x
Convex Datacenter
Página 38 de 42 PrimeiroPrimeiro ... 282930313233343536373839404142 ÚltimoÚltimo
Resultados 445 a 456 de 494
    Usuário
    Entrada
    13/11/2013
    Local
    -/MG
    Agradecimentos: 0

Olá Pessoal, seguem os dados do primeiro teste com minha da viatura:

Tracker 07/08
    Km: 64.000
    Pneus: Toyo Open Country 235/70/16 + Lift Carroceria 1"
    Calibragem: 26 PSI
    Percurso: Urbano
    A/C: Ligado
    Combustível: Gasolina Aditivada Petrobrás Grid
    Consumo: 6,625 km/L

Editado: Como o Chuva mencionou, com estes pneus meu velocímetro está marcando praticamente o mesmo valor dos radares que passei em BH/MG (sem a tradicional "folga" de 10%).
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    13/11/2013
    Local
    -/MG
    Olá novamente. Seguem os dados da primeira viagem:

Tracker 07/08
    Percurso: Estrada
    A/C: Desligado
    Combustível: Gasolina Comum Petrobrás
    Consumo: 10,059 km/L
    OBS: Velocidade de cruzeiro - 100 km/h a 3000 RPM
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de DiêgoÁxel
    Entrada
    04/04/2010
    Local
    Mossoró/RN
    Tracker 2008
    Km: 86.000
    Pneus: Maxxis HT 750 235/70/16 + Lift suspensão 2"
    Calibragem: 28 PSI
    Consumo cidade: 6,3 km/l a 7,4 km/l
    Consumo estrada: 7 km/l a 7,6 km/l a 140 km/h

Citação Postado originalmente por sabato Ver Post
    Olá novamente. Seguem os dados da primeira viagem:

Tracker 07/08
    Percurso: Estrada
    A/C: Desligado
    Combustível: Gasolina Comum Petrobrás
    Consumo: 10,059 km/L
    OBS: Velocidade de cruzeiro - 100 km/h a 3000 RPM
    Ola Sabato,
    A minna viatura seta com 121k rodados e ainda fazendo algo em torno de 10 na estrada tbm, mas nas mesmas condições, isto é, 100km/h, sem ar e na paz.
    Quero só ver na hora em que aumentarem a quantidade de álcool na gasolina. Deve desandar tudo...
    um forte abraço!
    Ricardo
    Feliz da vida...de Tracker!

Citação Postado originalmente por DiêgoÁxel Ver Post
    Tracker 2008
    Km: 86.000
    Pneus: Maxxis HT 750 235/70/16 + Lift suspensão 2"
    Calibragem: 28 PSI
    Consumo cidade: 6,3 km/l a 7,4 km/l
    Consumo estrada: 7 km/l a 7,6 km/l a 140 km/h
    Fala aí Diego! A viatura ta que nem boêmio...só bebendo..kkkk
    Mas normal: pé em baixo + ar ligado = consumo alto.
    Isso vale pra qualquer carro.
    abraco!
    Ricardo
    Feliz da vida...de Tracker!

Usuário Avatar de DiêgoÁxel
    Entrada
    04/04/2010
    Local
    Mossoró/RN
    Pois é Ricardo. Essa semana irei levá-la a uma oficina que mexe com injeção pra passar o scanner e dar uma checada, pois estou sentido um forte cheiro de gasolina nos gases de escape. Já troquei velas, limpei corpo de borboleta, verifiquei a sonda lambda e etc...

Como minha cidade é muito quente não tem como andar sem o ar ligado nem a noite, então por enquanto eu tô aproveitando tudo que é banguela
    Citação Postado originalmente por R1C4rdo Ver Post
    Fala aí Diego! A viatura ta que nem boêmio...só bebendo..kkkk
    Mas normal: pé em baixo + ar ligado = consumo alto.
    Isso vale pra qualquer carro.
    abraco!
    ])iêgo/\xel
    ])efender \/erde

Usuário Avatar de ROMERITO
    Entrada
    09/03/2015
    Local
    Gravataí/RS
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Pessoal, fiz algumas contas usando as últimas médias de consumo e, apesar da prática parecer desanimadora, na teoria os numeros são interessantes.

