Postado originalmente por
Crisvale
"Pantoja
A Suzuki é valente no offroad mas em viagens longas é bem ruim de ergonomia.Como a maioria dos Mitsubishis, nenhum Suzuki tem ajuste de profundidade do volante, nem Vitara, nem o recém lançado SX4. Ao meu ver, um erro gravíssimo para carros desta faixa de preço. A falta deste pequeno ajuste vai fazer muita diferença depois da segunda ou terceira hora no volante. Se vai usar para viagens longas ou frequentes, o carro não é recomendável.
Infelizmente a semelhança com a Mitsubishi não acaba por aí: se Forester tem CAOA como tendão de aquiles, a marca Suzuki no Brasil tb é monopólio e pertence ao mesmo grupo que trouxe a Mit, Eduardo de Souza Ramos. Ele é mais discreto que Sergio Habib e CAOA, mas tb tem sua politiquinha exploradora da carência do nosso mercado. Eu checaria outras fontes sobre os preços das revisões da Suzuki tb. Esses valores me parecem baratinhos demais. Cheque os preços das peças também. Pra vc ter uma idéia, enquanto um paralama dianteiro da Forester saia por 650 reais, a mesma parte da Outlander (gerenciado pelo mesmo grupo da Suzuki) saia 2.000 reais. Tive os dois carros e tive a sorte de bater no mesmo local. Assim aprendi que nem tudo é como imaginamos.
Uma Vitara não poderia custar 90k. Por esse mesmo preço, a Forester é superior em tudo. Se o câmbio da Forester às vezes perde pontos em comparativos com carros mais caros, o câmbio da Vitara consegue ser pior: é de quatro marchas convencional sem opção de trocas manuais. Motor é mais fraco e gasta mais. A tração é infinitamente inferior. O peso dos carros tb é um discrepância: Grand Vitara pesa 2.070kg enquanto Forester pesa 1.560kg. Com tanta diferença acho estranho vc ter se incomodado com a Forester. Faça um novo tst drive, ambos no mesmo dia, e vai constatar que mesmo na versão aspirada 2.0 a Forester é bem mais rápida. E se falam que a Subaru austera no acabamento, Suzuki é mais pobre. Das costuras e plásticos do painel, não tem comparação. Se considerar o teto solar da versão top, os ajustes elétricos dos bancos, encosto traseiro reclinável etc etc tec, a Suzuki fica muito atrás. Pra fechar o estepe ainda na tampa de trás é indício de que o carro é mesmo voltado para uso quase que exclusivo na terra. Embora seu sistema de tração seja meio arcaico, no uso offroad ele vai muito bem por contar com marcha reduzida mecânica.
Em suma, Suzuki é um japonês honesto mas a marca está um nível abaixo de Toyota e Honda e dois abaixo de Subaru. Se custasse um preço justo, valeria a pena. Mas vendido com a mesma política dos obsoletos Mitsubishi, se torna uma muito cara (pelo que oferece) e muito pouco interessante no Brasil. Só compraria uma se fosse utilizá-la predominantemente em zona rural. Para o mix cidade, estrada e offraod Forester é muito mais carro."
Pessoal, continuo pesquisando sobre o Grand Vitara e tb outros modelos parecidos. Tirei essa postagem de outro site em que a pessoa - mete o pau no suzuki. Li outros posts dele e me parece uma pessoa que entende de carro, e ele gosta muito da marca Subaru e do Forester. Só que, não sei se a Suzuki e a terceira do Japão mas sei que no mundo todo existem pessoas fiéis a marca e que gostam muito dos carros, em especial do GV. Tenho certeza que o GV é um veículo que bem cuidado não tende a dar problemas mecânicos. Sei lá, resolvi postar a titulo de conhecimento e discussão mesmo.