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  • #1
    Usuário Avatar de LFC
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    Citação Postado originalmente por Elver Ver Post
    Eu não fui agressivo, se você quer um carro para andar a 140km/h não compre um jipe, isso é meio óbivio, não acha?

    E eu não falei que andava a 140-150, você realmente leu, prestou atenção e, principalmente, entendeu o que eu escrevi?

    Eu falei que com o Tracker original DAVA para andar a 130-140 e sentir o carro firme na mão, isso não significa que eu andava assim, vez ou outra quando me distraía em uma reta mais longa em estradas eu chevaga a 130-140, mas sem dúvida nenhuma essa não é uma velocidade de segurança para nenhum jipe, tampouco uma velocidade autorizada do ponto de vista legal.

    "Cada um faz o que quiser com seu carro, ciente ou não dos riscos."

    Eu me desculpe, eu tenho sim algo contra quem gosta de socar o pé no acelerador dos carros, porque não está só colocando em risco a própria vida. Foi uma atitude dessas tirou a vida de uma prima minha, onde um palhaço tirando racha na Radial Leste (ZL de SP) furou um farol vermelho e arrebentou o carro da minha prima no meio, e o filho da puta sobreviveu por causa do air-bag.
    Também não achei nada agressivo, mas é que a escrita, às vezes, gera isso. Deixa prá lá.
    Voltando ao tópico: no meu GV 3 portas (vendido em 2007), cheguei a velocidade alta, mas estava original e com estrada vazia e reta (Dutra). O vento balança o carro bastante. Foi um momento excepcional; gostava e gosto mesmo é de andar a 100 km/h, bem confortável e bom para o bolso. Carro alto não é para correr.
    Nas minhas férias recentes, rodei pela BR 393, ali perto de Vassouras, e achei o Tracker, com as modificações que fiz, muito seguro. A 110 km/h pode ir tranquilo, mas sempre lembrando que os freios não foram dimensionados para as modificações, especialmente por causa dos pneus. A estabilidade direcional até que ficou melhor, pois o carro não pula mais e os espaçadores dão conta da suspensão levantada. Mas não dá para tocar um Tracker como um Honda Fit.
    Abs,
    LFC

  • #2
    Elver, LFC, vamos em frente!

    Dúvidas sanadas.

    A proposito, em breve darei uma levantada no GV, com base em diversos relatos aqui.
    Estou em duvida se rebaixo ou nao o diferencial.... to lendo a respeito.

  • #3
    Usuário Avatar de Andre Sousa
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    Não sou a favor da retirada da barra estabilizadora pra quem faz uso do veículo em estrada, mesmo só andando a 100 km. A necessidade da barra será percebida em situações extremas, tipo "prova de alce", quando fazemos uma guinada brusca pra esquerda e outra pra direita. Próprio de quando estamos ne estrada e repentinamente surge um obstáculo. Ou quando entramos numa curva fechada com velocidade inadequada e o carro chega a cantar pneu, como se fosse desgarrar. Nesses momentos a barra estabilizadora faz com que a suspensão que não está sob pressão (direita ou esquerda) se comprima junto com a que está sendo pressionada, abaixando toda a frente do carro EVITANDO ASSIM O CAPOTAMENTO. E já que nossos carros, por conta dos calços, estão mais altos que o projeto original, esse risco aumenta consideravelmente.

    A retirada da barra só faz sentido se o carro for pra trilhas, onde a suspensão precisa trabalhar de forma independente justamente pra superar obstáculos.

    Pra não ouvir rangido na bieleta, aconselho fazer trocas periódicas. Eu mesmo, em casa, faço isso e é fácil demais. Sempre tenho um par sobressalente (R$ 30,00). Começou a fazer um barulhinho eu troco.