Considerando que com os pneus maiores existe um ajuste do odômetro onde tanto a velocidade e a kilometragem percorrida diferem das condições normais do carro, fiz alguns testes com o GPS e usei então sua velocidade mais precisa.

Em mais de um aparelho GPS e em diversas velocidades o ajuste de velocidade de antes (carro original) para agora se aproxima muito do ajuste do diâmetro dos pneus maiores. Ou melhor, agora o GPS bate com a velocidade do hodômetro, contrariando os fabricantes que então deixam o marcador mostrando sempre uns 10km/h a mais do que realmente estamos.

No quadro abaixo os numeros em laranja e vermelho são inseridos e os em azul são o resultado pesquisado. As colunas 2 e 4 mostram o valor dos kilometros percorridos com um litro de gasolina nas duas situações: com pneu original 235 x 60 x 16 e com pneu maior 235 x 70 x 16 (o percentual de ajuste distancia percorrida calculado numa planilha de medidas de pneus adquirida nesse forum resulta numa variação de 6,8274%).

Anexo 421531

As colunas 3 e 5 são meros testes para se saber quanto o carro roda com uma nota da oncinha.

Como a kilometragem média original (9,54km/l) acontecia antes da Dilma mudar de 21 para 25 o percentual de água, ops álcool, na gasolina, o valor de 8,73km/l na verdade pode ser ajustado para 9,08km/l.

Fica então a diferença de aproximandamente singelos 460m de consumo a mais se vc colocar pneus maiores.

Não sei se posso considerar os parâmetros assim para fazer esse cálculo (me corrijam se esqueci algo) mas foi a forma que encontrei para explicar os valores irreais do hodômetro. Assim não tô achando que o carro bebe tanto com pneus maiores como acreditava.

OBS: outra coisa interessante é que a kilometragem do carro a partir da mudança vai ser sempre uns 7% a menos que o marcado no painel... eeeeba!

Boa noite, chuva e pessoal do clube.

Parabéns pela tabela.
    Muito inteligente de sua parte.

Porém a conversão dos 8,73 para 9,08 em função da concentração de etanol tem um pequeno erro.
    Para cada 1% a mais de etanol o consumo aumenta 0,4% e não 1% como você calculou.
    Ou seja, se a concentração de etanol varia 4% (de 25% para 21%) o rendimento varia 1,6%.
    Então o consumo de 8,73 km/litro (que você mediu quando o etanol estava em 25%) vai para 8,87 km/litro (quando o etanol estiver em 21%) .

Dai a variação entre um pneu 235/60 para um 235/70 gerou um aumento de consumo de 9,54km/litro para 8,87km/litro.
    Ou seja um aumento de 7,5%.
    São 44km rodados a menos por tanque por causa de 1,2cm de raio a mais.
    Um tremendo aumento no meu ponto de vista!!

Pergunto-lhe: Suas medições práticas são nos mesmos trajetos (ou equivalentes ao menos)?
    Não me parece muito lógico um aumento de consumo superior a 7,5% apenas por causa do diâmetro do pneu.

Outra coisa. Qual o seu pneu 235/70? É o Mud?
    Pergunto sobre o tipo de pneu pois se acredito que o diâmetro não influencia tanto assim no consumo, não tenho tanta certeza quanto ao tipo de desenho do pneu.

Vamos nos falando.
    O assunto é muito interessante.

Usuário Avatar de Chuva
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    Araçoiaba da Serra/SP
    Agradecimentos: 102
    Oi Romerito!!

Obrigado pelas dicas! Acho q só vc leu e entendeu o que escrevi.. kkk

É um cálculo estimativo e com certeza há muitas variáveis tanto físicas quanto numéricas a se interpretar.

Tentei refazer os números a partir daquela época, q não sei se estão corretos, e os coloquei numa outra tabela.

Estou considerando que os 4% de dif. de mistura de alcool etilico impactam na verdade 4% x 0,4 = 1,6%, como vc falou. Não sei a explicação disso mas estou imaginando que seja que existe uma combustão do alcool anidro no sistema a gasolina de forma mais eficiente que eu imaginava, correto?

Não tenho as últimas médias mas o consumo se mantém bem parecido das primeiras medidas. Sinto no bolso apenas os aumentos e algumas defasagens em postos ruins ou qdo tenho o azar de pegar algum lote de gasolina batizada, ou seja, nenhum posto é 100% honesto todo o tempo.

