De Palmas PR a Ponta Grossa PR
Citação:
Postado originalmente por
Guilherme Cordeiro
Valeu Hugo,
Parabéns pela bela viagem, com certeza tentarei fazer seu roteiro um dia. Gostaria também quando for disponibilzado sua planilha de custo, pra gente ter uma noção de quanto tempo teremos pra juntar...rss. Feliz retorno, falta pouco, agora é tranquilidade, descansar e contar muitas hhistórias, que não serão poucas. Com certeza sua viagem virou lenda. Muitos lembrarão de voces e vocês sempre terão em mentes esses belos dias que passaram curtindo e compartilhando esses momentos únicos. Agradeço pelos relatos, que pra mim são inspiradores, mais ainda, informativo, muito bacana da sua parte. Parabéns, agora vou torcer pro Ramalho-Vitória.
Abraços
Guilherme
Caro amigo Guilherme.
Agradeço muito o estímulo que nos tem dado ao longo da jornada. Suas palavras de incentivo servem para que nos esmeremos mais nos detalhes dos relatos. Assim como você, também já entrei na torcida para o time do Ramalho, que por sua vez foi muito importante para nós durante o período de preparação da viagem, com um relato completo e preciso da sua experiência do ano passado. Quisera eu conseguir passar o nível de informação que ele nos passou...
Vamos então ao relato de hoje.
Saímos cedo de Palmas, onde a noite bem dormida no ótimo Hotel Anself Express serviu de combustível para andarmos ligeiro pra não perder a largada do GP Brasil.
A viagem transcorreu bem, dentro do tempo previsto para o trecho, mas não foi totalmente tranquila. Explico: se você pretende fazer uma viagem tranquila, evite trafegar pela Rodovia Transbrasiliana. É a segunda vez que ando por ali e não recomendo pra ninguém. O tráfego de caminhões é muito grande, mas muito grande mesmo. Não dá pra relaxar nem um minuto, e se você está com o tempo um pouco contado como o nosso caso hoje, tem que partir pra cima dos brutos, e aí, é ultrapassagem em cima de ultrapassagem. Deu um stress danado na mulherada. O bom é que as duas meninas (hilux) sairam-se muito bem como sempre, sem hesitação.Fizemos o trecho brabo desta rodovia desde próximo à Agua Boa SC, um pouco mais ao norte porque já estávamos no Paraná, até Paulo de Frontin. Dali pegamos umas vias estaduais muito bem conservadas, e sem caminhão, e foi só tranquilidade.
Chegamos em Ponta Grossa às 13 horas, bem em tempo de assistir toda a transmissão da globo aqui no Hotel Ponta Grossa Plaza.
Este é mais um hotel que indico sem susto. Consideramos ser um dos melhores custo/benefício da viagem. Hotel 4 estrelas (não foi este o nosso padrão durante a jornada), novo, bem no centro da cidade, , com janelas anti-ruído, mas com preço bem camarada para o caro padrão dos hotéis brasileiros: diária de R$120 num apto grande, com tv de LCD de 32" com tv a cabo, internet WiFi. Sempre faço uma comparação com o Hotel Ibis de Sorocaba, que tem diária de R$130, e como todos sabem, é bem basicão, com quartos minúsculos, e fica na beira da rodovia a 5km do centro da cidade.
Bem, o próximo e último GP vou assistir de casa, e secar pro Alonso não ser campeão.
Amanhã faço o último relato de trecho, daqui até Sorocaba.
Um abraço a todos.
5 Anexo(s)
Trecho final - Ponta Grossa a Sorocaba
Citação:
Postado originalmente por
xexelo
Ola Hugo,
Tenho acompanhado o seu relato também e ficado com água na boca só de pensar.
Tenho planos de fazer uma viagem destas em final de 2011 e inicio de 2012.
Como sou meio louco pretendo ir de Lada Niva (se conseguir achar um do meu gosto).
Gostaria de pedir que quando vc chegar em casa, e já mais descansado, fizesse uma planinha de custos para que eu possa ter uma ideia mais real do quanto devo guardar para a viagem. Incluindo preço de entradas em parques e passeios, restaurantes etc.
Pretendo acampar mais do que ir em hoteis, e se for em hoteis, procurarei os mais baratos.
Provavelmente irei com mais duas pessoas.
É uma viagem mais estilo mochileiro.
Seus relatos são simplesmente inspiradores, talvez eu até mude de roteiro pelo que vc vem descrevendo.
Um bom retorno.
Abraços
Marcelo JM
Amigo Marcelo.
Ontem fizemos o último trecho dessa longa jornada de 48 dias, trecho bastante conhecido para mim, com ótimas rodovias, mas também com muitos e caros pedágios. Foi um trecho muito tranquilo, e às 14:30 horas já estávamos em casa.
Assim que descarreguei o carro, retirando do que passei a chamar de sarcófago (a caçamba com a capota que mantive fechada a maior parte do tempo) as empoeiradas malas e mochilas, fui até o posto fazer o último abastecimento, possibilitando desta forma fechar o balanço final da viagem.
Como havia prometido, segue uma referência de gastos, considerando um carro com duas pessoas.
