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  • #1

    Talking Band CD 1996 - Mudanças e melhorias!




    Pessoal comprei minha Band!!

    Antes de falar dela e de meus planos com ela quero agradecer muito ao FORUM 4x4 BRASIL, vocês foram decisivos em minha orientação para qual viatura escolher e em especial para dudu83 e Leonardo Raffi que me deram um excelente apoio na busca pelo veiculo, foram incansáveis 5 meses de procura, mas agora posso dizer que consegui.

    Comprei uma Bandeirante BJ55LP CD 1996/1996 de um padre que rodava no interior do estado da Bahia. O mecânico olhou o carro e informou que o motor (um 14 B) está redondinho e macio, o diferencial, caixa de marcha e redução estão ok, agora vem os itens que quero consertar e/ou melhorar:

    1º- A parte elétrica está um caos, nada funciona direito, o painel não acende, o marcador de óleo fica subindo e descendo, o velocímetro não funciona, quando ligo o farol só ascende o lado direito e se eu ligar a luz alta apaga o direito e liga o esquerdo, ou seja está horrível. Se alguém tiver o esquema elétrico e puder me enviar ficarei muito grato (sou engenheiro eletricista e eu mesmo gostaria de fazer esta parte)

    2º - A direção hidráulica, às vezes ela fica pesada, porém está com óleo e não está vazando, irei levar em uma casa especializada.

    3º - Gostaria de trocar o freio, é muito ruim, aguardo sugestões de vocês!

    4º - Gostaria também de trocar os bancos, qual que se adapta melhor?

    5º - Gostaria de colocar um ar-condicionado, aqui em Salvador não sei onde vende o original, alguém já adaptou algum?

    6º - Gostaria de mudar a suspensão, tornar o carro mais macio (minha mulher ta dizendo que eu não comprei um carro e sim um ogro, então quero deixar o ogro mais macio), aguardo conselho de vocês.

    7º - Gostaria de fazer algum tratamento para redução de ruídos na cabine, exite? Qual?

    8º - Quais são os primeiros itens que devo trocar? (correias. Óleos, filtros, o que mais?)

    9º - Existe algum sistema de bloqueio anti-furto? Qual? É eficaz?

    10º - Gostaria de instalar vidro elétrico e trava elétrica, quais que eu posso adaptar?

    11º - Minha chave não trava as portas, vende só a fechadura?

    12º - O carro terá uso misto, 90 % asfalto e 10%, qual seria o melhor pneu (relação de custo beneficio)

    13º - Estou sem macacos e chave de rodas, posso comprar o macaco de garrafa para 4 ton. Ou tem algum melhor ?

    14º - O botão da roda livre está quebrado, consigo comprar só ele ou terei que colocar um novo?
    15º - A luz interna também está quebrada, qual que faz a melhor adaptação?

    16º - O retrovisor do lado direito está quebrado, gostaria de adaptar um maior, tipo estes de caminhão, têm alguma sugestão?

    17º - O volante também gostaria de trocar assim como a buzina, aguardo dicas.

    Por enquanto acho que é só, logo colocarei fotos, mas estou muito feliz com a aquisição e foi dentro do preço que desejava.

    Aos mais experientes me desculpem mas em se tratando de mecânica sou um analfabeto, sei que muitas das coisas que citei são simples mas vocês podem ter dicas melhores.

    Cada melhoria que eu fizer, irei postar aqui, junto com fotos e custos.


    Antecipadamente agradeço a todos.

  • #2
    Citação Postado originalmente por Papeco Ver Post
    Pessoal comprei minha Band!!

    Antes de falar dela e de meus planos com ela quero agradecer muito ao FORUM 4x4 BRASIL, vocês foram decisivos em minha orientação para qual viatura escolher e em especial para dudu83 e Leonardo Raffi que me deram um excelente apoio na busca pelo veiculo, foram incansáveis 5 meses de procura, mas agora posso dizer que consegui.

    Comprei uma Bandeirante BJ55LP CD 1996/1996 de um padre que rodava no interior do estado da Bahia. O mecânico olhou o carro e informou que o motor (um 14 B) está redondinho e macio, o diferencial, caixa de marcha e redução estão ok, agora vem os itens que quero consertar e/ou melhorar:

    1º- A parte elétrica está um caos, nada funciona direito, o painel não acende, o marcador de óleo fica subindo e descendo, o velocímetro não funciona, quando ligo o farol só ascende o lado direito e se eu ligar a luz alta apaga o direito e liga o esquerdo, ou seja está horrível. Se alguém tiver o esquema elétrico e puder me enviar ficarei muito grato (sou engenheiro eletricista e eu mesmo gostaria de fazer esta parte)

    2º - A direção hidráulica, às vezes ela fica pesada, porém está com óleo e não está vazando, irei levar em uma casa especializada.

