x
Convex Datacenter
Página 1 de 15 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 171

Tópico: Bloqueio

Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimento: 1

Bloqueio

Calma Bill, nao me mande fazer uma Pesquisa

Mas sera que dava pra vcs me explicarem como eh o funcionamento do bloqueio de diferencial? Eu tava dando uma pesquisada ai e o pessoal tava querendo fazer um bloqueio com cabo de freio?

como eh o funcionamento? da pra colocar no vitara? qual o melhor, os que tem acionamento de ligado/desligado ou os permanentes? A Pajero TR4 ja vem com bloqueio, eh o mesmo principio?

Obrigado a todos, e vão desculpando a ignorância ai...

Usuário Avatar de Henrique Josino
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    A pagero TR4 vem com bloqueio do diferecial central(na caixa), não de diferencial (na roda), é o mesmo sistema das land e niva ou carros que ultiliza tração integral.

[]'bloqueados...
    DEFENDER 90 PICK-UP - lift 4",ARB,Full-locker,Salisbury 4340,37"x12,5"x15" creepy,Warn 9000, Safari, Hella Xenon e alguns hp's a mais...

Oi Luiz,

Depende que tipo de bloqueio estamos falando, pois são muito diferentes entre si.
    Sugestão... esqueça esse treco de bloqueio de freios... compre um Lock-Right para o eixo traseiro e seja feliz.

Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Oi Luiz,

Depende que tipo de bloqueio estamos falando, pois são muito diferentes entre si.
    Sugestão... esqueça esse treco de bloqueio de freios... compre um Lock-Right para o eixo traseiro e seja feliz.
    Eh, eu sei, eu queria saber o funcionamento justamente para entender como um freio pode funcionar como bloqueio...

Usuário Avatar de Dalger
    Entrada
    12/11/2003
    Local
    Goiania/GO
    Agradecimentos: 0

Bloqueios com cabos

Luiz.
    O sistema de bloqueio com cabo, é uma versão antiga do sistema de tração atual.
    O que ele faz é bloquear a roda que esta patinando, transferindo a potencia para a outra roda.
    E um sistema que, para funcionar tem que ter o controle eletronico de tração, visto que o tempo de reação de uma pessoa é muito lento para operar o sistema.
    Se vc conseguir alguma reportagem que fale do sistema de controle de tração, vai ententer melhor.
    Além disso, o acionamento de freio com cabo não teria a eficiencia necessária, visto que vc terir que impor muita força para conseguir segurar a roda. Isto se agrava ainda mais se vc tiver molhado o sistema de freio, o que diminui sua eficiencia.
    Um jeito de vc melhorar isto, seria utilizar um sistema pneumático. Assim vc iria conseguir impor uma forma adequada.
    conversei com algumas pessoas que trabalham com carros de corrida e eles me indicaram a seguinte receita. Colocar mais uma pinça de freio que trabalhe independente do sistema de freio. O que não lhe traria falhas ao sistema original e que teria uma maior eficiencia ao sistema auxiliar (bloqueio), visto que as tubulações não seria compartilhadas, efitando assim a perda de eficiencia do sistema.

Agora, para vc entender como é dificil o funcionamento vou tentar lhe explicar o que aconteceria para o bloqueio funcionar.
    Imagine que vc esta parado, com uma roda dianteira e uma traseira no ar. Nesta situação, caso seu carro não possua bloqueio, ele estara totalmente sem tração. Com o freio(bloqueio) auxiliar, vc poderia travar as rodas que estão no ar. Assim, vc iria transferir a tração para a roda que esta em contato com o solo, conseguindo a tão desejada tração. Mas muito cuidado. Além de estar sobrecarregando o sistema, o que poderia trazer uma quebra na ponta de eixo, poderia fazer com que seu veiculo se deslocasse para uma direção não desejada, visto que as rodas ainda estão travadas. Assim, vc teria que ter sensibilidade para soltar o freio auxiliar assim que conseguisse tração suficiente para movimentar, com segurança, o veículo. Ok. Neste tipo de situação ele até funciona bem. Mas vamos a outra situação.

