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Tópico: Bloqueio

  • #37



    na boa num entendi nada , que que é couplers , tipo qual a diferença de um com e um sem eles ??, pra que que servem ??
    valew
    []'s

  • #38
    Wallace,

    Eu só não sei o que são estes "couplers" e qual a dif com ou sem. Custa o dobro onde tenho acesso, mas não sei pra que servem.

    Se eu acelerar numa curva no asfalto digamos a uns 50km/h, o que vai acontecer com o comportamento do veículo se o bloq trava?
    Deixando de lado o custo, existe alguma desvantagem em rodar com bloq no asfalto?

    abs,
    Elio

  • #39

    bloqueio

    Wallace,

    Vamos ver se fiz minha lição de casa:

    “Couplers” são engrenagens que já estão lá de fábrica e raramente será necessário substituí-las, a menos que já tenham sido soldadas.

    Quanto ao desempenho no asfalto, creio que seria simplesmente uma questão de adaptar a maneira de dirigir. No geral, acho não deve alterar muita coisa com os Lock Right. No caso de travarem numa curva deve dar uns trancos interessantes.

    O meu Samuka é ’95, tá todo original, motor, câmbio, etc. Os pneus são um pouco maiores que os originais que eram uma sabão para lama, mas nada de insanidade.

    No meu caso: air lockers só na traseira seria ideal pq posso acionar ou não conforme a necessidade, mas o custo fica meio fora se comparado com o valor da viatura. O preço do Lock Right me parece ok, mas ainda tenho receio do comportamento no asfalto (ex: manobrar, ou fazer aquela curva meio fechada a 50km/h com o pé no fundo).

    Passei ou fui reprovado ?

    Abs,
    Elio
    Bloqueio Imagens Anexas Bloqueio-pneu_132.jpg 

  • #40
    Foi reprovado...
    A engrenagem que vem de fabrica não é um Coupler não, ou não seria uma engrenagem né...

    Acho uma droga Air Locker na traseira... é lock Right mesmo no caso do Samurai... pergunta ai para quem tem... se só vai usar no asfalto deixa como esta, mas se for para fora de estada...

  • #41

    bloq

    Wallace,

    Qdo vc falou "não esta bem assessorado" me despertou para procurar saber mais (até então eu não tinha perguntado para vendedor algum). O pessoal da Rocky-road me disse o seguinte:

    "Side couplers are simply new side gears. Very rarely do you need to replace the factory sidegears, unless they have been welded.

    Glenn Wakefield"

    A minha decisão de colocar ou não bloq seria independente de couplers, mas eu gostaria de aprender que catzo é isto né. Quando estou reprovado, quero saber qual a resposta certa.

    Vou usar o Samurai off road sim, mas tenho que chegar lá rodando pelo asfalto. Uso no dia do rodízio em SP, e minha esposa tb. Então preciso saber qual vai ser o comportamento no asfalto com o LR na tras, e seria bom saber isto antes de instalar.

    A propósito, pq air lockers na tras é uma droga?

    Abs,
    Elio

  • #42
    Oi Elio,

    Quem disse que americano sabe de alguma coisa...
    Não é como ele falou, mas foi uma resposta para outro americano...
    O problema que vejo do Air Locker e outros similares é que ele bloqueia mesmo, não tem nem como pular um dente... ai se não souber usar algo pode quebrar algo.
    Veja o caso do Sandro que quebrou duas vezes seguidas...
    Na frente no Samurai tudo bem o Air Locker por falta de opção, mas atrás o bom é mesmo um Lock Right (no caso do Samurai).
    Tem muitos que usam o veiculo como você... e com o bloqueio.

  • #43

    lock rites

    Ainda não sei o nome dos couplers em português, mas o fato é que substituem as engrenagens laterais (stock side gears) que estão presentes em todo e qq diferencial. Talvez algum colega possa me ajudar: seriam substitutos das planetárias?

    Couplers da lock rite não são peças de reposição padrão de mercado e só podem ser usados em conjunto com o próprio lock rite.

    Lock rites com couplers custam o dobro dos sem couplers e fazem o mesmo serviço então não teriam sentido a menos que as engrenagens laterais estivessem danificadas ou talvez soldadas. Qdo digo “soldadas”, estou relacionando com a mensagem do João em 19/Abr neste mesmo tópico.

    Segundo os usuários do Fórum Zukiworld:
    “Além do custo, a dirigibilidade no asfalto com engrenagens originais é um pouco melhor se comparado ao uso com couplers (opinião de quem já rodou com e sem couplers lock rite numa mesma viatura). Aconselho que se inverta as engrenagens laterais originais qdo se instala a lock rite sem couplers (direita vai para a esquerda e vice versa). Força menos as engrenagens, melhora o comportamento em curvas no asfalto e diminui os estalos.”

    Tô colocando a foto do que acho que são estes couplers. Alguém se habilita?

    Nenhum povo de qualquer nacionalidade sabe tudo, mas o fato e que o lock rite é fabricado por americanos. Como eu tinha pedido uma resposta para leigo entender (layman terms), acho que recebi a mais simplista possível do Glenn.

    Finalmente, se couplers não servem pra po#%^&! nenhuma, então quem foi o fd&&%&^ que projetou este trem? Na minha humilde opinião, simplesmente tentaram melhorar uma coisa que não melhorou .... e nem piorou.

    Abs de quem não é pró nem anti americano.
    Bloqueio Imagens Anexas Bloqueio-couplers_119.jpg 

  • #44
    Não é bem isso...
    Quando vc abre o diferencial, pode detectar desgaste dos couplers, o q prejudicaria o bom funcionamento do bloqueio. Neste caso ao invés de correr atras de peças originais, vc ja compra o bloqueio com elas...

    Abração,

  • #45
    Citação Postado originalmente por Rafael_Reis
    Não é bem isso...
    Quando vc abre o diferencial, pode detectar desgaste dos couplers, o q prejudicaria o bom funcionamento do bloqueio. Neste caso ao invés de correr atras de peças originais, vc ja compra o bloqueio com elas...

    Abração,
    Bingo! Apenas complementando: a informação que tive foi que é muito raro (não impossível) ocorrer este desgaste. O mais comum é o caso da solda. Se couplers são peças que têm função semelhante às planetárias, será que originais custam mais que USD300 que é a dif no preço de um pra outro?
    Abs

  • #46
    Oi Elio,

    O bloqueio todo é que substitui as planetárias.

    Como já falei, no Samurai acharam este pulo de gato, mas nos outros eixos tem que ter os couplers.
    Originalmente é com os couplers.

  • #47
    Oi Rafael,

    Errado.
    O diferencial original não tem os couplers como o do Lock Right.
    Acho que é melhor comprar as engrenagens originais que os couplers neste caso, principalmente porque o bloqueio de Samurais com couplers é quase impossível de achar.

  • #48
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Oi Elio,

    O bloqueio todo é que substitui as planetárias.
    Quer dizer que se eu coloco lockrite sem couplers, posso jogar fora as planetarias originais? Acho que não.

    Lockrites com couplers é uma coisa. Lockrites sem couplers é outra, embora na prática o resultado é o mesmo. Couplers, no caso do Samuka pelo menos, não são peças vendidas separadamente.

    Andei pesquisando e descobri que engrenagens laterais (side gears) nada mais são que planetárias.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Bloqueio-dif_convencional.jpg  

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