    3º - Gostaria de trocar o freio, é muito ruim, aguardo sugestões de vocês!

    4º - Gostaria também de trocar os bancos, qual que se adapta melhor?

    5º - Gostaria de colocar um ar-condicionado, aqui em Salvador não sei onde vende o original, alguém já adaptou algum?

    6º - Gostaria de mudar a suspensão, tornar o carro mais macio (minha mulher ta dizendo que eu não comprei um carro e sim um ogro, então quero deixar o ogro mais macio), aguardo conselho de vocês.

    7º - Gostaria de fazer algum tratamento para redução de ruídos na cabine, exite? Qual?

    8º - Quais são os primeiros itens que devo trocar? (correias. Óleos, filtros, o que mais?)

    9º - Existe algum sistema de bloqueio anti-furto? Qual? É eficaz?

    10º - Gostaria de instalar vidro elétrico e trava elétrica, quais que eu posso adaptar?

    11º - Minha chave não trava as portas, vende só a fechadura?

    12º - O carro terá uso misto, 90 % asfalto e 10%, qual seria o melhor pneu (relação de custo beneficio)

    13º - Estou sem macacos e chave de rodas, posso comprar o macaco de garrafa para 4 ton. Ou tem algum melhor ?

    14º - O botão da roda livre está quebrado, consigo comprar só ele ou terei que colocar um novo?
    15º - A luz interna também está quebrada, qual que faz a melhor adaptação?

    16º - O retrovisor do lado direito está quebrado, gostaria de adaptar um maior, tipo estes de caminhão, têm alguma sugestão?

    17º - O volante também gostaria de trocar assim como a buzina, aguardo dicas.

    Por enquanto acho que é só, logo colocarei fotos, mas estou muito feliz com a aquisição e foi dentro do preço que desejava.

    Aos mais experientes me desculpem mas em se tratando de mecânica sou um analfabeto, sei que muitas das coisas que citei são simples mas vocês podem ter dicas melhores.

    Cada melhoria que eu fizer, irei postar aqui, junto com fotos e custos.


    Antecipadamente agradeço a todos.
    1 vc deve estar com problemas na chave de seta e bem comum, o velocimetro e um saco vive dando pepino, e uma das poucas coisas corriqueiras que eu naum sei consertar, um funcionario meu ja esta experte em arrumar, te garanto que e facil, realme se vc fizer fica bem feito mesmo....

    2 deve ser apenas um ar no sistema..

    3 o freio deve estar gasto do meu jipe eu troquei os discos, pastilhas, lonas, tambor e os burrinhos ficou muito bom, muita gente aconselha fazer adaptacoes eu prefiro o mais original possivel...

    4 no meu topico tem fotos d ainstalacao dos bancos
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=67782

    5 o ar mesmo original e uma daptacao de fabrica, o sistema e bem simples...

    6 coloque pneus radias (eu to usando 235/85r16 nas rodas originais) e troque os amortecedores pode usar amotecedores a gas e retire uma lamina do feixe traseiro (isso se nao for carregar peso),nao posso afirmar que fica mais macio pois o meu jipe ainda esta parado, o pesoal sujere instalar molas helicoidais, eu naum faria ou deixaria por ultimo...

    7 logo posto fotos de como estou fazendo, mas nao aconselho de forma alguma aqueles que o pessoal faz igual de caminhao, ele tem uma espuma por baixo que retem humidade, e como e de plastico naum evapora, acaba enferujando tudo por baixo....

    8 troque todos os filtros e oleo, mande dar uma lavada no radiador, verifique a mangeuira que sai so filtro de ar (sempre racha),

    9 ainda estou estudando isso..

    10 ainda naum decidi se vou instalar esse itens

    11 vai num chaveiro e mande trocar o segredo, ou troque todos os tambores custa uns R150,00

    12 compre pneus radias at eu sujiro a medida 235/85r16 pois e bem proxima dos originais, naum recomendo de forma alguma os 750 16 que sao os diagonais no asfalto naum duram nem 20.000 km

    13 a chave de roda e numero 23, o macaco de 4 ton e ideal porem tem que ter um avanco bom senao da trabalho, o suporte do macaco fica embaixo do banco do passageiro, te aconselho a mante lo ali mesmo, pois fica preso e naum bate, alem de estar a mao numa eventual emergencia..

    14 compre um par de roda livres novas custam uns R$450,00, caro mas duram uma eternidade

    15 vou instalar a original mesmo

    16 tentei instalar os retrovisores da fiorino e nao gostei, ou coloca o do caminhao 608 (marca bepo) ou deixa original mesmo, eu preferi o original por causa do ponto de fixacao..

