x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Usuário
    Entrada
    25/10/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por arlysonmark Ver Post
    Realmente o pneu no lugar que é,na porta, Não me incomoda!! O que acho que mais incomoda é a forma da porta abrir de lado, pois em alguns lugares não consegui abri toda!! Mas que a Suzuki deveria disponibilizar de série ESP e Controle de Tração isso já deveria ter feito pois na fabrica na mesma linha de montagem tem modelos com este recurso. E acho que a Suzuki deveria fazer era colocar o motor 2.0VVTI (variação de fase de admissão e escape) e colocar o cambio CVT no 4x2 que ela já tem, e desenvolver um cambio de 6 marchas para o 4x4. Fora mudar o cabeamento do carro para Multiplexado daí o carro teria mimos como travar o carro automaticamente com uma velocidade abrir depois de tirar a chave e etc..
    Pessoal, acho que, enquanto a suzuki nao oferecer outra opção de motor, nao teremos o esp como opcional.
    Certa vez liguei para a suzuki Brasil para perguntar se era possivel instalar o módulo do ESP num GV AT 4x4 2012, uma vez que já poussuia abs nas quatro rodas.
    O Tecnico me falou que nao era possivel, pois nao ha um módulo especifico para o ESP. A central que controla o esp no V6 é a mesma que controla toda a parte eletrônica do carro, inclusive a eletrônica do motor.
    Parecer ser uma questao de projeto. Quando desenvolveram o carro, nao incluíram o ESP como opcional na versao 2.0.
    Salvo engando, acredito que o ESP seja oferecido em outros países somente em outras versões de motores (2.4 e 1.9 diesel).
    Ou seja, na minha opiniao, enquanto nao houver outra opção de motor, nada de ESP...
    Acho mais fácil oferecer o ESP no GV IV que esta por vir...
    Esse sim, deve ter o ESP como opcional em todas as versões.
    Abs,

Usuário Avatar de mrlang71
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    Barueri/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por arlysonmark Ver Post
    Realmente o pneu no lugar que é,na porta, Não me incomoda!! O que acho que mais incomoda é a forma da porta abrir de lado, pois em alguns lugares não consegui abri toda!! Mas que a Suzuki deveria disponibilizar de série ESP e Controle de Tr ação isso já deveria ter feito pois na fabrica na mesma linha de montagem tem modelos com este recurso. E acho que a Suzuki deveria fazer era colocar o motor 2.0VVTI (variação de fase de admissão e escape) e colocar o cambio CVT no 4x2 que ela já tem, e desenvolver um cambio de 6 marchas para o 4x4. Fora mudar o cabeamento do carro para Multiplexado daí o carro teria mimos como travar o carro automaticamente com uma velocidade abrir depois de tirar a chave e etc..
    Não consigo entender porque vocês fazem tanta questão do ESP e do controle de tração, na minha opinião isso não faz a menor falta. O Grand Vitara não tem motor com cavalos a mais que justifique um controle de tração. Cambio CVT para mim é retrocesso, ele gasta mais do que o cambio normal e consegue deixar o carro mais lerdo. Acho que o pessoal aqui esquece a proposta do carro, é um 4X4 que consegue encarar percursos adversos muito melhor do que os SUVs, que não foram projetados para isso, mas dizem que são fora de estrada também. O Motor atual do GV permite o carro a andar a 140km/h na estrada sem sentir. O cambio limita a velocidade final em 160 km/h, mas sinceramente, acima de 140 o carro já começa a fica leve demais, e todos sabem que andar acima de 120 km/h já é arriscado demais. Um cambio com mais marchas talvez permitiria o carro a correr mais, mas devo insistir que a proposta não é essa. A única vantagem de fazer um troca de motor nesse carro é que talvez o consumo diminua um pouco, o V6 gasta um pouco menos do que o 2.0, mas só se você andar sem acelerar quase nada.
    Quanto a travar as portas e destravar as portas automaticamente, existe um módulo que faz isso, basta instalar a caixinha e pronto, custa caro na concessionário R$ 400,00 esse e mais R$ 400,00 pelo módulo dos vidros, deveria vir no carro, mas qualquer coisa a mais que se coloca no carro reflete no preço final.
    Grand Vitara 2012 - parachoque de impulsão de aço inoxidável, aerofólio da edição limitada, molduras de farol e lanterna e retrovisores cromadas

Usuário Avatar de cbandeira
    Entrada
    02/03/2013
    Local
    Brasília/DF
    Com todo respeito, discordo.

ESP é questão de segurança on road, independentemente de potência do motor. Qualquer compacto econômico com ESP será mais seguro, quanto mais um carro mais alto, tendente a perder estabilidade em manobras bruscas (como todo SUV). Veja a diferença do ESP ligado e desligado: Suzuki Grand Vitara ESP on/off differences - YouTube .
    .

Já o controle de tração, para uso off road, faz toda a diferença. Pergunte a quem tem um GV V6 e teve a curiosidade de desligar o sistema nas trilhas. O carro é outro, muito mais difícil de segurar e superar os obstáculos. Veja um exemplo aqui: . Perceba que, mesmo com o diferencial central ligado, o carro não sobe de jeito nenhum! Somente depois de ligar a ajuda eletrônica.

