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  • #1
    Usuário Avatar de mairo
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    pessoal, como falei no começo, to usando lift de 3", ja veio assim a viatura! vamos as gambis/adaptaçoes: a traseira foi levantada com mola, nao me pergunta de onde saiu, substituiçao dos amortecedores, calço na bandeja central e necessitando de espaçador de cardan, na dianteira calços de 7 cm (nao chega perfeito a 3", falta 0,5cm) nas molas originais, mas o visual nao ficou muito agradavel (quando se olha por baixo ta tudo torcido/angulado), calços nos amortecedores, esta historia da homocinetica ficar curta é real, pois no meu saiu fora um dia que estava andando, depois que instalei o drop kit nao incomodou mais, a distancia ficou boa, com as balanças originais, acho q precisa de um espaçador quando substitui a balança! tenho andado bastante no off road sem problemas, nas ferias andei mais de 300km em asfalto numa boa, nao percebi nenhum comprometimento na estrutura e/ou estabilidade! mas me incomoda esta adaptação, tenho olhado bastante para melhorar isto, ja pensei em instalar calços na carroceria e diminuir o lift da suspa para 2", mas o que tenho estudado é para aumentar ou modificar os suportes das balanças!

    será que é possível dar o angulo necessario no suporte onde a balança é fixa no chassis? fazendo assim que as mesmas fiquem bem retas, horizontais???? a teoria é boa, acho mais facil do que trocar o conjunto todo, pensando em instalar molas de pampa na dianteira e eliminar os calços!
    Willys Cj5
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  • #2
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    Mairo,

    E a cambagem? o furo no amortecedor é suficiente?

    Abcs,

    Ricardo


    Citação Postado originalmente por mairo Ver Post
    pessoal, como falei no começo, to usando lift de 3", ja veio assim a viatura! vamos as gambis/adaptaçoes: a traseira foi levantada com mola, nao me pergunta de onde saiu, substituiçao dos amortecedores, calço na bandeja central e necessitando de espaçador de cardan, na dianteira calços de 7 cm (nao chega perfeito a 3", falta 0,5cm) nas molas originais, mas o visual nao ficou muito agradavel (quando se olha por baixo ta tudo torcido/angulado), calços nos amortecedores, esta historia da homocinetica ficar curta é real, pois no meu saiu fora um dia que estava andando, depois que instalei o drop kit nao incomodou mais, a distancia ficou boa, com as balanças originais, acho q precisa de um espaçador quando substitui a balança! tenho andado bastante no off road sem problemas, nas ferias andei mais de 300km em asfalto numa boa, nao percebi nenhum comprometimento na estrutura e/ou estabilidade! mas me incomoda esta adaptação, tenho olhado bastante para melhorar isto, ja pensei em instalar calços na carroceria e diminuir o lift da suspa para 2", mas o que tenho estudado é para aumentar ou modificar os suportes das balanças!

    será que é possível dar o angulo necessario no suporte onde a balança é fixa no chassis? fazendo assim que as mesmas fiquem bem retas, horizontais???? a teoria é boa, acho mais facil do que trocar o conjunto todo, pensando em instalar molas de pampa na dianteira e eliminar os calços!
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  • #3
    Usuário Avatar de mairo
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    o meu do jeito que ta tive q oblongar o furo de cima do amortecedor! se essa teoria de reposicionar a balança funcionar, vai eliminar este problema do camber!
    Willys Cj5
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  • #4
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    O meu também está com o furo do amortecedor obilongado, mas uso lift de 2". Com o de 3" o furo é suficiente para acertar a cambagem?

    Citação Postado originalmente por mairo Ver Post
    o meu do jeito que ta tive q oblongar o furo de cima do amortecedor! se essa teoria de reposicionar a balança funcionar, vai eliminar este problema do camber!
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  • #5
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    Se o esquema da cambagem ficar legal, eu tenho um jogo de molas da pampa 4x4 pra colocar na traseira do vitara, daí eu ia comprar o droped kit e fazer o tecnil de 3" pra dianteira.
    Como a mola é maior, tem que fazer um suporte inferior para mola e diminuir o primeiro elo para ela caber no berço original.
    Com a configuração de 3" susp + 2" de carroceria, cabe pneu 33", e acho que meu AP 2.0 taxado deve empurrar mais ou menos sem reduzir o diferencial.
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  • #6
    entendi direito? você está querendo rebaixar o ponto onde as balanças dianteiras são fixas no chassis?!?!?
    se for isso, prossiga lendo, senão nem perca tempo.

    concordo que quanto mais horizontais melhor, afinal com ela mais angulada até os pneus ficam mais para dentro e acho que compromete o trabalho da suspensão e principalmente a "dureza" da dita cuja, pois por exemplo, em um caso em que a suspensão tenha que abaixar (comprimir) ela vai trabalhar menos, pois vai receber mais esforço para fazer, digo, quanto mais perto de 90º (vertical) a balança estiver, mais esforço vai ter que fazer, física básica. (em uma linha horizontal (eixo X) quanto mais distante 2 pontos menos esforço é necessario para mover eles, quanto mais perto, mais energia desperdiçada...), sei que existe uma palavra técnica para tudo isso mas agora não lembro o nome...
    ou estou viajando mesmo... rsrsrsrs

    além disso, o que mais teria de vantagem? pois tudo isso traz uma grande desvantagem, redução de vão livre, mais uma coisa para enrroscar nas trilhas.


    a idéia é boa mas acho que não é só soldar um suporte novo e reprender as balanças não. e é até um pouco perigoso, se essa merda de solda quebra tu vai pro beleléu dependendo da velocidade.