    17, vou mandar reformar o meu e encapar com couro, fica mais barato e original...

    comprei muita coisa pro meu jipe nesses sites..

    http://www.tracaomania.com.br/produt...cod_loja=&dep=

    http://www.garra4x4.com.br/
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #3
    Grande DUDU, cara só mais uma coisa, meu freio de mão também está ruim, vou levar em um especialista, mas me disseram que ele segura no cardin, é verdade?

  • #4
    se nao tiver compre um jogo de chave estriadas 10,11,12,13,14,15,17, mais chaves L 10,11,12,13 e uma chave philips bem grande com essas feramentas vc praticamente desmonta a band toda..

    coloque fotos da sua picape e naum esqueca de detalhar o estado da tampa traseira, logo vou fabricar uns reforcos pra minhas bands e o estado da sua vai ajudar na confeccaoe...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #5

    Smile

    Citação Postado originalmente por Papeco Ver Post
    Grande DUDU, cara só mais uma coisa, meu freio de mão também está ruim, vou levar em um especialista, mas me disseram que ele segura no cardin, é verdade?
    tai uma coisa ruim na band, ele realmente fica no carda, logo na saida da caixa, dura muito pouco, mas como somente vc que vai utilizar o carro e bom colocar, tem um pessoal que instala um freio a disco, sou um pouco contra isso, prefiro as coisas o mais original possivel....
    4X4 Brasil
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #6
    Cara em relação ao freio a disco eu vou colocar, vou comprar da própria toyota, custa R$ 750,00 mais mão de obra, achei o freio dela muito ruim. Vou tirar fotos sim, a carroceria é de metal, porém a "maçaneta" que prende no gancho não está fechando direito. hehehe o carro está cheio de detalhes por fazer. Mas acredito que amanhã já coloca as fotos

  • #7
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,118
    Agradecimento: 1
    Papeco!!
    Meus parabéns, começou 2010 com pé direito!!!
    E vc procurando por todos estados e acabou achando perto de ti!!

    eu tenho alguma coisa em PDF da Band.. manual por exemplo... mas o esquema eletrico acho que nao tenho. Vou verificar.

    - problemas eletricos: verifica o cabo (-) da bateria. Ele pode estar detonado e dando essa avalanche de problemas eletricos.

    - Freio ruim: é meio comum as bands terem freios ruins, tanto que tem a fama que "nada para a bandeirante nem seu freio". Na frente tem disco e atras lonas, tem que desmontar e ver o estado. Um sistema original bem ajustado resolve a vida.

    - Bancos: essa eu posso te falar, pois troquei 2x os bancos da minha Bandeirante. Comprei uns do peugeot 307, bancos superconfortaveis, mas a altura que ficou o banco em relação a interior da band ficou horrivel, quase raspava a cabeça no teto. Depois coloquei os da scenic, de couro, tirei a base original dos bancos e ficou bom.


    - Ar: outra coisa que sofri com a minha.. mas vc encontra o suporte do ar para o 14B com mais facilidade do que no meu caso, que era o 709. Pelo amor de Deus, nao coloca compressor de carro pequeno (palio, uno, gol, corsa, fiesta etc..). Fiz isso na minha band (q era longa) e não ficou bom não.. se bem que gosto de FREEZER dentro do carro.. vc tem uma cabine Dupla entao tem muito volume de ar para refrigerar!!!


    - Antes de mudar a suspensão... coloque uns calços novos, veja no forum sobre os topkits. Comprei esses calços, e a band mudou por completo!!! ficou supermacia.

    - Troque todos óleos e filtros, caixa de cambio, t-case, diferenciais, motor etc..

    - Anti-furto: eu tinha alarme e mais anti-furtos mecanicos: trava de pedal (esta na garagem sem uso), trava volante, corrente na tampa do motor e nunca tive problemas. Tá certo que não estacionava na rua. sempre em estacionamento.

    - Tem a venda as fechaduras, inclusive kits (2 cilindros das portas mais da porta traseira, uma só chave). Na época comprei no mercado livre. Isso se os cilindros da fechadura nao tiverem jeito né..

    - Eu sou fã do BF.. mas dentro dessa descrição de uso, qq bom pneu AT ou MUD resolve. Uns 33 mud dá um visual bem agressivo na viatura. Se quer um visual mais original, vá de 31 polegadas..

    - Macaco: eu tinha para a band longa um de garrafa 4 toneladas. É tipo de coisa que vc tem que comprar um bom mesmo... Pensa que só de tara a band CD deve ter uns 2.500 kgs...mais acessorios que vc coloque e mais carga... o bom é trabalhar folgado.. 5 toneladas seria minha opinião.

    - Roda livre: uma vez eu achei num site um Kit de reparo da AVM, mas nunca consegui comprar. Sempre comprei RLs novas para as minhas viaturas.

    - Luz interna: vc acha a original...

    - Retrovisor de caminhão... caramba...Eu usava o original e junto adaptava um convexo no braço do retrovisor, mais para uso na cidade (motos né..). Para mim era o suficiente.

    - Buzina.. põe aquelas 3 cornetas... qdo comprei a bandeirante ela tinha buzina original, eu tocava e dentro da band eu nao escutava devido ao barulho do motor (709...).. tirei fora e meti uma 3 cornetas.. puxa, é muito bom..

    - Outra coisa: freio de estacionamento: eu gosto que ver tudo funcionando e me incomodava o freio de mão da bandeirante. Tentei arrumar o sistema original varias vezes e nao deu certo... sempre detonava e sozinho... ia puxar o freio e soltava o cabo, as presilhas etc... até que me irritei e coloquei o freio de mão com sistema de pinças do golf. Show de bola... nunca mais me incomodei. Se vc pensa em melhorar o freio no todo, de repente vc colocar disco nas rodas traseiras com opção de freio a pinça direto na roda...

    Abraços e Felicidades!!
    Esperamos um tópico no frota4x4 viu?

    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #8
    André é por causa de pessoas como você que este forum é show e aumenta os adeptos dos 4x4, eu estou buscando os bancos do FIT que me disseram que é a melhor opção, antes de mexer nos freios irei mandar um mecanico olhar as pastilhas e as lonas, eu pensava que na dianteira também era a tambor.

    Em relação ao material se puder me mandar o manual do proprietário para 14 B eu lhe agradeço muito.

    Vou colocar agora meu tópico em frotas!!

    Um grande abraço!!

  • #9
    Pessoal mais uma coisa, quem tiver o "Manual do Proprietário da Band 14B" por favor me envia uma cópia, eu tenho o manual de reparos que é o que é entregue aos mecanicos da Toyota, mas gostaria do manual do proprietário.

  • #10
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
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    Posts
    4,685
    Agradecimentos: 43
    Rapaz,
    Parabéns.

    Voce realizou uma compra que é o sonho de muita (mas muita) gente.
    Quando comprei meu jipe, minha patroa achava um absurdo eu ter aquele "trambolho" como carro do dia a dia. É bem verdada que o meu não era (e está longe de ser) tão bem "configurada" quanto a sua.
    Se a sua patroa não curtiu muito a sua compra, não se preocupe, garanto que daqui a algum tempo ela vai achar que a pick-up tem a sua cara. E gostando de voce, vai gostar da sua band.
    O carro é assim mesmo - voce acostuma - tente apenas atualizá-la, usando somente peças originais (com algumas exceções, ex: pneus), não use peças de outros carros.
    Este forum é o melhor lugar para voce tirar as suas dúvidas, e conhecer amigos que também curtem essa lenda de aço.

    Um abraço

    HERCILIO NETO

  • #11
    Citação Postado originalmente por Papeco Ver Post
    Cara em relação ao freio a disco eu vou colocar, vou comprar da própria toyota, custa R$ 750,00 mais mão de obra, achei o freio dela muito ruim. Vou tirar fotos sim, a carroceria é de metal, porém a "maçaneta" que prende no gancho não está fechando direito. hehehe o carro está cheio de detalhes por fazer. Mas acredito que amanhã já coloca as fotos
    perai as toyotas 14b ja tem freio a disco na dianteira, vc vai instalar atras?? ou esse preco e pra instalar disco no freio de mao???

    antes de comprar de uma revisao geral, eu acredito que esteja ruim por causa de desgaste dos componentes...

    eu tenho os manuais originais se quiser eu facouam copia e mando, mas acho que vc encontra em pdf na net...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #12
    É Dudu o carro hoje está fazendo o serviço elétrico e em seguida vou trocar os fluidos e os filtros, na 3º parte irei revisar geral os freios.

    Hoje entendo o ditado "Ninguém para uma Band, nem os freios", cara o motor deste carro é muito potente, o carro tem uma arrancada parecendo que é a gasolina, ela anda muito e rápido demais.

    Eu vou ter que atrasar um pouco a recuperação dela porque eu viajei com o FIT neste fim de semana e atropelei um cachorro, meu radiador furou, o pior é que o carro é zero então está em concessionária. Vou gastar uns R$ 1.500,00.

    Ontem tirei as fotos em breve posto aqui!

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