Bom, a idéia era mesmo somente fazer o lift após terminarem os pneus originais, o que fiz com boa propriedade pois os mesmos chegaram a esfacelar com o tráfego em cascalho (e a Tracker já com 40 mil km). A receita foi a já divulgada aqui: na dianteira calços de mola/amortecedor (troquei o amortecedor por um novo) e espaçador da barra estabilizadora, e na traseira molas ECHE41 (coloquei ainda o batente de borracha na parte superior, na inferior ficou direto na lata) e amortecedor cofap gbl 1024. Bom, aproveitei o serralheiro para fabricar o espaçador da barra estabilizadora e os anéis do encaixe do parafuso inferior no amortecedor traseiro, pois eles são mais finos que o original, além disso tive que dar uma limada no encaixe inferior do amortecedor pois ele é um pouco maior que o gabarito original, no mais tudo plug and play. Na dianteira também tudo normal apenas tive que desbastar uns 3cm de lata que ficou pegando na barra estabilizadora após a colocação dos calços e comprar parafusos mais compridos para a fixação do espaçador. Ficou perfeito, a barra trabalha bem alinhada e as bieletas não estão forçadas, alem disso foi fácil regular alinhamento/cambagem (zerada)- e aqui um agradecimento ao mentor dessa idéia, não me lembro quem mas os detalhes estão todos aqui no forum.
Quanto aos pneus fiquei entre os BF AT, o Destination da Firestone e os Michelin ATR, todos na medida 235/70. Acabei optando pelo BF AT mais pela estética, pois para o meu tipo de uso os outros dariam conta sem problemas (achei o Michelan o mais on-road e o Destination ao meu ver é o mais 50/50 e o mais em conta).
Enfim, como resultado a Tracker ficou mais alta que a original (ainda não medi, mas a traseira ficou levemente mais alta que a dianteira), não tenho mais a sensação de estar numa Caravan molenga (o carro ficou mais duro mas nada que comprometa o conforto) e com estes pneus ganhei muita estabilidade na condução em estrada de terra.
Quanto a dirigibilidade, ficou muito, mas muito melhor que a original! Na verdade o cuidado com a velocidade em estrada asfaltada deve ser maior - pode ainda ser efeito da adaptação a maior altura, mas em estrada de terra ficou perfeito, já não me preocupo mais com a carga que usualmente levo - 3 passageiros, bicicletas, tralhas de pesca, etc - a traseira quase não cede e ainda com passa com folga nos facões e buracos. Afinal se não fosse pelo custo dos pneus teria feito essa alteração bem antes.
E caso ainda necessitem de uma referência (alô Paulo) fiz o trabalho com o pessoal da Speed pneus em Campo Grande/MS (Elton/Carlos - excelentes mecânicos).
Fica aqui um sincero agradecimento aos colegas foristas pelas informações disponibilizadas!
Abraços a todos.