
Postado originalmente por
cbandeira
Com todo respeito, discordo.
ESP é questão de segurança on road, independentemente de potência do motor. Qualquer compacto econômico com ESP será mais seguro, quanto mais um carro mais alto, tendente a perder estabilidade em manobras bruscas (como todo SUV). Veja a diferença do ESP ligado e desligado:
Suzuki Grand Vitara ESP on/off differences - YouTube .
.
Já o controle de tração, para uso off road, faz toda a diferença. Pergunte a quem tem um GV V6 e teve a curiosidade de desligar o sistema nas trilhas. O carro é outro, muito mais difícil de segurar e superar os obstáculos. Veja um exemplo aqui:
. Perceba que, mesmo com o diferencial central ligado, o carro não sobe de jeito nenhum! Somente depois de ligar a ajuda eletrônica.
O melhor dos mundos, para as trilhas, seria uma opção de bloqueio do diferencial dianteiro e/ou traseiro. Seria bem superior ao controle de tração, que age travando os freios das rodas que perdem tração. Mas isso, até onde eu sei, não está disponível para o GVIII. (GV2 e Vitarinha têm opções!).
Abraços!