    Até já andei sem barra no último G.Vitara que tive. Mas hoje deixo aqui minha opinião. Pra quem se imagina andando a 100 km, não vale a pena o risco de andar sem a barra estabilizadora - se precisar dela realmente e ela não estiver lá, o carro pode capotar.
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

  • #4
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    Concordo com o André, não vale a pena correr o risco.
    Por isso estou com mta dúvida sobre o lift, esse é um ponto negativo, fora o problema das homocinéticas e do eixo traseiro descentralizado.
    Uso o carro no asfalto e tb para pequenas trilhas e passeios, por isso queria um lift que não altere mto a dirigibilidade do carro.
    Somente para colocar os pneus 235/75/15 BF all terrain sem raspar.
    Final do ano pretendo fazer uma viagem do Rio até Fortaleza coisa de 15 dias e pegar estradas com mtas modificações não é nada seguro, principalmente sem a barra.
    Estou pensando em 1,5'' só para colocar os pneus, (minha GV é a 3 portas 2,0 sport (que não tem as carenagens plásticas)).
    Gostaria da opnião dos amigos mais experientes, e que possuem o lift para saber se essa diferença vai agredir menos. ou é insignificante essa 0,5", ou parto logo para 2"?
    É aquele negócio, 1" é pouco 1,5" é quase 2" !

    Abs à todos.
    Grand Vitara 99 3p, lift 2", Proteções, rodas scorro s-150 com 235/75/15 com BF All Terrain!

  • #5
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    Aleilario,

    Olhe direto no site da suzucar que tem as homos. Eu comprei essa semana e já estão comigo. saiu as 2 por R$837,00 já com o Sedex. Aproveitei hoje e comprei ai bieletas do CIVIC por R$35,00 o par aqui em Salvador. Vou trocar desta vez e a depender do tempo q dure vou avaliar melhor a hipótese de retirada da BE. O barulho infernal que me referi é um rangido de ferro com ferro certamente por desgaste das borrachas.

    A única coisa que falta a resolver agora é o problema da suspensão traseira. O carro tá muito bobão e mesmo sem peso algum dá fim de curso do amortecedor, sem falar nas "batidas secas" quando cai em algum buraco, que parece que o carro vai partir ao meio.

    Conforme dicas do forum (Elver e LFC principalmente), já revirei tudo aqui em Salvador em busca das molas do Opala 4cc (ECHE 07), mas não achei. Só achei do 6CC (ECHE 41) mas fico com receio do carro ficar muito duro. Alguem já usou essas do 6cc???

    Alex, eu peguei meu GV sem lift e com pneus 235/75r15 e não raspava em lugar nenhum. Apesar dos problemas ocasionados com o lift, penso que é indispensável para nossos zukis. Eles são muito baixos e numa trilha vc destroi os parachoques muito facilmente.
    Dino
    Grand Vitara 3D 1.6 16V A/T
    Independente Off Road - Bahia Expedition 4x4


  • #6
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    Citação Postado originalmente por DinoSaulo Ver Post
    Aleilario,

    Olhe direto no site da suzucar que tem as homos. Eu comprei essa semana e já estão comigo. saiu as 2 por R$837,00 já com o Sedex. Aproveitei hoje e comprei ai bieletas do CIVIC por R$35,00 o par aqui em Salvador. Vou trocar desta vez e a depender do tempo q dure vou avaliar melhor a hipótese de retirada da BE. O barulho infernal que me referi é um rangido de ferro com ferro certamente por desgaste das borrachas.

    A única coisa que falta a resolver agora é o problema da suspensão traseira. O carro tá muito bobão e mesmo sem peso algum dá fim de curso do amortecedor, sem falar nas "batidas secas" quando cai em algum buraco, que parece que o carro vai partir ao meio.

    Conforme dicas do forum (Elver e LFC principalmente), já revirei tudo aqui em Salvador em busca das molas do Opala 4cc (ECHE 07), mas não achei. Só achei do 6CC (ECHE 41) mas fico com receio do carro ficar muito duro. Alguem já usou essas do 6cc???

    Alex, eu peguei meu GV sem lift e com pneus 235/75r15 e não raspava em lugar nenhum. Apesar dos problemas ocasionados com o lift, penso que é indispensável para nossos zukis. Eles são muito baixos e numa trilha vc destroi os parachoques muito facilmente.