O melhor dos mundos, para as trilhas, seria uma opção de bloqueio do diferencial dianteiro e/ou traseiro. Seria bem superior ao controle de tração, que age travando os freios das rodas que perdem tração. Mas isso, até onde eu sei, não está disponível para o GVIII. (GV2 e Vitarinha têm opções!).

Abraços!

Citação Postado originalmente por mrlang71 Ver Post
    Não consigo entender porque vocês fazem tanta questão do ESP e do controle de tração, na minha opinião isso não faz a menor falta. O Grand Vitara não tem motor com cavalos a mais que justifique um controle de tração. Cambio CVT para mim é retrocesso, ele gasta mais do que o cambio normal e consegue deixar o carro mais lerdo. Acho que o pessoal aqui esquece a proposta do carro, é um 4X4 que consegue encarar percursos adversos muito melhor do que os SUVs, que não foram projetados para isso, mas dizem que são fora de estrada também. O Motor atual do GV permite o carro a andar a 140km/h na estrada sem sentir. O cambio limita a velocidade final em 160 km/h, mas sinceramente, acima de 140 o carro já começa a fica leve demais, e todos sabem que andar acima de 120 km/h já é arriscado demais. Um cambio com mais marchas talvez permitiria o carro a correr mais, mas devo insistir que a proposta não é essa. A única vantagem de fazer um troca de motor nesse carro é que talvez o consumo diminua um pouco, o V6 gasta um pouco menos do que o 2.0, mas só se você andar sem acelerar quase nada.
    Quanto a travar as portas e destravar as portas automaticamente, existe um módulo que faz isso, basta instalar a caixinha e pronto, custa caro na concessionário R$ 400,00 esse e mais R$ 400,00 pelo módulo dos vidros, deveria vir no carro, mas qualquer coisa a mais que se coloca no carro reflete no preço final.

Entrada
    23/05/2013
    Local
    Barueri/SP
    Citação Postado originalmente por cbandeira Ver Post
    Com todo respeito, discordo.

ESP é questão de segurança on road, independentemente de potência do motor. Qualquer compacto econômico com ESP será mais seguro, quanto mais um carro mais alto, tendente a perder estabilidade em manobras bruscas (como todo SUV). Veja a diferença do ESP ligado e desligado: Suzuki Grand Vitara ESP on/off differences - YouTube .
    .

Já o controle de tração, para uso off road, faz toda a diferença. Pergunte a quem tem um GV V6 e teve a curiosidade de desligar o sistema nas trilhas. O carro é outro, muito mais difícil de segurar e superar os obstáculos. Veja um exemplo aqui: . Perceba que, mesmo com o diferencial central ligado, o carro não sobe de jeito nenhum! Somente depois de ligar a ajuda eletrônica.

O melhor dos mundos, para as trilhas, seria uma opção de bloqueio do diferencial dianteiro e/ou traseiro. Seria bem superior ao controle de tração, que age travando os freios das rodas que perdem tração. Mas isso, até onde eu sei, não está disponível para o GVIII. (GV2 e Vitarinha têm opções!).

Abraços!
    A questão central aqui não é a eficiência dos dispositivos, claro que funcionam, mas o pessoal aqui quer que o carro tenha estes dispositivos na versão atual, o que é impossível. O GV V6 é sem dúvida superior, mas em 2009 quando o 2.0 tinha preço de tabela de R$ 88.000,00 (comprei por 80 a vista) o V6 Custava R$ 120.000,00, Isso se explica porque cada 1 dollar gasto a mais no carro equivale a mais de R$ 4,00 no preço final do carro. Você acha mesmo que alguem pagaria mais de R$ 110.000,00 para ter um Grand Vitara 2.0 com ESP? Não sou contra colocar tecnologia nos carros, mas não é algo que esteja realmente fazendo falta para meu dia a dia, e eu não pagaria o sobrepreço para ter. O pessoal aqui já acha 90 mil salgado para o Grand Vitara, e é ilusão achar que ao colocar um motor mais potente, 4 airbags a mais, ESP e etc o carro vai ficar no mesmo preço....
    Grand Vitara 2012 - parachoque de impulsão de aço inoxidável, aerofólio da edição limitada, molduras de farol e lanterna e retrovisores cromadas

Thumbs up

A questão central aqui não é a eficiência dos dispositivos, claro que funcionam, mas o pessoal aqui quer que o carro tenha estes dispositivos na versão atual, o que é impossível. O GV V6 é sem dúvida superior, mas em 2009 quando o 2.0 tinha preço de tabela de R$ 88.000,00 (comprei por 80 a vista) o V6 Custava R$ 120.000,00, Isso se explica porque cada 1 dollar gasto a mais no carro equivale a mais de R$ 4,00 no preço final do carro. Você acha mesmo que alguem pagaria mais de R$ 110.000,00 para ter um Grand Vitara 2.0 com ESP? Não sou contra colocar tecnologia nos carros, mas não é algo que esteja realmente fazendo falta para meu dia a dia, e eu não pagaria o sobrepreço para ter. O pessoal aqui já acha 90 mil salgado para o Grand Vitara, e é ilusão achar que ao colocar um motor mais potente, 4 airbags a mais, ESP e etc o carro vai ficar no mesmo preço....

