Atibaia, só para registro e explicando a conta do Nelson...
Calculo de Pneu:
235/75-15, significa:
235 (mm) largura da rodagem.
75, significa 75% da largura é a altura do pneu.
15 (") é o diâmetro da roda.
Para calcular o diâmetro total do pneu:
235mm x 0,75 = 176,25mm (cada "ombro" ou "sidewall" do pneu)
Como são dois ombros em cima e embaixo: 176,25 x 2 = 352,5mm
O aro 15" já é o diâmetro da roda, portanto: 15 x 25,4mm = 381mm
Agora soma as alturas de pneu + o diâmetro da roda 352,5 + 381 = 733,5mm ou 28,9"
Enfim, para comparar o 235/75-15 com o 215/75-15, basta calcular a altura do ombro para ver qual o ganho real na altura do veículo.
235mm x 0,75 = 176,25
215mm x 0,75 = 161,25
176,25-161,25 = 15mm de ganho real na altura.
Já quando falamos dos pneus em polegadas, 31", 33", 35" etc..., como trata-se de tamanho total do diâmetro, independente da roda, para comparar o ganho em altura entre eles, deve dividir a diferença ao meio, ou seja, entre um 31" e um 33" a diferença real de ganho na altura é 1" e não 2" como é comum vermos as pessoas confundindo por aí! Entre um 31" e um 35" a diferença na altura será de 2".
Tem muitos sites que explicam tudo isso, mas basta entender a lógica e fazer as contas uma vez, que não esquece mais!
Depois com a alteração no tamanho dos pneus, entra o cálculo para alteração no velocímetro, hodômetro... Quem sabe uma nova relação de marchas, ou no Jimny redução na caixa.... Trocar por um pneu maior é só o começo para uma longa jornada no mundo das alterações.
T+