Se vc estivesse tentando vencer uma subida, onde o carro perde a tração de duas das rodas a cada estagio da subida, e vc precisasse de muita rotação para vencer a mesma.
    Aqui, seria impossível vc utilizar o freio auxiliar, por não dar tempo de vc acionar o sistema no momneto adequado. IMAGINE:
    Quando vc estivesse subindo e a roda dianteira esquerda comessasse a patinar, vc teria que descobrir que era esta a roda a patinar para acionar o freio auxiliar. Caso vc acionasse a alavanca errada, vc poderia deslocar o carro para um destino nada agradável.
    Este foi um exemplo de apenas um momento da subida, agora vc pense quantas vezes e em quantos momentos diferentes isto iria acontecer.

Este sistema funciona sim eletronicamente, pois o sistema tem um sensor em cada roda que detecta qual roda esta patinando e a bloqueia, com o freio, automáticamente, possibilitando a tração adequada.

Portanto, se vc quer ter um sistema para te ajudar a sair de um buraco, pense bem antes de fazer esta adaptação, pois ela não é simples e, caso mal feita, pode prejudicar o freio do seu carro.
    Agora, se vc quer utilizar ele como bloqueio em locais de deslocamento, pode esquecer.
    A não ser que vc consiga um sistema de controle de tração para adaptar, e mesmo assim, vc não poderá mais colocar seu carro dentro dos rios. Afinal, agua e eletricidade não se dão muito bem.

Bem, espero poder ter, ao menos, ter ajudado.
    É por isso que é bom um grupo de discussão.

Dalger,

Tu so te meio equivocado em pensar q é um sistema ultrapassado ou q precisa de gerenciamento eletronico...

Esses dias mesmo eu tava perguntando ao Bill pq os Rock Crawlers usavam freios independentes mesmo possuindo bloqueio desligaveis (pneumaticos ou por cabo). Em jipes q fazem offroad radical MESMO (como o endurance trail), pode ser um recurso muito eficiente.

Freiando a roda q esta sem tração e desligando o bloqueio se manda 50% do torque para a roda q tem tração ao inves de 25% possiveis com o bloqueio. Como as manobras em geral sao feitas em baixa velocidade e com a ajuda dos spotters funciona muito bem.

Na trilha teria a mesma eficiencia, desde q a transmissao seja dimensionada para tal.

Usando seus exemplos fica claro pq eles usam o bloquei de diferencial e o freio independente. No caso da subida o bloqueio de diferencial entra em ação. Quando fica com roda no ar o freio independente.

Abração,

Oi Rafael,

Você está totalmente equivocado.
    Um bloqueio tipo Lock-Right vai lhe dar 100% de tração com uma ou duas rodas no chão.
    Com uma roda no ar tanto a roda no ar como a do chão vão girar na mesma velocidade (é isso que o bloqueio faz) praticamente não existe perda de tração, pois toda a tração é usada na roda em contato com o solo. A que esta no ar consome quase nada de força... é só o mínimo para girar a massa da mesma.
    Quando não se tem o bloqueio é que se perde 100% da tração, pois toda a tração vai para a roda no ar.
    O perigo de um bloqueio de acionamento manual (Air Locker, por exemplo) é quando se está bloqueado com uma das rodas no ar e aquela roda toca o solo. Ai pode quebrar algo já que o diferencial está totalmente bloqueado. Veja que isso é mais difícil de acontecer num bloqueio tipo Lock-Right que deve pular os dentes antes de quebrar alguma coisa.
    A Mercedes ML usa um sistema de bloqueio que vai freiando as rodas que perdem tração. É um sistema que usa um sistema de freio ABS modificado para ter tal tipo de atuação, com gerenciamento eletrônico. E mesmo assim existem sistemas de tração melhores.

Wallace, o raciocinio é o seguinte:

Imaginemos q vc tem bloqueio ARB ok?
    Em determinado obstáculo vc coloca uma das rodas traseiras no ar.
    As duas dianteiras, apesar de estarem no chao não tem tracao suficiente para, juntamente coma roda traseira q esta no chao, te tirar do enrosco.

