Sumário cuidados donos Sorento
Citação:
Postado originalmente por
caiobrunosousa
Boa tarde, este problema aconteceu com alguns carros então o amigo sandrocalmeida fez uma lista, tente vericar o que ele diz.
Boa noite galera!
Fiz um apanhando geral dos principais problemas postados aqui e suas soluções pelos "mestres" aqui no forum.
Peço desculpe se estiver equivocado em alguns itens. Mas fiquem a vontade para corrigir. Foi só uma maneira mesmo de ajudar, já que sou bem leigo em mecânica de carros, mas muito curioso. Ainda mais que adquiri uma recentemente. Abraço a todos.
Perda de Potência / Luz Check / Fumaça Preta:
Possíveis Causas:
1. Filtro Combustível Sujo
2. Bomba de Combustível Sujo
3. Revestimento do Tanque soltando
4. Sensor magnético do Filtro com Defeito
5. Mal-contato nos conectores do rail e da bomba
6. chave de vácuo que fica sobre o motor, perto do parafuso da tampa do motor, prox. ao motorista (quando ocorre falha, o sistema corta o motor)
7. Problema com a válvula de alívio da pressão máxima do common rail
8. Bicos Injetores desregulados
9. Posicionamento da vedação entre o guarda pó e o eixo do atuador da turbina
10. Limpeza do coletor de admissão da EGR
a. Tampão no flange do (escapamento – EGR) – Caso haja fiscalização de emissão gases, pode dar multa.
b. Tampão no flange do(EGR – coletor de admissão) ) – Caso haja fiscalização de emissão gases, pode dar multa.
11. Rachadura na mangueira que liga o intercooler ao turbo
Página Forum 4x4 Brasil: 3, 14, 15, 34, 57, 62, 63, 74,77, 79, 80, 92, 93, 94, 141, 149
Falta de Potência em baixa
Possíveis Causas:
1. Problemas com a solenoide ou no atuador do VGT
Página Forum 4x4 Brasil: 103, 125, 145
Vazamentos de Óleo ref. turbina e conexões do Intercooler
Possíveis Causas:
2. Turbina passando óleo, pressão excessiva no cárter (que faz subir vapor de óleo para a admissão de ar)
Página Forum 4x4 Brasil: 131, 132, 144
Problema 4 x 4
Possíveis Causas:
1. Interruptores podem estar com mal contato por corrosão nos contatos
2. Mangueira de Ar desacoplou
3. Falta de Uso. Oxidação dos contanto do motor de acionamento da tração
Página Forum 4x4 Brasil: 27, 115, 127, 128, 129, 162
Pingos de óleo no intercooler
Possíveis Causas:
1. Evaporação elevada de óleo no blow by -
Página Forum 4x4 Brasil: 100,
Fumaça Branca
Possíveis Causas:
1. Setup de fábrica feito pela Kia para o diesel em dias frios onde a mistura fica mais rica até o aquecimento do motor
Página Forum 4x4 Brasil: 64,
Estalo/trancos na mudança de marcha D/R/N
Possíveis Causas:
1. Falta de lubrificação e graxa no eixo do cardan
Página Forum 4x4 Brasil: 22, 174, 175
Partida começando a Ratear
Possíveis Causas:
1. Defeito no Comutador
2. Defeito no motor de partida
Página Forum 4x4 Brasil: 165
Excelente postagem este sumário resume de forma fácil o que a galera pode temer.
Adiciono:
-Tutorial Limpeza dreno teto solar: pg 239 (pode molhar módulo injeção e aí já eras)
-Tutorial limpeza pescador do tanque : pesquisar no google: "Sorento Diesel 170HP 2008 46000km morrendo" vai direto no link/tópico do tutorial.
1 Anexo(s)
manutenção teto solar Sorento
Citação:
Postado originalmente por
bmarconi
Segue texto de postagem minha de um tempo atrás sobre problemas com infiltração do teto solar:
Pessoal, gostaria de deixar registradas umas dicas para quem tem problemas com infiltração de água pelo teto solar.
Com o teto solar aberto é possível localizar dois drenos na parte dianteira do mesmo, próximos às colunas do parabrisa, bem na quina. Ficam um pouquinho escondidos mas com atenção dá para localizar e ter acesso.
Eu fiz três coisas, na sequência, que acabaram resolvendo meu problema.
Com um fio elétrico é possível introduzir nos drenos, mas não tive muito sucesso com essa técnica.
Depois introduzi um pequeno pedaço de mangueira de aproximadamente um centímetro de diâmetro que entrou bem justinha e adaptei a outra ponta em um aspirador de pó (onde diminuí a boca do tubo com fita adesiva), fazendo a sucção. Saiu bastante poeira e até alguns pequenos pedaços de folhas. Como o aspirador que eu estava usando servia também para água, joguei um pouco no duto e repeti a operação de sucção. Saiu uma verdadeira lama, por causa da sujeira.
Depois, aproveitei a mesma mangueira e adaptei a ponta em um compressor de ar e liguei. Pronto, em três segundos deu para ouvir o assovio do ar saindo pela ponta do dreno, que fica na base do parabrisa, logo abaixo dos limpadores. Repeti a operação umas três vezes, inclusive colocando água no dreno e resolvi o problema.
Depois disso peguei uma chuva que era um verdadeiro dilúvio e não entrou sequer uma gota de água.
Não consegui identificar se também existe algum dreno na parte traseira do teto solar.
Ficam as dicas. Caso volte a enfrentar problemas, adotarei apenas a solução do compressor de ar, mas não me responsabilizo se alguém usar a mesma técnica e eventualmente desencaixar alguma conexão, beleza?
Abraços a todos.
Amigo, a minha recém adquirida, estava entrando muita água!! mas muita mesmo...
Segui este tutorial e um lado eu consegui desentupir numa boa.... mas o outro...
Eu usei Passa fio (esse que usa para passar fio em eletroduto) Tem mola na ponta que ajuda nas curvas e cabe tranquilo no duto, vai muito bem.
Dica: uma magueira de chuveirinho (aquelas brancas) dos chuveiros, acessando por cima ele entra no dreno e veda bem, para assoprar ajuda, mas mesmo assim teve um lado que não consegui...
Então achei um video de um maluco limpando a V6 dele... e me ajudou. Desmontei a grade plastica logo abaixo do parabrisa e achei a saida, limpei de baixo para cima (passando detergente na ponta do passa fio e forçando por diversas vezes) e consegui finalmente desintupir, foram umas 3h de trampo no sábado.. sujeira de arreia e oleo (possível excesso de lubrificação errada do teto pelo ultimo dono)
Video Me ajudou muito! segue:
2003 Kia Sorento 3.5L Water Intrusion - YouTube
Também achei em um catalogo de partes que temos 2 drenos na parte de trás.... mas nao consegui achar a entrada...
estes acredito que tem q tirar o plastico do acabamento interno das caixas de rodas traseiras para achar a saida dele, e ai lá fazer a limpeza de baixo pra cima... algum sábado com tempo farei... mas acho q estes estão limpos ainda.
Vejam os caminhos dos drenos traseiros também:
Link: Sunroof - 2005 Kia Sorento
Anexo 576865
Espero ter Ajudado mais um pouco!!
Obrigado bmarconi pela teu post inicial, me ajudou muito e deu a luz!!
PS. Se alguém tá no grupo do whatsapp da Sorento Diesel, por favor me envie uma MP com contato para me add ao grupo.
Abraço!