Um parêntesis: agora em 16-03 vai mudar de novo! de 25 pra 27% de alcool.. tadindos dos nossos motores e componentes suscetíveis a oxidação..

Enfim, na nova tabelinha considerei os ultimos kms reais rodados com um tanque (536km anotados) e para chegar na mesma litragem de tanque coloquei um custo de R$ 203 dilmas para o cálculo reverso.

Considerando o novo percentual de aproveitamento do etanol em 1,6% podemos comparar com a época antiga uma taxa de consumo de 8,85 km/l, chegando no percentual de defasagem de 7,5% em relação ao carro original que mencionou.

Se considerarmos o tanque cheio original com 590km percorridos e compararmos isso com os 7,5% de defasagem temos realmente os 44,25km a menos rodados com os pneus maiores (590x7,5/100).

Mas não devemos considerar que na verdade o carro rodou efetivamente 572,59kms com a mesma litragem de tanque? Se sim a diferença são 17kms a menos com os pneus 70 mud. Enxerguei assim, mas não sei se está correto agora.. vc me confundiu kkk..

GM Tracker 2.0 16v - Consumo-tabela.jpg

Por favor me corrija de novo se estiver errado, façamos o cálculo o mais interessante o possível!!

Faço sempre os mesmos trajetos, principalmente no asfalto. Trilhas to fraco esse ano.. Qdo medi os pneus a diferença de altura entre o original e o mud era de 6 cms, assim talvez de para considerar um diâmetro de pouco mais de 3cm a mais pro mud. Tem uma foto comparativa da epoca pra vc ver a cara do pneu, seu tamanho e desenho.

Vou fazer a proxima média certinha e posto de novo.

Obrigado,

[ ]s

GM Tracker 2.0 16v - Consumo-pneus.jpg

Tabela de calculo de diametro: Medida de Pneus.rar
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
    GVIII 10 2.0 AT 4x4 Lift 2,0", Dunlop ST 225/70/17

Entrada
    09/03/2015
    Local
    Gravataí/RS
    Grande Chuva,

Vamos lá.

(1) Autonomia (Quilômetros rodados com um tanque de combustível ) do pneu original x pneu mud:

Realmente, considerando o aumento no consumo de 9,56km/litro para 8,85km/litro a diferença de rodagem com um tanque de combustível de 66 litros será de 46,9km.

Veja: 66litros x (9,56km/litro) - 66litros x (8,85km/litro) = 46,86km.

(2) Ajuste de consumo em função da dosagem de etanol:

A relação que lhe passei onde 1% a mais de álcool na gasolina gera um aumento no consumo (km/litro) 0,4% é resultado do cálculo entre o poder calorífico de 1 litro de gasolina pura de 87 octanas e 1 litro de etanol puro de 110 octanas, considerando ainda a presença de 7% de água no etanol comercial.

(3) Qual o real motivo do aumento de 7,5% no consumo:

Seus pneus antes e depois são EXATAMENTE os mesmos que os meus. E o aumento no consumo que você verificou foi muito parecido com o que verifiquei. Porém fiquei muito intrigado pois, segundos meus conhecimentos, quanto maior o diâmetro maior a economia na estrada. (Veja, por exemplo os pneus de bicicletas de corridas comparadas com as normais)

Pesquisei em sites europeus (pois em sites brasileiros é brabo) e confirmei.

Primeiro: entre 10 e 25% do consumo de combustível de um carro é devido aos pneus, mais exatamente ao parâmetro chamado resistência de rolagem. Tradicionalmente, em carros "comuns", 17% do combustível é gasto na "resistência de rolagem".

O parâmetro matemático que define a influência no consumo chama-se: resistência a rolagem e, numericamente varia entre 0,006 a 0,022. O menor valor (0,006) para os chamados pneus denominados "pneus verdes" e os maiores valores (0,025) para os mais parecidos com pneus de trator como os nossos ...

O que faz um pneu aumentar ou diminuir o consumo é a resistência a rolagem do pneus frente ao piso.
    A equação de resistência a rolagem é bem grande e com espoentes diferenciados (1, 1/2, 2) e leva em conta vários fatores como temperatura do piso (quanto maior melhor), tipo de solo, momento de inércia do Pneu, diâmetro do pneus, pressão do pneu, largura do pneu, dureza da borracha e tipo de desenho do pneu.

