Postado originalmente por
luiztacco
Acabei de ler lá no grupo da suzuki-net
IMPORTADOS
*Suzuki enfrenta problemas em sua volta ao país
Crise e investimento na Mitsubishi seriam fatores; presidente já deixou a
empresa
Interpress Motor - Redação*
Na segunda quinzena de setembro de 2008, foi anunciada a volta oficial da
marca japonesa Suzuki ao Brasil, após uma ausência de cinco anos.
Capitaneada pelo grupo Souza Ramos, ela começou a vender o utilitário
esportivo Grand Vitara – motor 2.0 16V de 140 cv, por R$ 89.700 na versão manual e R$ 94.700 na automática –, em um primeiro momento, em um lote de 250 veículos. A expectativa era de logo em seguida comercializar mil unidades por mês.
Atropelada pela crise mundial deflagrada no último trimestre de 2008 e pela alta do dólar, no entanto, essa meta nunca chegou a ser alcançada. A média mensal não tem superado os 160 veículos. Em dezembro, o empresário Eduardo Souza Ramos demitiu todos os 60 funcionários que trabalhavam para a marca, incluindo o presidente, Alexandre Câmara, de acordo com a revista "Exame", que informa: "O que restou da operação brasileira foi absorvido pela Mitsubishi Motors do Brasil, também comandada por Souza Ramos".
*O Grand Vitara marcou a volta da Suzuki ao país após cinco anos*
Outro fator que pode ter contribuído para tirar a Suzuki do foco das
atenções, que também tem relação com a crise, foi a decisão do grupo Souza Ramos de fazer da unidade brasileira da Mitsubishi sediada em Catalão (GO) uma base de exportação para América Latina e Caribe. "Há algum tempo tem-se estudado alternativas de modelos que pudessem ser produzidos no Brasil", afirmou o grupo, em comunicado divulgado no final de fevereiro.
"Os estudos de viabilidade estão em fase final para a escolha de três entre os quatro modelos ainda em análise, sendo alguns deles com potencial de exportação", completa. No dia 25 de abril vence o prazo que a própria empresa estipulou para anunciar qual o primeiro modelo a ser fabricado – até o final do ano, deverá informar quais serão os outros.
Procurada por Interpress Motor, a assessoria da Suzuki no Brasil confirmou a saída de Alexandre Câmara, mas ainda não se pronunciou oficialmente sobre os outros pontos.