    Dino,
    Eu montei com 235/75/15 na loja raspa no plástico por dentro mais é besteirinha, nada que um soprador termico não resolva.
    Agora na trilha é outra coisa, eu não sei. Por isso é minha dúvida quanto levantar.

    Abs!
    Grand Vitara 99 3p, lift 2", Proteções, rodas scorro s-150 com 235/75/15 com BF All Terrain!

  • #7
    Usuário Avatar de DinoSaulo
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    Alex,

    Faça o lift que vc não irá se arrepender. O carro fica outro. Com pneus 235 então, fica melhor ainda.

    Aqui no forum ja tem a receita de bolo. Lift +2 da RC ou Alternativa + Amortecedor traseiro do Ômega Suprema (BL1024 ou GBL1024).

    Os unicos grilos do lift são as bieletas e as homocinéticas, que com o desgaste normal de uso, após o lift não aguentam muito tempo, mas há solução pra tudo.

    Se possível bote um 235 Mud. Como o GV é leve o desempenho fica muito bom na lama.
    Dino
    Grand Vitara 3D 1.6 16V A/T
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  • #8
    Citação Postado originalmente por Alex Style Ver Post
    Concordo com o André, não vale a pena correr o risco.
    Por isso estou com mta dúvida sobre o lift, esse é um ponto negativo, fora o problema das homocinéticas e do eixo traseiro descentralizado.
    Uso o carro no asfalto e tb para pequenas trilhas e passeios, por isso queria um lift que não altere mto a dirigibilidade do carro.
    Somente para colocar os pneus 235/75/15 BF all terrain sem raspar.
    Final do ano pretendo fazer uma viagem do Rio até Fortaleza coisa de 15 dias e pegar estradas com mtas modificações não é nada seguro, principalmente sem a barra.
    Estou pensando em 1,5'' só para colocar os pneus, (minha GV é a 3 portas 2,0 sport (que não tem as carenagens plásticas)).
    Gostaria da opnião dos amigos mais experientes, e que possuem o lift para saber se essa diferença vai agredir menos. ou é insignificante essa 0,5", ou parto logo para 2"?
    É aquele negócio, 1" é pouco 1,5" é quase 2" !

    Abs à todos.

    Alex, 1,5" não alterará praticamente nada por causa dos pneus que entrarão. Parte logo pra 2".
    Isso, inclusive, já foi bem discutido com medidas em centimetros como exemplo, penus de varias alturas... etc.

    Caso não venda meu GV, farei exatamente a mesma configuração que a sua. Lift + BL 2" + rebaixamento do diferencial + prolongadores disso e daquilo + pneus 235 BF AT.

    Sobre as homocineticas, tem que reposicionar algo (não lembro agora) pra não forçar.

    Tenho cada passo anotado, peguei tudo aqui no forum. Já sei até aonde levar o carro pra essas alterações futuras (caso não venda o GV).

  • #9
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    Citação Postado originalmente por mas.marco Ver Post
    Alex, 1,5" não alterará praticamente nada por causa dos pneus que entrarão. Parte logo pra 2".Isso, inclusive, já foi bem discutido com medidas em centimetros como exemplo, penus de varias alturas... etc.Caso não venda meu GV, farei exatamente a mesma configuração que a sua. Lift + BL 2" + rebaixamento do diferencial + prolongadores disso e daquilo + pneus 235 BF AT.Sobre as homocineticas, tem que reposicionar algo (não lembro agora) pra não forçar. Tenho cada passo anotado, peguei tudo aqui no forum. Já sei até aonde levar o carro pra essas alterações futuras (caso não venda o GV).
    Caro amigo, Para o pneu 235/70R16 apenas o lift de suspensão serve. Mas se o caso é um pneu 245/70R16 ou superior aí sim o bodylift é necessário!!!! Abraço.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por mas.marco Ver Post
    Alex, 1,5" não alterará praticamente nada por causa dos pneus que entrarão. Parte logo pra 2".
    Isso, inclusive, já foi bem discutido com medidas em centimetros como exemplo, penus de varias alturas... etc.