São vário fatores com pesos diferentes, alguns controláveis, outros não. Por exemplo não dá para controlar a rugosidade nem a temperatura do asfalto, mas dá para controlar a pressão do pneu (que, a propósito não colabora muito com a economia a partir de 32lb/ft2)

Para se ter uma idéia da influência da resistência a rolagem do pneu no consumo, no Japão e EUA os pneus vendidos são obrigados a divulgar junto o valor da RR com uma espécie de selo do INMETRO que vai de "A" até "G".

Neste "selo do Inmetro" o comprador fica sabendo quanto um pneu tipo "G" gasta a mais se comparado com o pneu classe "A" .

Consegui no site do "inmetro" deles um aplicativo chamado "Fuel savings calculator "onde você entra com os dados do pneu antes e depois e com os dados da viagem e ele calcula a diferença de consumo. (Só não esqueça que na europa eles medem consumo diferente, ao invés de km/litros é litros para rodar 100km, ou seja quanto menor melhor).

Vou anexar o site da planilha aqui para você olhar, mas simulei a situação para o nosso caso: saímos de um pneu original classe "B" e fomos para um pneu classe "G". Andando 40% na cidade e 60% na estrada e adivinha o resultado que a planilha gera?

==> 7,3% de aumento de consumo, muitíssimo próximo da sua medida

Resumo => O aumento do consumo não tem relação com o aumento do diâmetro mas sim com o desenho do pneu.
    O preço a ser pago para andar com um MUD bonitão é de +R$16 por tanque.

Veja a "Fuel saving calculator" no site abaixo (fica bem no final da página)

http://ec.europa.eu/energy/en/topics...d-labels/tyres

Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por ROMERITO Ver Post
    Grande Chuva,

O parâmetro matemático que define a influência no consumo chama-se: resistência a rolagem e, numericamente varia entre 0,006 a 0,022. O menor valor (0,006) para os chamados pneus denominados "pneus verdes" e os maiores valores (0,025) para os mais parecidos com pneus de trator como os nossos ...

O que faz um pneu aumentar ou diminuir o consumo é a resistência a rolagem do pneus frente ao piso.
    A equação de resistência a rolagem é bem grande e com espoentes diferenciados (1, 1/2, 2) e leva em conta vários fatores como temperatura do piso (quanto maior melhor), tipo de solo, momento de inércia do Pneu, diâmetro do pneus, pressão do pneu, largura do pneu, dureza da borracha e tipo de desenho do pneu.

http://ec.europa.eu/energy/en/topics...d-labels/tyres

Genial!!!!

Usuário Avatar de Chuva
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    Araçoiaba da Serra/SP
    Agradecimentos: 102
    Oi amigo!!

Putz, show de bola!! Que legais essas explicações!! Obrigado mesmo meu camarada!! Eu tb curto esses detalhes esclarecedores!!

Legal que vc tb se interessou pelo assunto talvez pelas mesmas condições que as minhas, pneus identicos!!

Quer dizer que eu até cheguei perto fazendo um cálculo caseiro!! kkk
    Mas o custo então estava errado: há sim um gasto superior com o pneu mud pelo atrito.

De qquer forma, agora não percebo mais, mas no começo eu sentia o carro uma lagartixa. Gruda mesmo, dai uma referencia pro atrito.

Mudando um pouco de pato pra ganso: eu troquei o oleo do carro no meio do caminho antes de finalizar o teste do tanque.. e percebi uma diferença brutal na "xoxidão" da viatura. Mudei de 5w30 pra 10w40, parece que tô puxando reboque o tempo todo.. com certeza os cálculos de consumo serão afetados, mas vou postar depois..

[ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
    GVIII 10 2.0 AT 4x4 Lift 2,0", Dunlop ST 225/70/17

Entrada
    09/03/2015
    Local
    Gravataí/RS
    Puxa, eu sempre quiz usar 5w30 mas tive medo pois acredito que trata-se de óleo para países frios (do hemisfério norte).

A quanto tempo você usa o 5w30? Nenhum problema de desgaste nas bronzinas do girabrequim? A luz da pressão do óleo não liga na lenta quando o motor está quente?
    http://ec.europa.eu/energy/en/topics/energy-efficient-products-and-labels/tyres

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem