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  • #1
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    26/05/2014
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    Terra Roxa/PR
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    F-1000 1984 - Apresentação.




    Bom dia galera do 4x4,
    venho apresentar minha aquisição.. meu sonho e vontade era uma >94 4x4, porém foi o que pude comprar.
    O que deu pra comprar foi a Milona 1984 mwm229 original de fábrica, foi turbinada por fora, com uma turbina meio grande, original do Ford Cargo, demora pra encher.. Cambio original 4 marchas, diferencial original, pneus 31x10,5r15 com rodas de liga não original.
    Tinha um Gol g5 1.0 completo, tirei 0km em 2011, fiz 70 mil km, ótimo carro, mas surgiu uma necessidade de uma pickup para o sítio.. ele era ótimo na estrada de terra, mas acaba judiando muito. Atualmente ando 150 km por dia de asfalto e uns 50 de terra..
    Fui ao Rio Grande do Sul busca-la, só tinha visto por fotos e conversado por telefone com o dono, que foi muito sincero e apontou todos os problemas. Esses problemas estão relacionados a lataria.. ela tem câncer! Vários pontos de ferrugem (corrosão) da maresia, no teto é o pior e está entrando água quando chove e a suspensão dianteira.
    1300km de viagem super tranquila na volta até o Paraná, mecânica 100%..
    Já troquei duas baterias, revisão completa no motor, caixa e diferencial trocando óleo e filtros.. dei um grauzinho na bomba pra regular melhor a lenta, aproveitei e troquei o óleo da bomba injetora (Bosch) mas a primeira coisa que fiz foi arrancar o silencioso e deixei diretão.. pra escutar bem o estralado do 229, adorei o ronco mas a polícia daqui não.. kkk fiz um cano 3" até na frente da roda traseira com uma ponteira cromada.. agora ficou bom.. dá até pra conversar dentro da pickup! kkk
    Próximo passo é fazer a suspensão dianteira, está bem ruim.. reparem na foto, a traseira dela tá arribada com dois calços na mola e a frente tá bem baixa, não sei se não foi cortado um elo da mola.. isso está me incomodando!
    -img_4079.jpg
    Quero trocar os amortecedores, molas e fazer o embuchamento, trocar os pneus por BF-Goodrich que pelo que me falam, duram muito e são bons de barro e asfalto, como não é 4x4... mijou na roda a milona já não sai.. então os pneus fazem toda diferença e queria aproveitar para erguer um pouco a dianteira..
    Aos poucos vou mexendo... vou tentar aplicar espuma expansiva onde tem infiltração de água na calha do teto, retirando o forro de teto, dar uma limpada e aplicar a espuma, acredito que possa resolver o problema de infiltração até ter condições de fazer toda a lataria.. estimado em R$10.000,00 muita grana para o momento.
    Aproveitando o post, gostaria de sugestões para fazer a suspensão dianteira.. qual melhor maneira de erguer umas duas polegadas? Qual marca de peças usar? Embuchamento? Algum material em específico? Molas e amortecedores tem alguma adaptação possível pra ficar mais alta?
    Pretendo pintar a grade maçanetas e retrovisores de preto fosco.. estão meio feios, rodas ainda não sei se vou trocar, se conseguir vende-las, gostaria de instalar aqueles modelos offroad crawler de aço. Atualmente é roda 15.. se for trocar, vale a pena trocar por r16?
    É isso aí.. espero poder contribuir com o que puder e também espero aprender muito com a galera do grupo!
    -img_4176.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_4416.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de bbmoro
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    19/09/2013
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    Nova Palma/RS
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    Parabéns pela aquisição! Ela parece estar em boa forma! Seja bem vindo!

    Logo logo aparece alguém para dar dicas de como erguer a suspensão.....com relação ao embuchamento, também quero dicas de qual marca usar. De resto, o que precisar, é só chamar...
    Abraço!
    Bruno.
    F-1000 90/91 TD229 - Uma volta no débito de combustível, Câmbio ZF S5-420, Pneus Michelin LTX AT2 265/75R16.

  • #3
    Usuário Avatar de Ramon Pires
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    24/08/2010
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    Cruz Alta/RS
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    Ola, a respeito das molas vc pode usar as da f250 que da uma boa levantada na frente dela, quanto a marca das peças use trw, axios, cofap ou monroe, bosch, sabó... essas são tops.

    Quanto as rodas, eu deixaria como estão, essas nao lembro a marca mas o modelo é o Rodeo, acho muito bonitas, e muda-las para aro 16 só se vc quer pagar mais caro pelos pneus, pois fora isso nao tem necessidade, coloca um jogo de BF 33 nela e ta pronto, junto com as molas mais altas nao vai pegar nos paralamas e vai ficar top!
    E a questão da lata o bom seria ir dando um trato antes que aumente a ferrugem, pra nao correr o risco de perder toda a cabine. ( apodrecer as colunas e cantos)
    F-1000 4x4 TDi

  • #4
    Usuário Avatar de sallespickup
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    23/06/2010
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    sampa capital/SP
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    na suspenção primeira coisa levanta a roda e ve se o embuchamento ta ferrado ou bom e não esquece de engraxar, mola um par novo ja resolve, mais se quiser pode colocar da F250 que levanta um pouco, cuidado ao querer levantar muito, pois si pra acertar a cambagem é meio chatinho, pois tem de entortar a barra(tesoura)
    ja na lata manda fotos de perto de onde ta podre, pois F1000 agora apodrecer as canaletas do teto, e se for este o caso, vai procurando uma cabine batida pra cortar o teto, pois refazer as mesmas na solda volta a apodrecer rapidinho, e pra vc ira andando, antes da espuma de expanção, passa algo do tipo convertedor de ferrugem, pra parar o processo, e depois a espuma, passar fibra tb é uma boa

  • #5
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    26/05/2014
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    Terra Roxa/PR
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    Boa noite galera.. Passando para atualizar! Obrigado pelas respostas e opiniões!!!
    A princípio mexi na suspensão.. Amortecedores f4000, molas alipert f1000, buchas do tirante de lona de pneu, buchas oval de ferro.. Pastilhas de freio frasle e troca dos cilindros e lonas de freio traseiros.. Suspa ficou boa Porem freio ainda não tá bom! Acho q terei q revisar o cilindro mestre, sangrar e trocar o fluido..
    Falando em fluido, o q aconselham para usar? Não entendo diferenca entre dot3 ou dot4.. Falando em fluidos.. Gostaria de dicas para lubrificante.. Quero começar a utilizar um bom, fiz a troca mas foi na estrada.. Nem sei q q o cara colocou, acho q Ipiranga.. Mas queria me fidelizar a um! Pra quantos mil km? 5? 8? 10? .. 5 mil km passa muito rápido.. 2 meses.. Preferiria investir num de 10 mil ou 6 meses mesmo sendo custo mais alto! Bom, do teto ainda nao me resolvi.. Mas acho q só espuma expansiva Sera besteira, então acho q vou investir um pouco e ir num funileiro, usando fibra (alguém ali em cima indicou..).
    Outra coisa.. O protetor de cacamba está meio gasto a pintura.. Gostaria de pintá-lo de preto.. Tentei com uma lata de spray.. Mas não ficoubtao bom.. Teria uma outra tinta sera?
    No mais.. A pickup tá 10, muito melhor q o golzinho pra estrada de chão..
    Grande abraço a todos!

  • #6
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    25/12/2004
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    Lincoln, Legal a tua F!

    Eu uso Lubrax Top Turbo e troco a cada 10.000 km sem problema nenhum.
    Para esse tipo de remendo podes usar fibra sem problemas. A fibra não dá certo em emendas de chapas ou pontos estruturais, mas em pontos isolados ela fica boa, e não queima a chapa evitando novos pontos de ferrugem. Eu corto a chapa enferrujada toda, passo um fosfatizante aonde não á para tirar ou alcançar e meto fibra sem dó! Fica bom. Fiz um remendo de assoalho de cabine na minha F1000 há quase 6 anos e está 100% ainda. Como moro na praia eu evito queimar a lata.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
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    26/05/2014
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    Terra Roxa/PR
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    Segue fotos do câncer presente na F1000! Chega dar dó
    -image.jpg
    -image.jpg
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  • #8
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    25/12/2004
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    Mete a esmerilhadeira nisso aí e remenda com fibra. No futuro, se algum dia soltar tu manda fazer de lata ou refaz de fibra. Mas ganhas no mínimo 5 anos para mexer de novo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
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    12/12/2013
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    Complementando o serviço que o Edin falou, depois de passar a esmerilhadeira passa convertedor de ferrugem em abundancia e depois de seco limpa bem, passa um fundo óxido (vermelho) e aí vai para a fibra. Por dentro mete óleo e graxa sem dó e vai ficar bom por muitos anos. Se um dia encontrares uma cabine inteira zerada, compra e pinta ela no capricho para depois largar no chassi. Ford abraço.

  • #10
    Zé V8, observando essa efe, pensei justamente em trocar a cabine, penso que debaixo daquilo ali tem coisa pior, observe a extensão da massa na primeira foto, sequencialmente a ferrugem deve se estender por toda a cabine até o assoalho, salvo engano ela foi reformada e a encheram de massa, parece uma pizza. Caminhonete bonita e alinhada, porém cancerosa.

  • #11
    Usuário Avatar de micheltakashima
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    27/10/2014
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    Guaíra/PR
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    Fala Lincoln aqui em Guaíra tem uma cabine para vender vem dar uma olhada eh pertinho não custa nada. FORD abraços

  • #12
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    25/12/2004
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    Rio Grande/RS
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    Nesse caso dessa cabine, qanto mais demorar para raspar e tratar a ferrugem, mais ela irá se alastrar.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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