Achei interessante e engenhosa sua adaptação , porem tenho algumas duvidas :
Com a peça "suporte infreior da mola" que vc fez , fixa no olhal inferior , na situação com o eixo torcido , com uma das rodas no ar e o outro lado com a mola comprimida esse suporte não tende a entortar ou forçar o tubo do amortecedor ??
Não sei se ja fez essa experiencia e como se comporta , mas dá uma conferida, pq vc está eliminando a função da bucha de fixação inferior , que é absorver essa movimentação angular do eixo
Outra duvida, na parte superior como é a fixção ? aquela peça que vai por dentro da mola e a bucha na ponta da haste, é original do Samurai ou é do Corsa ?
Vc poderiar mandar umas fotos mais detalalhadas da fixação superior, estou estudando a fixação do da belina , só estou em duvida na parte superior
Na verdade para os amortecedores do Samurai Helicoidal ninguém precisa inventar a roda, isso já foi feito a séculos. Basta Olhar a suspensão dianteira do Jimny e copiar. Esta suspensão é a evolução da outra.
sim, o ideal seria copiar a suspencao do Jimny, mas para isso, será necessario um trabalho muito maior e mais custoso... o lance de adaptar os amortecedores é muito mais facil, rapido e barato, alem de nao ter que modificar em nada a estrutura original do Samurai...
quanto a duvida levantada pelo Rogerio sobre o suporte de mola aparufasado, bem observado... nesse caso parece que os impactos e torcoes serao trasmitidos diretamente a ele e o parafuso... como resolver ?
acho que a melhor solucao ainda é soldar o prato no amortecedor, mas fazendo uma canela até a base do mesmo, onde somente ali será soldado e o prato ficará apoiado sobre a "canela" ....
deu pra entender ?
essa é a minha opiniao..
T+
Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
Renegade Sport 2.0TD
Caso alguém se interessa, tenho para vender os meus suportes superiores antigos para usar amortecedores convencionais na dianteira do Samurai helicoidal.
R$ 400 o par. A fixação inferior e montagem destes suportes superiores por sua conta, posso passar as dicas de como fazer......
Vocês têm razão quanto à torção... Essa sempre foi a minha maior preocupação e impecilho...
O que eu observei é que a própria mola deforma absorvendo essa torção! E como não se trata de aumentar o curso da suspensão, acredito que isto já seja suficiente... Pretendo, em alguns dias, após alguns "atalhos", desmontar o conjunto e procurar por marcas...
Quanto a peça, Rogério, acho que você está falando do calço superior da mola (pescoçudo, é verdade!) e é original do Samuca sim.
Temos aí a excelente solução Billj! (que, devo confessar, já havia dado zoom nas muitas fotos que ele já postou do Spider!!! ). Mas, corrija-me se eu estiver errado, Bill, é necessário soldar um ponto de articulação inferior para o amortecedor (lembrem-se que, desde o início, tenho, teimosamente, procurado "fugir" da solda!), embora seja muito mais simples!
A bucha superior original do amortecedor do Corsa exige uma furação de 5/8". Como não queria mudar a furação do Samuca, utilizei um calço de borracha, dos mesmos comumente utilizados como calço de carroceria de Jeeps!
E o parafuso, tem pescoço igual ao vão do suporte, garantido a articulação da mola.
Ainda sobre o amortecedor de corsa. Se na especificação do amortecedor original do Samurai diz que ele é Strut "estrutura" além de amortecimento ele serve para sustentação do conjunto sendo concebido para tal. Já o amortecedor traseiro de corsa, não vai além de amortecer suavemente e confortavelmente as asperezas da pista, pistas brasileiras é claro.
A concepção do teu sistema tá legal mas não me passou segurança. Acredito que reavaliando a idéia se alcance um resultado satisfatório.
Esta muito bom.
As molas vc usou de que?
O berço inferior de nylon está encaixado como no "prato", como fixou?
O prato soldado sobre o antigo suporte de amortecedor ou vc removeu o antigo suporte e soldou o prato? não dá pra ver esse detalhe poi está por trás do disco.
Esta muito bom.
As molas vc usou de que?
O berço inferior de nylon está encaixado como no "prato", como fixou?
O prato soldado sobre o antigo suporte de amortecedor ou vc removeu o antigo suporte e soldou o prato? não dá pra ver esse detalhe poi está por trás do disco.
Ae Bill..
diante de tantos interessados, nao seria uma boa oportunidade p/ vc fazer o "kit de adaptacao" completo e vender p/ o povo por um precinho bacana e acessivel ? quantos aqui estariam dispostos a fazer essa adpatacao e ficar livre de uma vez por todas dos amortecedores dianteiros dos samurais helicoidais ?
pensa ae....
T+
Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
Renegade Sport 2.0TD