Postado originalmente por
Carneiro
Salve, galera!
Tá difícil de acompanhar, hoje só acessei agora à noite!
Sobre os MUDs, para quem interessar, repito meu relato de muito tempo atrás! São mais duros, e claro, menos confortáveis. Mas eu acostumei e gosto. São pouco mais barulhentos, se repararem bem, os ATs ou até mesmo o original, zoam bem, afinal são pneus largos.
Sobre estabilidade no asfalto, não achei muito pior que o original não... Afinal, com chuva, nosso carro não é lá essas coisas, tem que tomar cuidado. Acima de 100 km/h começa a trepidar um pouco, mas acho que é aumento exagerado de tamanho e peso, imagino que mesmo um MUD 225/75R16 não deve fazer tanto.
Sobre raspar no chassi... O 245/75R16 raspa bem... Preciso tirar uma foto de como o chassi foi limpado para terem idéia. Imagino 235/70 ou 225/75 pegam menos, mas pegam. Se não ficar fazendo uma curva longa e com velocidade pegando, não vai zoar o pneu, e logo acostuma. O duro é saber o que os manobristas fazem...
Acho que a diferença maior entre um MUD e um AT é a dureza do bicho. Imagino que um 235/70R16, mesmo BF AT, fique praticamente tão confortável quanto o original. Mas notem que é possível encontrar na mesma medida pneus P ou LT, e LT (Light Truck) aguenta mais carga, ou seja, é mais duro.
Se alguém tem interesse em MUD e pensa no 245/75R16, parece que a Brazil Tires tá importanto o Maxxis MT-754 e MT-762 nessa medida, e deve ser muito mais barato que o BF (imagino que menos de 500 reais).
http://www.braziltires.com.br/novo/catalogo/mt762.html
Infelizmente, a opção boa para somente 2" na suspensão é 235/75R15, o problema é encontrar roda que entre... Mas alguém me disse que mediu o diâmetro interno das Kombats da Mangels e que é um pouco maior que o diâmetro do conjunto disco + pinça do GV/Tracker, e que portanto caberia, mas não sei não, só testando...
Abraços,
Márcio.