Prezumo q vc tenha 50% da força no eixo dianteiro e 50% no eixo traseiro. Uma vez bloqueado vc joga metade dessa força para cada roda, ou seja 25%.

Logo, se na situação acima vc desliga o ARB traseiro e freia a roda q esta no ar, vc tem o dobro de força na roda q esta no chao. Isso, pode fazer com q estas tres rodas em contato com o solo tenham força para te tirar do enrosco.

Se não for por isso, não consigo entender pq os rock crawler teriam freios independentes e bloqeios desligaveis...

Acho q não estou equivocado nao...

Abração,

Rafael

Não imagina não, pois não gosto do ARB...
    Errado como já falei... se tem uma roda traseira no ar e o ARB está bloqueado toda a tração está na roda que está no chão... ou seja, seus 50% que vem para esse eixo e não os 25% que você falou.
    Desligar o bloqueio e frear a roda no ar vai ser pior, pois parte da tração vai ser gasta forçando o freio.
    A eventual vantagem é ficar mais difícil de quebrar alguma coisa como falei (ao não usar o ARB bloqueado), mas ai basta usar um Lock-Right.
    Pode usar o freio, mas antes tem que ter um ARB ou não faz sentido.
    Lembrando que você está falando de uma competição muito particular e radical.
    O mais simples, elegante, melhor, etc... na minha opinião é usar um Detroit Eletrac e eventualmente acionar o freio normal quando estiver com o bloqueio total não acionado e com uma roda no ar.

Hehehe lá vamos nós de novo Wallace...

Eu nao to dizendo q todomundo deve usar o sistema de freio pq é melhor!!! Eu mesmo se fosse usar usaria um Lock Right e pronto.

O to tentando dizer é q o sistema deve ter alguma utilidade, senão pq a maioria desses caras usaria? Caso do Samuca do Jorge Freitas...
    Logico q isso so funciona em bloqueios desligáveis...

EU acho q no sistema de freio independente vai mais força pra roda não freiada pelo proprio principio de funcionamento do diferencial...
    Quanto a distribuição da força não falei q ia 25% pro eixo e sim para a roda... se ta bloqueado vc teria 50% no eixo, 25% em cada roda. Desbloqueadndo e freiando a q esta no ar vc teria os 50% todos para uma unica roda. A q esta no chao.

Algeu ai (fora eu e o Wallace q vivemos para discordar um do outro... ) q conheça o pq de usar os freios independentes poderia opinar? Bill, X, Regis, Tannuri...

Abração,

Rafael preste atenção por favor no que escrevi anteriomente e agora... pare e leia com atenção ou você entenderia o que estou escrevendo... não tenha presa para responder...
    Eu expliquei que tem vantagem quando se usa junto com o ARB sim.
    Mas não é para ganhar tração não... mas para evitar de quebrar algo.
    Só com o ARB já se tem mais tração.
    Entendi perfeitamente o que você disse... você é que não me entendeu.
    Bloquedo com o ARB e com uma roda no ar você não tem 25% para cada roda deste eixo, mas sim 50% para a roda que está no chão e 0% para a roda no ar... já que ambas giram na mesma velocidade, mas a que está no ar não tem como consumir nenhuma força; quem consome a força é a que está no chão.
    Veja bem estamos falando em usar o freio quando já temos o ARB.

Sem pressa entao.... E prestando bastante atenção dessa vez

Se entendi o q tu ta dizendo, a utilidade de usar o freio independente é para evitar quebras certo?

Só q me parece q freiar uma das rodas e deixar toda a força para a outra faz com q se exerça uma força muito maior no semi-eixo q está girando do q deixar o bloqueio acionado... Ou nao?

Agora fiquei realmente confuso... Como o uso de freios independentes poderia poupar o equipamento?

Abraços agora sem entender mais nada,

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Bloqueio ESPECÍFICO para o caso do TROLLER!
      Por Digão Rios no fórum Troller
      Respostas: 26
      Última resposta: 24/02/2011, 03:51
    2. Bloqueio Diferencial Dianteiro Dana 30 cherokee.
      Por Eduardo/ Alexandro no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/05/2009, 16:56

Permissões de Postagem