Postado originalmente por
Chuva
Oi David,
Para mim perfumaria seria principalmente recolocar pedaços de plástico do parachoque e saias, calotinhas, retrovisores e lanternas.
Alguns desses itens acima são caros e dependendo do caso pode-se dar um tapa ou fazer uma gambi ao invés de comprar novo. Digo comprar novo mais caro se tiver que recorrer a alguma concessionária, o que temos que fugir.
Outras coisas não tão perfumarias mas que dependendo do tipo encarecem e vc pode precisar trocar seriam luzes de farois alternativas ou mais fortes, tapetes diferentes, rádios/modulos/falantes, etc. Eu tive que trocar as lampadas xenon que já vieram no carro pq eram muito fortes, os tapetes de pano eu não aguentei usar pq esfarelavam, o rádio original não tocava mp3, os falantes originais eram de radinho de pilha.. e por ai vai.
O rústico da mecânica em geral não achei nada fora da realidade. Como a suspensão: amortecedores e molas. Peças para o motor de manutenção não são tão caras tb. Custo parecido com algum carro bom do mercado.
Agora peças mais complexas de motor, diferenciais, vidros ou alguma porta que não se possa recuperar, aí sim sai caro.
Eu tive muito tempo um carro mico. Era muito difícil achar peças. Modéstia a parte sou bom motorista e muitos carros que tive nunca bati. Mas esse carro mico só faltou eu bater a porta traseira direita... kkk o resto, até o teto eu consegui bater.. como o carro era mico eu não me preocupava nada com ele. Não tinha seguro, ninguem roubava, até motoboy desviava.. uma maravilha.. só que bebia demais.. usava principalmente para fazer entrega em clientes (o carro valia muito menos do que eu carregava e não chamava atenção).
Achei lanternas na inglaterra (um camarada trouxe) a um preço igual a lanternas de monza. Achei vidro, capo, map, catalisador, sonda lambida, cabo de embreagem, coletor, reservatório de água, radiador completo, grades e perfumarias, como adesivos para as portas. Muitas peças do vectra antigo e ipanema. O carro era um Astra SW importado.
Resumindo, vivi bem com esse carro, que me trouxe muitas alegrias e o vejo até hoje rodando nas ruas. E mesmo sabendo que a Tracker é um carro fora do padrão de mercado e sem facilidades em se achar peças, tudo o que procurei já achei, mais facilmente que o Astra 95.
Por isso meu caro, não acho q vc deve se preocupar com manutenção pesada no seu carro. Se vc é um bom motorista, não esfola o carro e tem consciência do que é caro, não deve gastar muito com a manutenção a longo prazo.
Eu tenho outro carro, mas mesmo esse preparado para trilhas, tenho a preocupação de deixa-lo mais parrudo para não quebrar alguma coisa cara num momento mais crítico em alguma trilha ou passeio mais complicado.
Acho que o carro já é robusto e bem construído (como parametro vc pode pegar o barulho interior: se comparar com muitos carros nacionais que com 10kkm viram um chocoalho) e agora mais alto, com melhor suspensão e botinhas mais sapecas o carro virou um tanque de guerra.. kkk
Carro nacional zero barato como um celta, palio, gol, etc (sem querer ofender quem tenha pelo amor de Deus) não são carros projetados para mais de 200kkm. O motor da Tracker eu acredito que seja (tem muito GV2 por ai com quase 200km e nem fuma!), assim como de outro carro de tecnologia japonesa, como Toyota, honda, etc. Há uma sequencia do melhor para o pior e vai de gosto, mas com certeza esse projeto japonês é superior a muito carro bonitinho e reluzente que a gente vê na rua.
Acho que é isso.. espero que ajude. Despreocupe-se um pouco e leve num mecânico super bom para dar uma olhada sem compromisso no motor ou o que achar caro que acredita ter algum problema. Se acharem pelo em ovo, vá em outro e pesquise. Tá cheio de espertinhos tentando tirar grana da gente se não conhecer um pouquinho de mecânica.
[ ]s