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  • #1
    Usuário Avatar de Ivan Luiz
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    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.




    Boa noite!

    Tenho uma F1000 Supercab a pouco mais de um ano, e já peguei ela com motor Cummins e câmbio FSO 4305 B adaptados.
    Mas como nada é tão bom que não possa melhorar, aos poucos estou tirando umas falhas que o antigo proprietário deixou.
    Recentemente troquei o tanque original da 4.9 a gasolina pelo tanque da diesel, porque o marcador não marcava cheio e o pescador não puxava o diesel quando o tanque estava com nivel baixo e a camioneta parada numa subida.
    Troquei a relação 2,72 que estava muito longa por uma 3,07.
    Adaptei cubos flutuantes no Dana 46, porque apesar de eu só andar leve, numa revisão anterior as duas pontas de eixo estavam ligeiramente tortas, o que indica que ela já andou pesada.
    Refiz o escapamento em 3' porque ele sai em 2'1/2, fazia uma curva de 90º em 2'1/4 pra então retornar para 2'1/2.
    Resumindo, onde foi adaptado, sempre tem um detalhezinho para corrigir.
    Agora que revisei câmbio e diferencial só esta restando dar uma futucada na frente dela.
    O intercooler foi instalado meio baixo, a metade dele fica escondida pelo parachoque, o pessoal que meche com ar-condicionado, diz que ficou bom porque pega mais vento no condensador, mas no meu entender pra ter meio intercooler é melhor não ter, pelo menos a turbina enche mais rápido. Já andei pensando até em fazer umas entradas de ar no parachoque, mas o melhor sem duvida será subir o intercooler.
    A dúvida: Poderá comprometer o funcionamento do ar-condicionado? Em veículos de fábrica com intercooler, ele fica na frente do condensador?
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-lateral.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-motor.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-carcarca.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-cubos.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-pontadeeixo.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-pontaeixo.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-cubomontado.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-intercooler.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de Ramon Pires
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    Citação Postado originalmente por Ivan Luiz Ver Post
    Boa noite!

    Tenho uma F1000 Supercab a pouco mais de um ano, e já peguei ela com motor Cummins e câmbio FSO 4305 B adaptados.
    Mas como nada é tão bom que não possa melhorar, aos poucos estou tirando umas falhas que o antigo proprietário deixou.
    Recentemente troquei o tanque original da 4.9 a gasolina pelo tanque da diesel, porque o marcador não marcava cheio e o pescador não puxava o diesel quando o tanque estava com nivel baixo e a camioneta parada numa subida.
    Troquei a relação 2,72 que estava muito longa por uma 3,07.
    Adaptei cubos flutuantes no Dana 46, porque apesar de eu só andar leve, numa revisão anterior as duas pontas de eixo estavam ligeiramente tortas, o que indica que ela já andou pesada.
    Refiz o escapamento em 3' porque ele sai em 2'1/2, fazia uma curva de 90º em 2'1/4 pra então retornar para 2'1/2.
    Resumindo, onde foi adaptado, sempre tem um detalhezinho para corrigir.
    Agora que revisei câmbio e diferencial só esta restando dar uma futucada na frente dela.
    O intercooler foi instalado meio baixo, a metade dele fica escondida pelo parachoque, o pessoal que meche com ar-condicionado, diz que ficou bom porque pega mais vento no condensador, mas no meu entender pra ter meio intercooler é melhor não ter, pelo menos a turbina enche mais rápido. Já andei pensando até em fazer umas entradas de ar no parachoque, mas o melhor sem duvida será subir o intercooler.
    A dúvida: Poderá comprometer o funcionamento do ar-condicionado? Em veículos de fábrica com intercooler, ele fica na frente do condensador?
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-lateral.jpg

    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-carcarca.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-cubos.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-pontadeeixo.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-pontaeixo.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-cubomontado.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-intercooler.jpg

    Primeiro parabéns pelo sistema de cubos, ainda nao havia visto assim em uma F1000...
    Quanto ao intercooler, se tiver a possibilidade, levante ele o quanto puder, e pra compensar, instale uma ventoinha elétrica na frente dos radiadores, que nao vai ter problema...
    F-1000 4x4 TDi

  • #3
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    Put@ Q Partiu!!!! Muito linda essa tua F!

    Com o diferencial 3,07:1, a 100km/h, a quantos rpm está o motor?
    Esse sistema de eixo flutuante com rolamentos blindados eu também nunca tinha visto.


    Quanto ao intercooler, com o pé embaixo ele chega a 120°C. Na F1000 HSD e Rangers, o intercooler fica atrás do condensador ao lado do radiador de água. Se colocar na frente do condensador, o AC não vai gelar a contento quando pisar mais forte no acelerador. Mas se colocar um par de ventoinhas elétricas na frente dos radiadores, é provável que melhore tanto o intercooler como o próprio AC.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário Avatar de Ivan Luiz
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Put@ Q Partiu!!!! Muito linda essa tua F!

    Com o diferencial 3,07:1, a 100km/h, a quantos rpm está o motor?
    Não sei ao certo, vou ter que acertar contagiros por que ele esta marcando a menos, mas acabou o buraco que ficava entre as trocas de marchas.
    Quero acertar o contagiros e o intercooler para então ver se mecho na regulagem da BI. A turbina chega até 1.3 de pressão. Queria por 1.5, quanto o Cummins aguenta sem riscos?

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post

    Com o diferencial 3,07:1, a 100km/h, a quantos rpm está o motor?
    Achei sua pergunta lá no começo do tópico que fiquei de responder...

    Com 3,07:1 ficou assim em quinta marcha:
    100 km/h - 1700 rpm
    110 km/h - 1900 rpm
    120 km/h - 2100 rpm

    130 km/h - 2750 rpm em quarta marcha.

    O conta-giros que não marcava certo, eu marquei a rpm que dava na lenta e a que dava com o acelerador total, com um tacógrafo digital e passei para um consertador de painel que regulou ele para mim.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Ivan Luiz Ver Post
    Achei sua pergunta lá no começo do tópico que fiquei de responder...

    Com 3,07:1 ficou assim em quinta marcha:
    100 km/h - 1700 rpm
    110 km/h - 1900 rpm
    120 km/h - 2100 rpm

    130 km/h - 2750 rpm em quarta marcha.

    O conta-giros que não marcava certo, eu marquei a rpm que dava na lenta e a que dava com o acelerador total, com um tacógrafo digital e passei para um consertador de painel que regulou ele para mim.
    Ótima informação! Ivan, poderia informar qual a relação da quinta marcha e que tamanho de pneus está usando?

    Abraço
    Bruno.
    F-1000 90/91 TD229 - Uma volta no débito de combustível, Câmbio ZF S5-420, Pneus Michelin LTX AT2 265/75R16.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por bbmoro Ver Post
    Ótima informação! Ivan, poderia informar qual a relação da quinta marcha e que tamanho de pneus está usando?

    Abraço
    Como o Edintruder disse: 0,77 a 5ª e estou com pneus 31 x 10,5.

  • #8
    Usuário Avatar de Ivan Luiz
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    Escape finalizado. A saída fiz com tubo de inox 201 de 4".
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-dsc00252.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-dsc00253.jpg

  • #9
    Usuário Avatar de drosssor51
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    Citação Postado originalmente por Ivan Luiz Ver Post
    Achei sua pergunta lá no começo do tópico que fiquei de responder...

    Com 3,07:1 ficou assim em quinta marcha:
    100 km/h - 1700 rpm
    110 km/h - 1900 rpm
    120 km/h - 2100 rpm

    130 km/h - 2750 rpm em quarta marcha.

    O conta-giros que não marcava certo, eu marquei a rpm que dava na lenta e a que dava com o acelerador total, com um tacógrafo digital e passei para um consertador de painel que regulou ele para mim.

    Ivan... ela pede muito 4ª marcha.... em estradas???
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #10
    Usuário Avatar de Ivan Luiz
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    Citação Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Ivan... ela pede muito 4ª marcha.... em estradas???
    Só pede 4ª marcha quando vou ultrapassar um caminhão e tenho que esperar atrás dele, de frente pro vento só ando em 5ª.
    No trajeto que estou fazendo todo sábado Umuarama-Cascavel , 170 km, não tem nenhuma subida que baixe dos 110 km/h, só pisar que a pressão sobe e a velocidade também. A pressão da turbina estava marcando 1,3 e ela estava meio lenta nas ultrapassagens, aí eu pedi pro bombista abrir até que desse 1,5; ele abriu um pouco e saímos pra testar deu 1,4 mas eu achei que ficou de bom tamanho, rendeu bem e não ficou com aquele fumaceiro. Lembrando que só ando vazio.

  • #11
    Usuário Avatar de drosssor51
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    Bom dia Ivan.

    Parabéns pela sua F.... Tá lindona..!

    Esse cummins é um P*$#@ motor...e o câmbio.. monstro também...kk
    O cubo flutuante muito me agrada, nunca tinha visto um dana 46 adaptado.... é comum nos dana 44.. mas no 46 é novidade.

    Sobre o intercooler..... para mim o a/c tem que funcionar direito....... e é comum o intercooler atras do condensador....
    Vi na foto, que seu motor já esta com uma hélice de várias pás.....não sei se com embreagem viscosa ou direto no motor, mas se melhorar o funcionamento dela não precisará de nada elétrico....

    abç
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  • #12
    Usuário Avatar de Ivan Luiz
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    Citação Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Bom dia Ivan.
    Sobre o intercooler..... para mim o a/c tem que funcionar direito....... e é comum o intercooler atras do condensador....
    Vi na foto, que seu motor já esta com uma hélice de várias pás.....não sei se com embreagem viscosa ou direto no motor, mas se melhorar o funcionamento dela não precisará de nada elétrico....
    Ela esta com a hélice direta, a propósito tem alguma vantagem a embreagem viscosa?

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