  • #7
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    rsrsrsrsrs, será que é bom la no beleléu????? brincadeira pra descontrair, pois tava ficando meio nervoso o tópico!

    eu vi num tópico destes ai, um link, acho q foi o ary que enviou, o cara mudou o furo da balança mais pra fora pra fazer o lift!

    a solda e serviço bem feitos nao quebram não! nossos chassis e outras peças são todos cheios de soldas e nunca ouvi ninguem dizer que quebrou! pelos meus cálculos, se mudar o suporte da balança uns 5cm para baixo e uns 2 ou 3 cm para fora não vai atrapalhar tanto por enroscar nas coisas, pois ainda vai ficar bem mais alto que o diferencial e vai corrigir consideravelmente a posição da balança e da mola que parece um bambu envergado! isso sim ta me dando medo de ir pro baleléu!!!! rsrsrs
    Willys Cj5
    Tracker 2008

  • #8
    mais para fora, mais para frente (tentar aumentar 1" o entre-eixo), e mais para baixo...

    mas com tudo isso acho que já é necessario re-fazer o suporte superior da mola, senão ela vai ficar inclinada igual... a mesma coisa vale para o amortecedor...

    semana que vem vou no mecanico e vejo o que ele acha da idéia ($$), só de curiosidade...

  • #9
    Usuário Avatar de mairo
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    Pedro Osório/RS
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    se puder coletar informações agradeço! o que fiz foi colocar uma régua ao lado da mola, olhando o carro pela frente e nota-se que com o lift de 3", inclinou a balança para baixo, diminuindo a distancia que ela alcançava em direção a roda, (quanto maior o angulo, mais longe ela fica da roda), fazendo com que a parte inferior da mola fique inclinada uns 2 ou 3cm para dentro, é notado com a regua, seria como tirar o esquadro de alguma coisa! vou ver se tiro uma foto para ilustrar minha teoria, com um serviço bem feito, acho mais fácil e barato que o kit calmini, reposicionar a balança e substituir a mola para utilizar o lift de 3" com mais eficacia! pelo que pude observar, me corrige se tiver errado, a balança deles é mais angular e mais comprida para corrigir este problema, por ser mais comprida, instala-se o espaçador na homocinética!

    a soluçao que pensei nao aumenta o entre eixos, só baixa o ponto de fixação da balança em direção ao solo e abre ela um pouco em direção a roda para corrigir a inclinaçao da mola!
    Willys Cj5
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  • #10
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    Quando Eu penso em fabricar uma suspa ,Eu imagino fazer as coisas desta forma...

    sei que parece uma coisa meio impossivel e fora da realidade,mas conheço caras que fazem coisas assim ao vivo e a cores em suas oficinas aq mesmo no BRASIL.

    só que trabalham com hot hods ou arrancada...

    isto quer dizer que NÓS DO OFFROAD estamos ainda engatinhando,quando o assunto é criaçao de peças e preparaçao de carros.

    estamos muito longe ainda nao só dos gringos ,mas de profissionais e oficinas brazukas mesmo.

    estive criando este final de semana um prototipo de balança pros VITARAS e a conclusao é meio que a seguinte...

    PODE SER CONSTRUIDA COM GEOMETRIA CORRETA ATÉ 4"...MAS FAZER PRA MIM É UMA COISA,nao teria custos de propriedade intelectual,impostos,horas em CAD,testes destrutivos de peças e soldas,garantia etc.,etc...

    pra por na rua, rodando num 100 numeros de carros de 3°,diluiria este custo todo,MAIS AINDA EXISTIRIA A GARANTIA

    SE o cara trocaria o kit com mao de obra qualificada sem comprometer o sistema...coisas e tal

    e ai quem estaria disposto a pagar a conta de um kit destes com marca desconhecida ,EM VEZ DE DIZER QUE O DOS GRINGOS É MAIS FODAO SÓ POR QUE ESTA DO LADO DE LÁ ?



    quando é que vamos nos PROFISSIONALIZAR e DEIXAR DE FAZER COISAS "HOME MÉIDA" e COLOCAR qualidade no OFFROAD TAMBEM ?

    OU SEJA NAO DA MAIS PRA FICAR TORNEANDO TOQUINHOS DE NYLON E DIZER ,OLHA CUSTA 4K ESTE SUPER ULTRA KIT DE SUSPENSAO QUE VAI DEIXAR TEU CARRO "IGUAL"AO DOS GRINGOS.

    vixiii to estressadao de novo ....kkkkkkk
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos kits de SUSPENSAO da CALMINI alguem usa ????-dscf1223.jpg   kits de SUSPENSAO da CALMINI alguem usa ????-dscf1225.jpg   kits de SUSPENSAO da CALMINI alguem usa ????-arms.jpg  

  • #11
    você está falando em rebaixar o suporte da balança em 4"???? mas mantendo a balança original ou fazendo algo como esse super kit aí das fotos??

    a questão é que carro lá nos EUA é bem mais barato, um vitara da pra comprar fácilmente por por uns $3mil (menos de 3 salarios minimos), da mesma forma os upgrades são bem mais viaveis. já aqui é tudo o contrario, por isso fica díficil fazer algo de qualidade para comercialização... acaba ficando caro e ninguem compra, as pessoas deixam de fazer o upgrade ou fazem na versão "home méida" a-lá gambiarras. isso não vai mudar tão cedo.

  • #12
    Usuário Avatar de AlemãoRS
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    Infelizmente, realidade brasileira!

    Pelo menos aqui no RS, muito dificil ver alguém preocupado em fazer um suspensão decente, quer é jipe alto.
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

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