Aí vão os números finais:
- 16.456 km percorridos
- 1.509 litros de diesel aos custo total de R$ 2.524,14 (já com as devidas conversões)
- revisão da Hilux em Coyhaique Chile (60.000 km) => R$ 495,08
- R$ 653,66 em pedágios (incluindo aí as travessias do Rio da Prata até Buenos Aires e as duas do Estreito de Magalhães)
- Seguro Carta Verde (2 meses) => R$ 308,60
- Hospedagem => R$ 4.427,31 (48 noites a uma média de R$ 92,24/noite)
- Refeições => R$ 3.513,31 (48 dias a uma média de R$ 73,19/dia)
- Passeios => R$ 671,00 (inclui entradas nos parques nacionais)
- Diversos (cambão, kit 1ºs socorros, sacos de dormir, etc) => R$ 426,00.
Quem não utilizar o serviço do Buquebus para atravessar de Colonia del Sacramento no Uruguai até Buenos Aires economiza R$ 415,45 (mencionado em despesas com pedágio).
Vale destacar que as despesas com hospedagem ficaram abaixo da minha previsão, principalmente devido ao período de baixa temporada em que viajamos. Quem viajar em dezembro, janeiro ou fevereiro deverá prever um gasto maior com hotéis, e possivelmente até com refeições, cujos valores também estavam bastante baixos, principalmente na Argentina. Ainda falando de refeições, de maneira geral fazíamos apenas uma das refeições principais do dia, almoço ou jantar, e na outra optávamos por lanche, iogurte, frutas (no caso da minha mulher), ou tira gosto e vinho no meu caso :mrgreen:.
Não mencionei despesas com compras e lembrancinhas porque isso é muito particular de cada um, pode variar muito conforme a pré-disposição para o consumo de cada um...
Como alguns amigos pediram este resumo, coloquei de maneira bem simplificada. Caso necessitem de algum outro detalhe, estou a disposição. Tenho tudo anotado e discriminado.
Um abraço a todos, com algumas das fotos consideradas entre as melhores da viagem.
As fotos são, pela ordem:
1- Torres del Paine
2- Glaciar Spegazzini - El Calafate
3- Glaciar Perito Moreno - El Calafate
4- Lago Mascardi - entrada para o Serro Tronador - Bariloche
5- Canion del Atuel - chegada à San Rafael - Mendoza - AR
1 Anexo(s)
Resumo da expedição De Hilux até Ushuaia
Passo agora a um pequeno resumo daquilo que vimos, experimentamos, percebemos, gostamos e não gostamos da viagem.
As viaturas
O desempenho, o gasto com manutenção e o consumo de combustível das duas viaturas foi simplesmente espetacular. De incidente, tivemos um furo de pneu que suportou até achar um borracheiro para reparo e uma lâmpada queimada na Hilux do Luciano, e uma pedra lançada por outro veículo, ironicamente numa avenida asfaltada em Rio Grande AR, que fez uma marca no pára-brisas da minha. Absolutamente nenhum defeito. Nota 10 para as duas.
A viagem
O trecho litorâneo da Argentina até Rio Grande, última cidade antes de Ushuaia, é muito entediante. Não pretendo mais passar por ali.
Já o trecho de Cordilheira dos Andes, incluindo a incrivelmente linda Carretera Austral no Chile, é simplesmente imperdível. São muitos os lugares bonitos. Da próxima vez que eu for a Ushuaia, se houver uma, farei ida e volta pela cordilheira.
Os destaques
Para todo o grupo, o grande destaque em beleza na viagem foi o Parque Nacional Torres del Paine no Chile.
Merecem ser mencionados também os glaciares Spegazzini e Perito Moreno em El Calafate, na Argentina.
Não se pode deixar de falar também de Ushuaia, que além de ser o destino final da expedição, também é uma cidade muito bonita, especialmente nesta época em que fomos, com muito gelo ainda sobre a cordilheira.
Outra cidade que nos chamou muito a atenção foi San Rafael, na província de Mendoza na Argentina, cuja surpresa já começou na chegada à cidade pelo Canion del Atuel, uma paisagem muito diferente. Vale a pena reservar um pouco mais de tempo para ela.
Os Hotéis
Os destaques entre os hotéis foram os seguintes, considerando nível de conforto e relação custo/benefício:
- Hotel Cabañas del Paine, no complexo Lago Tyndall e Torres del Paine;
- Departamentos Turísticos Soleado e San Rafael - província de Mendoza AR;
- Hotel Ponta Grossa Plaza, em Ponta Grossa PR Brasil.
Destaques negativos em hotéis:
- Hotel Internacional em Chuí Uruguai;
- Hotel Condessa I em Mendoza AR.
Não recomendo nenhum dos dois.
Restaurantes
Foram muitos, mas apenas alguns ficaram marcados na memória, pela qualidade dos pratos e/ou do atendimento. São eles:
- La Argentina em Tres Arroyos, província de Buenos Aires AR;
- Família Weiss em Bariloche, província de Rio Negro AR (prepare o bolso);
- Francis Mallmann Restaurante 1884 em Mendoza AR (prepare o bolso).
É isso, se lembrar de mais algum detalhe que mereça destaque, coloco depois.
Um grande abraço a todos, anexando uma panorâmica do Torres del Paine, se conseguir.