
Postado originalmente por
Natanael Junior
Como o samuca agora é blocado na frente e atrás, em algumas situações seria interessante mantê-lo reduzido sem tracionar a dianteira. Explicando melhor:
Imagine uma curva apertada, em que o terreno permita o samuca andar mesmo em 4x2. O bloqueio dianteiro tira do samurai uma das suas melhores características que é o pequeno raio de giro. Se fosse possível desengatar a tração dianteira, mantendo o samurai reduzido para o motorzinho de dentista não morrer, seria possível fazer a curva sem manobras só na tração bloqueada do eixo traseiro, captou?
Lembro que o bloqueio dianteiro é 100% mas não é soldado. É do tipo automático, ou seja, joga força para os dois semi-eixos quando o “pino de inércia” que tem dentro do mecanismo recebe alguma força. Se o cardan não levar força para o diferencial, a chance de o bloqueio não agir é maior permitindo a curva mais fechada. Se fosse do tipo soldado, de nada adiantaria o cardan dianteiro não mandar força para o diferencial porque o simples fato de um dos semi-eixos girarem por causa de uma das rodas girando, já seria o suficiente para fazer o outro girar também. Aí a única solução seria o zequinha ficar desligando a roda livre da parte de dentro de cada curva, porque o semi-eixo giraria mas não levaria força para a roda... (viajei?)
Botar o zeca pra ralar é uma boa, mas nas provas que temos por aqui, se o zeca descer perde ponto, se der ré, perde ponto, se tocar na fita que demarca as curvas apertadas, também perde ponto... Além disso, o zeca sempre tem que ralar carregando cinta, patesca, prancha, hi-lift, cabos, etc. É bom poupá-lo, hehehe.
Abraço,