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  • #3001



    Nobres colegas forenses!

    O parafuso de cambagem referência CAM12 que se coloca no carro para evitar que se alargue o furo do amortecedor dianteiro após instalção kit 2" aqui em Salvador-BA está custando o "módico" preço de R$40,00 cada.

    Vcs pagaram qto nos seus?

    Indicam algum lugar em especial para que nós compremos?

    Serão seis parafusos ao todo, pois são três os carros que ficarão um pouco mais distantes da terra!


    abç.,

    Piolho.

  • #3002
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    Citação Postado originalmente por Piolho-BA Ver Post
    Nobres colegas forenses!

    O parafuso de cambagem referência CAM12 que se coloca no carro para evitar que se alargue o furo do amortecedor dianteiro após instalção kit 2" aqui em Salvador-BA está custando o "módico" preço de R$40,00 cada.

    Vcs pagaram qto nos seus?

    Indicam algum lugar em especial para que nós compremos?

    Serão seis parafusos ao todo, pois são três os carros que ficarão um pouco mais distantes da terra!


    abç.,

    Piolho.
    Piolho, alargue o furo superior para dentro e seja feliz! Quem comprou esse parafuso (acho que o Mário Iwakura) ficou assustado com a pequena espessura.

    Tente primeiro uns 2 mm e meça a cambagem com um prumo improvisado, medindo a distância de um barbante pendurado à roda, em cima e embaixo. É muito fácil fazer.

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #3003
    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Piolho, alargue o furo superior para dentro e seja feliz! Quem comprou esse parafuso (acho que o Mário Iwakura) ficou assustado com a pequena espessura.

    Tente primeiro uns 2 mm e meça a cambagem com um prumo improvisado, medindo a distância de um barbante pendurado à roda, em cima e embaixo. É muito fácil fazer.

    Abraços

    vc alerta qto a pouca espessura por causa do risco de quebra?

  • #3004
    Usuário Avatar de iwakura
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    Citação Postado originalmente por Piolho-BA Ver Post
    vc alerta qto a pouca espessura por causa do risco de quebra?
    O que você acha???

    A força necessária para o sizalhamento é proporcional ao dobro da espessura do parafuso. Meça e faça a conta...

    Eu não comprei esse parafuso, portanto não fiquei assustado! Quem teve o parafuso na mão e desistiu foi o Hélio Rodrigues.

    Por fim, só esse parafuso não é nem de longe suficiente para acertar a cambagem. Vais ter que oblongar o furo do amortecedor do mesmo jeito...

    []
    Mário
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #3005
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    Citação Postado originalmente por iwakura Ver Post
    O que você acha???

    A força necessária para o sizalhamento é proporcional ao dobro da espessura do parafuso. Meça e faça a conta...

    Eu não comprei esse parafuso, portanto não fiquei assustado! Quem teve o parafuso na mão e desistiu foi o Hélio Rodrigues.

    Por fim, só esse parafuso não é nem de longe suficiente para acertar a cambagem. Vais ter que oblongar o furo do amortecedor do mesmo jeito...

    []
    Mário
    Segue foto anexo.
    Só esse parafuso não ajustaria a cambagem não?
    Arquivos Anexos

  • #3006
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    Citação Postado originalmente por Piolho-BA Ver Post
    Nobres colegas forenses!

    O parafuso de cambagem referência CAM12 que se coloca no carro para evitar que se alargue o furo do amortecedor dianteiro após instalção kit 2" aqui em Salvador-BA está custando o "módico" preço de R$40,00 cada.

    Vcs pagaram qto nos seus?

    Indicam algum lugar em especial para que nós compremos?

    Serão seis parafusos ao todo, pois são três os carros que ficarão um pouco mais distantes da terra!


    abç.,

    Piolho.
    Boa noite Piolho. Faça como o Newton e o Mário disseram. Além de economizar, você terá mais segurança com o parafuso original. Abs.
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  • #3007
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    Citação Postado originalmente por Piolho-BA Ver Post
    vc alerta qto a pouca espessura por causa do risco de quebra?
    É isso mesmo. Não sei o tamanho desse risco, imagino que um bom parafuso de aço 8.8, mesmo menor, não deva romper facilmente. Já vi um CAM 12, parece ter bem menos do que 10 mm em sua parte mais fina.

