Dinho,
A cidade base para torres del paine eh puerto natales. de la da para fazer passeios diarios em torres. Mas ficar no parque eh bem melhor!
boa sorte!,
lp
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Dinho,
A cidade base para torres del paine eh puerto natales. de la da para fazer passeios diarios em torres. Mas ficar no parque eh bem melhor!
boa sorte!,
lp
Dinho.
Fora do parque, a opção mais perto de hospedagem fica em Cerro Castilho. Quando fomos, ficamos nesse lugarejo, no hotel El Pionero que era o único que estava aberto, mas foi um pouco caro também, na base de 120 dolares o casal.
Amigos, :concordo:
Obrigado a todos pela ajuda. :palmas:
Penso em montar um "acampamento base"... :lol: ... em Puerto Natales e, aproveitando que não é muito longe e o diesel é "barato", fazer os deslocamentos.
Farei o primeiro deslocamento pela estrada de rípio para conhecer a "Cueva del Milodon" e curtir a paisagem.
Os outros podem ser via Ruta 9 (mais perto).
Abraços.
Dinho.
Ficar em Puerto Natales para ir a Torres del Paine é uma opção. Se optar por isso, indico a Hosteria Oasis, muito simples, mas agradável e com atendimento pessoal do dono. Eu fiquei uma noite ali, e no dia seguinte saí cedo para Torres del Paine. Dá pra aproveitar legal lá depois que chegar.
Mas o legal mesmo é ficar lá em Torres del Paine, não necessariamente dentro do parque, onde os hotéis e cabanãs são mais caros. Por exemplo, eu almocei no dia que cheguei na Hosteria Lago Pehoe, e aproveitei para perguntar o preço da diária. Mesmo depois de muito negociar, ficaria 75% mais cara do que paguei fora do parque. Em números: na pousada Pehoe o preço da diária era de US$220, negociando sairia por US$170,
Eu fiquei duas noites no Hotel Cabañas del Paine, que fica num complexo um pouco antes da portaria Serrano do parque. O valor era de US$150 a diária. Negociei e caiu para US$120. No hora de pagar, fui pagar em cartão, e o cara me ofereceu novo desconto para pagamento em dinheiro, aí o preço caiu para US$100.
Para se chegar a esta portaria, tem que pegar a estrada de rípio que liga Puerto Natales ao parque. O nome do complexo é Lago Tyndall, e fica às margens do rio Serrano. Eu havia feito uma reserva de uma cabana na Hosteria Lago Tindall, que fica neste mesmo complexo, através do site Ruta Chile, mas a reserva não deu certo. Mesmo assim visitei essa Hosteria e ela é muito legal, porém, mais cara do que onde eu fiquei. Há ainda neste complexo o Hotel Serrano, o mais caro deles.
Onde eu fiquei estava ótimo, numa cabana com vista para as Torres del Paine, e como disse, note que após negociar consegui um desconto de 33% para pagamento em dinheiro. Acho difícil que consiga isso na temporada, mas sempre vale a tentativa de negociação.
Vou colocar uma foto do complexo visto do alto, e umas outras de onde eu fiquei (a terceira foto é da janela da cabana).
Um abraço.
Relato do dia 27 de outubro - De Bariloche a San Martin de los Andes
O dia foi diferente hoje. Primeiro porque o sol dos últimos dias sumiu, segundo porque é feriado na Argentina por conta do censo demográfico. Por isso, tudo, mas tudo mesmo está fechado. Passamos pela Villa la Angostura que parecia uma cidade deserta, mas muito bonita. Depois pegamos o rípio da Ruta 7 Lagos. O cenário é espetacular. A estrada é cercada de lagos e floresta muito densa, por entre a cordilheira. São dois parques nacionais que protegem as florestas: o Nahuel Huapi e o Lanín.
No meio do percurso saímos da ruta e pegamos uma estradinha de terra que liga à pequena Villa Traful, às margens do lago de mesmo nome. Bem pequena, mas muito charmosa. Valeu a pernada.
Dali voltamos à 7 Lagos e seguimos até San Martin de los Andes. A cidade é muito bonitinha, bem arrumada, e tem uma orla do lago Lacar que é destaque. Como não é temporada de esqui, e ainda por cima tem o tal feriado, está uma calma só por aqui, bem diferente do agito que tínhamos ontem em Baroloche.
Nos hospedamos na aconchegante Hosteria Walkirias, bem no centrinho, só 14 apartamentos, e com preço bastante razoável, mais baixo do que pagamos em Bariloche. Recomendo.
Amanhã seguimos para Chos Malal, a caminho de Mendoza.
Um abraço a todos.
Dinho,
Em TP, vc tem a opcao dos refugios, sao lugares com alojamentos coletivos, em geral quartos para 4 ate 6 pessoas, alguns com banheiros privados.
