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  • #1



    Citação Postado originalmente por Atibaia Ver Post
    Obrigado Jorgeffn!

    Então, a altura do 235 é a mesma do 215, não é? É um pouco mais largo, dá mais arrasto, aumento de consumo, etc...

    Ele só pega quando tá esterçado né?

    Culpa disso é da maldita BF que tirou o 215 /75/15 de linha.

    O problema é que não queria mexer na suspensão do bicho.

    Atibaia, só para registro e explicando a conta do Nelson...

    Calculo de Pneu:

    235/75-15, significa:

    235 (mm) largura da rodagem.
    75, significa 75% da largura é a altura do pneu.
    15 (") é o diâmetro da roda.

    Para calcular o diâmetro total do pneu:

    235mm x 0,75 = 176,25mm (cada "ombro" ou "sidewall" do pneu)
    Como são dois ombros em cima e embaixo: 176,25 x 2 = 352,5mm

    O aro 15" já é o diâmetro da roda, portanto: 15 x 25,4mm = 381mm

    Agora soma as alturas de pneu + o diâmetro da roda 352,5 + 381 = 733,5mm ou 28,9"


    Enfim, para comparar o 235/75-15 com o 215/75-15, basta calcular a altura do ombro para ver qual o ganho real na altura do veículo.

    235mm x 0,75 = 176,25

    215mm x 0,75 = 161,25

    176,25-161,25 = 15mm de ganho real na altura.

    Já quando falamos dos pneus em polegadas, 31", 33", 35" etc..., como trata-se de tamanho total do diâmetro, independente da roda, para comparar o ganho em altura entre eles, deve dividir a diferença ao meio, ou seja, entre um 31" e um 33" a diferença real de ganho na altura é 1" e não 2" como é comum vermos as pessoas confundindo por aí! Entre um 31" e um 35" a diferença na altura será de 2".

    Tem muitos sites que explicam tudo isso, mas basta entender a lógica e fazer as contas uma vez, que não esquece mais!

    Depois com a alteração no tamanho dos pneus, entra o cálculo para alteração no velocímetro, hodômetro... Quem sabe uma nova relação de marchas, ou no Jimny redução na caixa.... Trocar por um pneu maior é só o começo para uma longa jornada no mundo das alterações.

    T+

  • #2
    Usuário Avatar de Atibaia
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    Paulo André BR

    Que coisa! Essa é nova pra mim...

    Eu achava que a altura sempre fosse a mesma, independente da largura.

    Vivendo e aprendendo.

    NelsonB

    O lojista que indicou queria 800 reais por pneu, fora o frete.

    Não vai ser agora que vou calçar o bicho, pelo menos com os BF...

  • #3
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    Pra quem tem interesse em pegar um pneu AT, estou gostando muito destes General Grabber AT3. O preço está muito bom, paguei R$ 338.
    Pneus e rodas para Jimny-20180319_122902.jpgPneus e rodas para Jimny-20180319_140426.jpgPneus e rodas para Jimny-20180319_141528.jpg

  • #4
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    Citação Postado originalmente por rodrigo_almeida Ver Post
    Pra quem tem interesse em pegar um pneu AT, estou gostando muito destes General Grabber AT3. O preço está muito bom, paguei R$ 338.
    Tá gostando dos pneus? Se puder poste uma foto com ele esterçado.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por rodrigo_almeida Ver Post
    Pra quem tem interesse em pegar um pneu AT, estou gostando muito destes General Grabber AT3. O preço está muito bom, paguei R$ 338.
    Pneus e rodas para Jimny-20180319_122902.jpgPneus e rodas para Jimny-20180319_140426.jpgPneus e rodas para Jimny-20180319_141528.jpg
    Oi Rodrigo, comprou onde aqui em Brasília?

  • #6
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    Já tem alguém utilizando o pneu Pneu Achilles Desert Hawk X-M/T 215/75 R15, comprei um Jimny 4All tem pouco tempo e estou precisando trocar os pneus, achei esse modelo bem interessante. Alguém tem alguma recomendação ou reclamação dele? Segue o link do mercado livre dele https://produto.mercadolivre.com.br/...21575-r-15-_JM

  • #7
    Usuário Avatar de OMEGAred
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    Depois de 92.000 Km rodados, hora de trocar o BF MUD 215 75 15, que saiu de linha na BF e só tem o estoque de poucas lojas.

    Consegui 3 novos pra usar com o do estepe. Depois teria que ver a mudança dos 5.


    Algum relato do Kumho 235/75r15 6pr Kl71 Mud Terrain, quanto rodou, qualidade, etc?
    Jimny 4sport Bumblebee - mud 215/75r15

  • #8
    Usuário Avatar de NelsonB
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    OMEGAred, o que saiu de linha foi só o BFG AT, o MUD seguem na medida 215 75 r 15.

    braços

    Nelson

    braços

    Citação Postado originalmente por OMEGAred Ver Post
    Depois de 92.000 Km rodados, hora de trocar o BF MUD 215 75 15, que saiu de linha na BF e só tem o estoque de poucas lojas.

    Consegui 3 novos pra usar com o do estepe. Depois teria que ver a mudança dos 5.


    Algum relato do Kumho 235/75r15 6pr Kl71 Mud Terrain, quanto rodou, qualidade, etc?
    Jimny HR 2011 JAPA + OME + BFG AT KO 215 75 r15

  • #9
    Citação Postado originalmente por OMEGAred Ver Post
    Depois de 92.000 Km rodados, hora de trocar o BF MUD 215 75 15, que saiu de linha na BF e só tem o estoque de poucas lojas.

    Consegui 3 novos pra usar com o do estepe. Depois teria que ver a mudança dos 5.


    Algum relato do Kumho 235/75r15 6pr Kl71 Mud Terrain, quanto rodou, qualidade, etc?
    Rodou 92k km, esse estepe não tem mais de 5 anos não? esse é o prazo de validade dos pneus.

  • #10
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    Alguem já usou 205/75 ou 195/80?

  • #11
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    Problema com o pneu!

    Pessoal, alguém pode me ajudar? Comprei um Jimny 2016/2017 em março do ano passado, já com os pneus MUD na negociação do carro zero. Demoraram 20 dias para conseguir instalar, tiveram dificuldade, pediram ajuda da fábrica, mexeram na suspensão e agora depois de 1 ano de utilização (12mil km) o pneu dianteiro começou a fazer um barulho insuportável. Segundo a Michelin os gomos do pneu desalinharam e o barulho vai piorar cada vez mais, pois esse pneu não é apropriado para uso em asfalto (20% asfalto e 80% terra). O fato é que a Sukuzi não me informou isso qdo me vendeu o carro. Como mencionei que queria o carro com o pneu grande (unicamente pelo motivo da estética pois eu já tinha outro Jinmy e eles conheciam meu perfil de utilização) eles fizeram a venda mas não me informaram isso. Segundo a Michelin eles tinham que ter me vendido o All Terrain (que é misto). Agora estou com esse barulho horrível e ainda por cima com medo do pneu perder a aderência, ser perigoso de acontecer algum acidente, sei lá. Nem voltar com os pneus originais do carro eles se propuseram. Acho que vou ter que entrar na justiça

  • #12
    Usuário Avatar de jorgeffn
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    Citação Postado originalmente por Marianna Ver Post
    Pessoal, alguém pode me ajudar? Comprei um Jimny 2016/2017 em março do ano passado, já com os pneus MUD na negociação do carro zero. Demoraram 20 dias para conseguir instalar, tiveram dificuldade, pediram ajuda da fábrica, mexeram na suspensão e agora depois de 1 ano de utilização (12mil km) o pneu dianteiro começou a fazer um barulho insuportável. Segundo a Michelin os gomos do pneu desalinharam e o barulho vai piorar cada vez mais, pois esse pneu não é apropriado para uso em asfalto (20% asfalto e 80% terra). O fato é que a Sukuzi não me informou isso qdo me vendeu o carro. Como mencionei que queria o carro com o pneu grande (unicamente pelo motivo da estética pois eu já tinha outro Jinmy e eles conheciam meu perfil de utilização) eles fizeram a venda mas não me informaram isso. Segundo a Michelin eles tinham que ter me vendido o All Terrain (que é misto). Agora estou com esse barulho horrível e ainda por cima com medo do pneu perder a aderência, ser perigoso de acontecer algum acidente, sei lá. Nem voltar com os pneus originais do carro eles se propuseram. Acho que vou ter que entrar na justiça
    Qual o tamanho dos pneus? São os BF MUD?

    A dificuldade de instalação do pneu só deveria existir se eles forem maiores que os 215, mas qualquer CSS decente deve saber o limite dos pneus para instalar no carro que vende e as consequentes alterações para colocar pneus maiores (calço de carroceria, levantar a suspensão). Mas as CSS da Suzuki costumam ter muito pouco conhecimento sobre o Jimny, então não é de se espantar. Agora a justificativa da Michelin também não é boa, caso os pneus sejam realmente os BF MUD (não achei outro modelo MUD deles) eles rodam tranquilamente no asfalto, tem inúmeros 4x4 rodando com eles por aí no asfalto, além de outros modelos de pneus MUD como os da Pirelli (o MTR MUD que costumam ser opcionais no 4Sport). Eu mesmo tive um Jimny que saiu com os BF MUD 215/75/15 e rodaram 38 mil km, rodava no asfalto diariamente e fiz várias viagens com eles, troquei eles antes do fim e ainda rodaram em outro jipe por um tempo (vendi eles). O que tem que ser verificado é o motivo do desalinhamento dos gomos do pneu, caso esse realmente seja o problema. Essa avaliação foi feita pela Michelin? Sugiro levar o carro numa boa loja de pneus que tenha alinhamento e balanceamento, peça eles para avaliarem a causa do barulho, teste um rodízio de pneus (não sei se seu estepe é o mesmo, mas se for, vale testar ele no lugar do pneu que aparentemente é o problema). E de qualquer forma, acho que sua briga é com a fabricante dos pneus, não com a Suzuki (no caso de ser um problema com os gomos dos pneus). Agora, pode ter ocorrido alguma atrito do pneu com alguma coisa no carro, por não ter sido feita as devidas alterações para a instalação dos pneus (novamente, no caso de ser pneus acima dos 215).

    boa sorte!

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
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