    Quando você alarga o furo e deixa os parafusos só encostados, sem apertar, a tendência do parafuso superior é encostar onde foi alargado, pela geometria da suspensão. Assim, fazendo com cuidado e aos poucos, achando o ponto correto é só colocar o carro no chão e apertar os parafusos. Depois dificilmente vai perder a cambagem, mesmo que o parafuso superior folgue um pouco.

    Acho muito caro pagar R$ 40,00 por um parafuso.

    Não custa aguardar mais opiniões.

    Abraços
    Newton
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  • #3008
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    Caramba, deixei a resposta pronta, fui atender um telefonema e perdi o bonde .
    Newton
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  • #3009
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    ERRO ENGANO ACHAR QUE DE AÇO SERÁ MELHOR, SERÁ MAIS RESISTENTE, ETC ...

    PARA O METAL SE TORNAR AÇO, ELE ADQUIRE RESISTÊNCIA A OXIDAÇÃO, MAS FICA MAIS SUCEPTÍVEL A QUEBRA ... A LIGA DE NÍQUEL QUE OS AÇOS LEVAM PARA TORNALOS MAIS RESISTENTES A CORROSÃO OS DEIXA MAIS DUROS ... O QUE EM CERTAS APLICAÇÕES NÃO É O DESEJÁVEL ...

    Sds.


    Tmoraes

    Estarei ligando para o telefone que o Murillus informou (ajudou pacas), e te respondo qual o valor atual hoje, e confirmando, tem sim, que furar a coluna, isso em dois pontos, um intermediário e outro no teto, e ainda vedar de fora-a-fora, com silicone ... mas reconheço, dos snorkel que já vi foi o melhor, mas tem uma melhoria que visualizei, que o tornará mais aerodinâmico e mais "delicado", pois na parte que fica bem em cuima do teto do carro, ele é meio abrutalhado, parece que foi adaptado de outro carro para ser usado no GV, e isso acredito que possa ser melhorado ...

    Sds.

  • #3010
    Usuário Avatar de iwakura
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    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Piolho, alargue o furo superior para dentro e seja feliz! Quem comprou esse parafuso (acho que o Mário Iwakura) ficou assustado com a pequena espessura.

    Tente primeiro uns 2 mm e meça a cambagem com um prumo improvisado, medindo a distância de um barbante pendurado à roda, em cima e embaixo. É muito fácil fazer.

    Abraços
    Duas correções:

    A oblongação necessária é em torno de 5mm. Acho que vc estava com 2mm na cabeça porque usou parafuso de 10mm em cima, o que deu uma folga adicional de 2mm.

    Acima eu disse:

    "A força necessária para o sizalhamento é proporcional ao dobro da espessura do parafuso."

    mas o correto é:

    "A força necessária para o sizalhamento é proporcional ao quadrado da espessura do parafuso."

    Ou seja, um parafuso de 10mm têm um coeficiente de 100 (10x10), já o de 12mm, original da Tracker, têm um coeficiente de 144 (12x12). Ou seja, mantida a dureza do aço, o original é 44% mais resistente ao cizalhamento. Alguêm acha que é pouca coisa?

    []
    Mário.
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #3011
    Usuário Avatar de Zé Novais
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    Kit Ironman no GV . . .

    Galera, tem um camarada no forum que vai trazer os produtos Ironman, acho q ele vai representar a marca por aki, o q vcs acham ? ? ? Segue duas fotos q ele me mandou . . .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -kit-ironman-no-gv1.jpg   -kit-ironman-no-gv2.jpg  

  • #3012
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    Citação Postado originalmente por iwakura Ver Post
    A oblongação necessária é em torno de 5mm. Acho que vc estava com 2mm na cabeça porque usou parafuso de 10mm em cima, o que deu uma folga adicional de 2mm.

    []
    Mário.
    Bem lembrado. No GV eu tinha o parafuso de 10 mm.

    Abraços
    Newton
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