Abaixo o link de algumas opcoes e preços para o verao 2011.
http://fslodges.com/en/rates-and-con...del-paine.html
http://www.verticepatagonia.cl/formu...ine_grande.pdf
http://www.verticepatagonia.cl/formu...s_refugios.pdf
http://www.verticepatagonia.cl/precios-y-reservas/
http://fslodges.com/es/precios-y-con...a-chilena.html
Mapa da regiao para vc situar os refugios.
http://fslodges.com/en/torres-del-pa...ctive-map.html
Veja q os refugios nao sao opcoes caras, e vc ta dentro do parque.
ex:
“LAGO GREY” – “LAGO DICKSON” – “LOS PERROS"
15000 pesos chilenos +- R$ 55,00 por pessoa
“PAINE GRANDE” o melhor e maior refugio de TP
25000 pesos chilenos +- R$ 90 por pessoa
Relato de 28 de outubro - San Martin de los Andes a Chos Malal
A Argentina é um país muito interessante. Quanto mais conheço, mais me impressiona a garra deste povo. Hoje tivemos mais uma mostra disso. No percurso desde de San Martin de los Andes até Chos Malal a ruta se afasta da cordilheira a partir de Junin de los Andes. Mais uma vez se descortina o grande deserto patagônico, extenso e árido como sempre, um pouco diferente do que se vê no litoral porque o relevo é montanhoso, algo que eles chamam por aqui de pré-cordilheira. Mas a aridez e a vastidão são as mesmas. Parece que nem guanaco resiste aqui. Os corderos tão presentes mais ao sul, por aqui também não existem. Muito raramente se vê pequenos grupos de cabritos, que parece ser o que consegue sobreviver por aqui. A fauna abundante do sul simplesmente desapareceu.
Surpreende mesmo é ver, mesmo que raramente, uma pequena estância, como eles chamam os sítios e fazendas por aqui, no meio do nada, sobrevivendo sabe-se lá do que...
É a garra argentina se mostrando presente nesta terra inóspita...
Chos Malal é uma cidade pequena, um oásis no meio do deserto, com muito pouca estrutura. São poucas as opções de acomodação. Encontramos a Hosteria Anlu. Simples, mas o suficiente para descansarmos esta noite, por um preço acessível.
Amanhã seguiremos para Malargue, onde esperamos reencontrar o frio que sumiu nestes últimos 3 dias.
Hoje não tem foto porque deserto é sempre igual...
Um abraço a todos.
Estando em Malargue, não deixe de ir ao Vale Hermoso (após a estação de esqui de Las Leñas), é imperdível e o caminho até lá é show.
Abs
Hugo, :concordo:
Grato pelo retorno.
Vou tentar contato com o Hostal Lago Tyndall (os preços, no site, parecem "menos caros" que os demais hotéis.
Abraços e boa viagem!!
Robran, :concordo:
Valeu!!! :dance:
São realmente preços bem mais em conta.
Estou avaliando as possibilidades... :pensativo:
Abraços.
Grande Hugo,
Penso um dia fazer essa rota.
Esse seu relato sera de grande valia, nao so pra mim mas pra toda a galera que ainda nao conhece e pretende encarar essa parada.
Grande abracos e fique com Deus.
Grande Jeison.
Obrigado pela dica. Hoje saímos de Malargüe e viemos para San Rafael, com direito a uma passada por Las Leñas para conhecer. O lugar vira uma espécie de cidade fantasma nesta época. Tudo fechado, inclusive o caminho para o Valle Hermoso, neste caso por excesso de neve que caiu na noite anterior. Fomos até onde deu e vimos que realmente é fantástico, mas não tivemos como atingir o objetivo sem correntes para os pneus. Segundo os seguranças locais, foi uma nevasca completamente anormal para a época. Para se ter uma idéia, ainda havia muita neve sobre os hotéis e os poucos carros que estavam por ali.
O trecho entre Chos Malal e San Rafael, incluindo Malargüe, é um deserto total. As cidades são verdadeiros oásis construidos pelo homem. Tem sistema de irrigação para manter verde a vegetação, assim como Mendoza que conheci em outra oportunidade. Numa determinada hora do dia eles fazem a água represada em algum ponto perto das cidades correrem por canaletas por toda a área urbana, mantendo a arborização verdejante, como no caso de San Rafael onde estou. Impressiona a beleza da cidade, totalmente arbotizada, uma praça central, a General San Martin como em quase todas as cidades argentinas, toda florida nesta época. Absolutamente surpreendente a cidade. Estamos hospedados no ótimo Soleado, um prédio de apartamentos preparados como se um apart hotel, super confortável, com uma pequena cozinha, ar condicionado (sim, o calor já chegou por aqui), e um preço inacreditável: AR$170 pesos por apto. (algo como R$80,00). Vale a pena conferir quem passar por aqui.
Como bonus, na chegada à cidade viemos por um caminho alternativo que passa por dentro do Canion do Rio Atuel. Literalmente se percorre o leito do rio seco pelo represamento para gerar energia, por dentro canion que era formado pelo rio. Muito diferente e com uma linda vista da represa ao final do percurso, bem do alto do canion.
Amanhã nosso destino é Mendoza.
Um abraço a todos.