Olá Pessoal
Estou precisando da opinião abalizada dos companheiros de aventuras 4X4, para ajudar-me na troca dos pneus originais HT DUELLER, no caso o meu uso seria de 90% ON e 10% OFF, como pratico montanhismo, muitas vezes para chegar ao local de início da caminhada tenho que passar com o “Jim das Selvas”, por verdadeiras expedições em locais distantes no interior do Estado do Rio de Janeiro e em caminhos de difícil acesso que mais parecem com trilhas do que estradas.
O aperto maior é quando pego subidas muito íngremes com cascalho solto ou afloramentos de pedras, a lama pode estar presente ou não, dependendo do local e da época de chuvas na região, podendo ser encontrada mais facilmente em terrenos mais planos quando o acesso é por fazendas.
Estava com o projeto de comprar o pneu da BF na medida de 215X75 para privilegiar o torque em subidas e também para manter a originalidade da suspensão e dos demais acertos de fábrica, a final este modelo é original no modelo 4Sport.
Porém o que mais me deixou em dúvida é que tenho visto o pessoal aqui do fórum preferindo a medida de 235 e até em alguns casos trocando os 215 que vieram originais do 4Sport por eles. Será que o motivo disto é somente gosto pessoal ou que o 235X75 é realmente mais eficiente em todos os terrenos que o 215X75?
Outra dúvida fica em torno da eterna discussão MUD x AT, sei que cada caso é um caso diferente, no meu em particular que não pratico trilhas com muita lama, não seria melhor pegar os AT para ter mais tração em subidas íngremes?
Por falar de tração em subidas íngremes qual seria o limite de tempo e de distância no uso da tração reduzida, levando-se em consideração o uso contínuo em ladeiras intermináveis de acesso as montanhas?