    Caso não venda meu GV, farei exatamente a mesma configuração que a sua. Lift + BL 2" + rebaixamento do diferencial + prolongadores disso e daquilo + pneus 235 BF AT.

    Sobre as homocineticas, tem que reposicionar algo (não lembro agora) pra não forçar.

    Tenho cada passo anotado, peguei tudo aqui no forum. Já sei até aonde levar o carro pra essas alterações futuras (caso não venda o GV).
    Mas.Marco,

    Obrigado pela dica, com o lift então será que cabe um 30x9.5x15 ? As rodas que vou usar são da scorro com off set 2, já ficam mais pra fora que as originais.
    A propósito as barras estabilizadoras da 2 e 4 portas não são iguais? Qual a bucha que vc usou então?
    No Rio onde vc faz as modificações da sua viatura, não conheço ninguem pra fazer as alterações com confiança.
    Abs!
    Grand Vitara 99 3p, lift 2", Proteções, rodas scorro s-150 com 235/75/15 com BF All Terrain!

  • #11
    Citação Postado originalmente por Alex Style Ver Post
    Mas.Marco,

    Obrigado pela dica, com o lift então será que cabe um 30x9.5x15 ? As rodas que vou usar são da scorro com off set 2, já ficam mais pra fora que as originais.
    A propósito as barras estabilizadoras da 2 e 4 portas não são iguais? Qual a bucha que vc usou então?
    No Rio onde vc faz as modificações da sua viatura, não conheço ninguem pra fazer as alterações com confiança.
    Abs!
    As buchas são diferentes.
    Fui na onda do povo que posta sem testar e me dei mal. Troquei pelas do corsa pickup 95 e 1 semana depois começou o inferno. Depois, vi que eram diferentes. Eu coloquei as originais suzuki mesmo. Já tem 2 semanas e apenas o banco do carona é que faz barulho (tinha parado mas voltou a loucura).

    Pra modificações, sugiro o Ramiro, na Ilha do Governador. A saber: ele não é meu mecânico. Levo meu carro SEMPRE no Rubbo (Charitas).

    Quando e se eu fizer, será no Ramiro. Salvo se o Rubbo fizer pra mim.

    Sobre o pneu 9.5 ACHO que cabe sim, com o lift + bl. Não tenho certeza.

    Em relação às homocineticas que falei la em cima, o rebaixamento do diferencial é justamente pra aliviar. E tem tbm uns reposicionamentos das bieletas, uso de calços e etc pra aliviar isso tudo e não ficar quebrando.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por mas.marco Ver Post
    As buchas são diferentes.
    Fui na onda do povo que posta sem testar e me dei mal. Troquei pelas do corsa pickup 95 e 1 semana depois começou o inferno. Depois, vi que eram diferentes. Eu coloquei as originais suzuki mesmo. Já tem 2 semanas e apenas o banco do carona é que faz barulho (tinha parado mas voltou a loucura).

    Pra modificações, sugiro o Ramiro, na Ilha do Governador. A saber: ele não é meu mecânico. Levo meu carro SEMPRE no Rubbo (Charitas).

    Quando e se eu fizer, será no Ramiro. Salvo se o Rubbo fizer pra mim.

    Sobre o pneu 9.5 ACHO que cabe sim, com o lift + bl. Não tenho certeza.

    Em relação às homocineticas que falei la em cima, o rebaixamento do diferencial é justamente pra aliviar. E tem tbm uns reposicionamentos das bieletas, uso de calços e etc pra aliviar isso tudo e não ficar quebrando.
    Blz,vou procurar o contato.
    Obrigado.

    Postar sem propriedade é um problema, tem que ter responsabilidade, já que mta gente consulta para tentar resolver os problemas.
    O que seria esse bl?
    O barulho do banco do passageiro quando não tem ninguem é mto chato, eu colquei uma arruela embaixo do trilho, na transversal, tipo uma na ponta da frente e outra do outro lado na parte de tras.
    Com isso o trilho dá uma torcida e tira a folga.
    Abs.
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