X2! Concordo em gênero & número!
    S-Cross GLX 4WD CVT 15/16
    Tracker 2008, lift 2" RC 4x4, BF AT 235/70R16
    EX GVIII 2013 4x4 MT, MICHELIN LTX AT2 245/70R16

Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Cambio CVT deixa o carro mais lerdo? Retrocesso em relação ao cambio de 4 marchas? Não quero polemizar mas vc tem certeza disso?
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

Usuário
    Entrada
    14/07/2010
    Local
    São Paulo/SP

Unhappy

Sim, qualquer mudança virá no GV IV, basta saber pra onde a Suzuki vai navegar, para os offroads sofisticados ($$$) e com motores mais potentes, virar um crossover () estilo coreano ou continuar em sua honesta simplicidade com melhor desempenho (relação potência x consumo)
    Luis Artur
    Grand Vitara III 10/11 4WD ATM - Yokohama G12 ATS 235/65/17 - Lift 2,0" by Chuva
    S-Cross GLS 15/16 AllGrip

Entrada
    23/05/2013
    Local
    Barueri/SP
    Citação Postado originalmente por AlemãoRS Ver Post
    Cambio CVT deixa o carro mais lerdo? Retrocesso em relação ao cambio de 4 marchas? Não quero polemizar mas vc tem certeza disso?
    Certeza absoluta, eu tenho um honda fit com cambio CVT, a Honda abandonou a ideia de usar o cambio CVT no fit depois de 2 ou 3 anos. Quando vc anda com o cambio CVT não tem as mudanças de marcha, o que em teoria dá um maior conforto, mas ele demora mais para desenvolver a velocidade e depois que desenvolve ele demora mais para diminuir também. Igual a andar de mobylete ou de kart. As saidas com o cambio CVT são mais lerdas e quando em alta velocidade você pisa no freio ele continua acelerado por alguns segundos. Um ou outro autor diz que o cambio CVT é superior, mas são poucos os fabricantes que usam, a Suzuki colocou esse cambio no SX4 novo que vai ser produzido na Hungria e optou por um motor 1.6, deixou o carro mais econômico e diminuiu as emissões, mas daí a dizer que esse cambio é tendência no mercado é um pouco suspeito. Apesar do cambio CVT ter a opção de colocar no S, aonde ele parece aumentar mais a rotação, na prática não tem muita diferença para o drive. Ainda não tive oportunidade de andar no Mitsubishi ASX para ver como o cambio dele se comporta, no ASX tem um sport mode que simula as 6 marchas, mas a Mitsubishi não colocou o CVT nos outros modelos. É questão de gosto, tem gente que prefere o carro mecânico do que o automático, eu antes de ter o Grand Vitara não sabia se um 4X4 automático ia andar bem na trilha ou não, mas depois que peguei areião com o ar condicionado ligado e passei sem problemas gostei bastante do que vi. Mas como tenho carros com os 2 cambios posso afirmar que o automático normal é menos lerdo sim.

Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    A Honda vai voltar a usar o cambio CVT na próxima geração do Fit.
    Minha experiência com CVT tb é com o Fit e considero exatamente o contrario da sua opinião, ágil nas acelerações e colocando ele na posição L segura o motor em giro alto, perfeito para descidas de serra e ultrapassagens em pista simples. O S realmente muda pouco.
    Cambio automático na trilha é muito bom! Pena o jimbo não ter a opção automático aqui no Brasil.
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    A Honda desistiu do CVT no Fit passando para o automático clássico para aumentar a margem de lucro. O custo do CVT é muito superior ao automático com conversor de torque e na mudança o FIT não ficou um único centavo mais barato. A versão oficial da Honda é que o CVT “não se adaptou bem ao motor flex”. Se isto fosse verdade, todos sabem que não é, significaria que a Nissan está anos luz à frente da Honda na tecnologia necessária empregada no CVT, pois o Sentra adotou o motor Flex e continuou com a mesma transmissão.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

Usuário Avatar de MVSEIXAS
    Entrada
    13/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Alguém da Paraíba ou do Rio Grande do Norte que possa me indicar onde comprar o kit de limpeza do filtro K&N?

Seixas

Usuário
    Entrada
    10/07/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Bom dia a todos.

Nesses últimos dias andei lendo o Fórum para absorver o máximo de informações sobre as alterações que devo fazer no meu Grand Vitara.
    A primeira alteração que farei será colocar as proteções na parte inferior do carro.
    Junto com as proteções gostaria de fazer um bodyLift, mas vejo que cada um tem um opinião. Pela viagem feita Evandro pela Pantanal ele viu a necessidade de um lift maior.
    Alguem pode me indicar algum lugar em São Paulo onde possa comprar e instalar o bodyLift e as proteções inferiores?
    Qual é o maior lift que pode ser feito sem grandes alterações?

Obrigado pelo ajuda.
    Olivier

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem