto?

O modelo que parece um chapéu chinês (modelo usado nas Toyotas Bandeirantes)

Jimny 2010 compensa?-snorkel-3.jpg

Snorkel 2.bmpSnorkel 1.bmp
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Caros,

precisamos apenas lembrar que em água doce, os componentes elétricos expostos (caixas de fusível, etc.) não oferecem qualquer risco a integridade do Jimny. A condutividade elétrica da água doce é nula para o sistema 12V e a impedância dos circuitos de um carro. Ou seja, podem molhar que nada vai parar de funcionar ou sequer entrar em curto.

As partes realmente vulneráveis a água doce, como sistema de alta voltagem da ignição (velas, cabos e bobinas) e os delicados circuitos da ECU, ficam excelentemente bem protegidos. A ECU, por razões óbvias fica sobre o porta-luvas no interior do habitáculo.

Em resumo, prolongando-se os respiros, instalando um BOM snorkel e fechando-se o dreno da caixa de filtro de ar, a única coisa que vai parar o Jimny será sua tendência a boiar.

Obviamente o alternador, como bem colocado pelo Daniel, vai ter sua vida comprometida. Normalmente a água lava a graxa dos rolamentos dos componentes tracionados pelas correias auxiliares. Um dia os rolamentos começam a roncar.

Vez ou outra tenho que atravessar um profundo rio na região do nosso sítio... Ate hoje sem dramas, até mesmo sem snorkel. Costumo entrar com certa velocidade para formar uma onda, logo depois reduzo a velocidade e vou seguindo a depressão da onda. Normalmente a água sobe sobre todo o capô nos primeiros 3 segundos, depois fica em 3/4 de roda.

Abraços

Clemente
    Marcus Neves
    Jimny HR 2011

Usuário Avatar de gui_na_trilha
    Entrada
    24/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Marcus, mandei uma MP pra vc, da uma olhadinha

Abraço...

Gui

Onde comprou o protetor de carter? Dá para instalar com o para-choque original?

Achei na Newtrack por R$ 300,00, mas por este preço ainda estou pensando.

Protetor Dianteiro (Peito de Aço) | Jimny

Jimny 2010 compensa?-tn500_prot-diant-jimny-400.jpg
    Grand Vitara 3.2 V6 2010 / Ex -Gran Vitara GIII 4x4 2013 / EX - Jimny HR 2012 BF ALL TERRAIN / Ex - Pajero TR4 Lift 3" + Pneus BF AT

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Marcus,

as credencias para um bom snorkel são justamente as que você citou. Bom diâmetro, boa vedação, resistência a impactos e aptidão para separar água do ar durante uma chuva pesada.

Para o Jimny acredito não haver nenhum melhor que o verdadeiro snorkel australiano Safari, da ARB. São caros.

Feito em plástico ABS, ele é resistente às conhecidas e temidas trincas invisíveis da fibra de vidro, e seu coletor de ar trabalha sempre virado para frente, diminuindo o arraste do Snorkel. Para garantir boa separação da água de chuva, o coletor de ar tem grande fendas laterais, que permitem que a água escorra lateralmente antes de entrar no tubo. Para garantir bom funcionamento é importante limpar estas fendas com certa regularidade. O snorkel do Troller por ex, é em fibra, mas por dentro da fibra existe uma mangueira bem dimensionada que vai até o topo. Perfeito.

Os snorkels de fibra costumam ter seu interior muito áspero, aumentando o arrasto do ar e conseqüentemente diminuindo um pouco o rendimento do motor.

Sou contra o snorkel em carros de uso no dia-a-dia ou viagens, justamente por ser útil apenas em 0,001% dos Km rodados. Porém um BOM snorkel, não oferece qualquer prejuízo a não ser o furo na lataria.

Mesmo assim o Jimny vai muito bem em travessias profundas. Este fim de semana atravessei três rios, dois deles com água no meio das portas e foi tudo bem, tirando o fato de que a água arrasta ele com certa facilidade.

Em duas ocasiões a água cobriu o capô pois acabei entrando com maior velocidade garantindo assim certa segurança contra a correnteza. Após as travessias abri o filtro de ar. Antes do filtro havia sinais de água, porém após o filtro, tudo absolutamente seco.

É um jipinho nota 10! No sabão basta apontar, acelerar e se divertir. Com o Land Rover é apontar, acelerar e depois rezar para não perder o controle das duas toneladas.

Em breve colocarei o vídeo das travessias.

Aliás, a foto que você colocou a o coletor do Safari e fica sempre virado para frente.

Abraços

Clemente

Clemente

Quando você fala em um BOM Snorkel o que seria? Diâmetro do tubo, vedação, formato da entrada... o que deve ser observado?

Quanto ao formato da entrada de captação, qual o melhor?

O modelo mais rente junto ao teto (do tipo L200 savana)

O modelo mais alto (do tipo Land Rover - foto anexa) que pode ser virado para frente ou para trás. Neste caso qual o correto?

O modelo que parece um chapéu chinês (modelo usado nas Toyotas Bandeirantes)

Jimny 2010 compensa?-snorkel-3.jpg

Snorkel 2.bmpSnorkel 1.bmp

Usuário
    Entrada
    04/01/2010
    Local
    São Paulo/SP

respiros

mas nao entra água pelos respiros dos dferenciais, entra???? que eu saiba tem uma válvula lá de sentido unico, ou seja, só sai, nao entra nada,...tem até um tutorial aqui explicando como fazer um alongador dos respiros,mas achei um pouco de zelo demais.

abç

Caros,

Abraços

Clemente

Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Citação Postado originalmente por Rogê Ver Post
    mas nao entra água pelos respiros dos dferenciais, entra???? que eu saiba tem uma válvula lá de sentido unico, ou seja, só sai, nao entra nada,...tem até um tutorial aqui explicando como fazer um alongador dos respiros,mas achei um pouco de zelo demais.

abç
    Rogê a válvula trabalha nos dois sentidos, tanto permite a passagem do ar pra fora quando a cx satélite esquenta, quanto pra dentro, quando ela esfria. Se ela só permitisse a saída do ar, criaria um vácuo eterno....Ela possui um sistema que ao ser submersa ela se fecha, não permitindo a entrada de água. Possui uma tampinha mesmo qjue se movimenta no duto do respiro. O problema é quando essa tampinha começa a ficar contaminada por areia e barro, como há algum tempo o CLEMENTE comentou aqui, aí a tampinha pode perder sua capacidade de se movimentar e pode travar aberta, permitindo a contaminação do óleo do diferencial por água.
    Abç!!!.

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Segue video da brincadeira no fds:

Usuário Avatar de Yuki
    Entrada
    21/05/2010
    Local
    Campinas/SP
    Bem que aqui no fórum podia ter o "curtir" do facebook!

Muito legal =D

Abraço

Segue video da brincadeira no fds:

Yuki
    Jimmy The Jimny (HR)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem